sexta-feira, novembro 05, 2010

Exposição idealizada pela Escola Alzira Matias de Melo foi um sucesso

No ano em que a cidade de João Câmara comemora cem anos a Escola Alzira Matias de Melo fez a sua I Exposição do Centenário Baixa-Verde/João Câmara que diga de passagem foi um sucesso, estima-se que a Exposição teve mais de mil visitas entre escolas municipais, particulares e a comunidade em geral.

Os alunos retrataram o Centenário da cidade de João Câmara através de 5 temas Meios de transportes, Religiosidades, Personalidades, Meios de comunicação e o Comercio,  através desses temas os alunos confeccionaram maquetes, cartazes, bandes e etc.

A direção da Escola ficou bastante satisfeita diante dos trabalhos idealizados e apresentados na Exposição.

A todos que fizeram parte da Exposição meus parabéns.

Caern aumenta em 100 mil litros por hora distribuição de água em João Câmara

O Sistema de Abastecimento de João Câmara receberá, em mais 15 dias, uma substancial melhora, com o incremento de 100 mil litros de água por hora, proporcionado pela instalação de dois novos sistemas de bombeamento, no reservatório da localidade de Entroncamento, há 15 quilômetros do centro da cidade. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou nesta sexta-feira (5) a montagem dos novos equipamentos, que vai resolver o problema de desabastecimento registrado nos últimos 30 dias no município da região do Mato Grande. Com as novas bombas, a oferta de água passará de 400 mil para 500 mil litros por hora.

O sistema de João Câmara é abastecido através da captação de Pureza, também responsável pela oferta de água para Taipu, Poço Branco e Bento Fernandes. A adutora, com mais de 40 quilômetros de extensão, atende ainda a 20 comunidades rurais, que recebem água de boa qualidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas que atuam no setor primário da economia, trabalhando na agricultura e na pecuária.

A Caern está investindo mais de R$ 1 bilhão em obras implantadas em todas as regiões, executando o maior programa de saneamento do Rio Grande do Norte. Os recursos aplicados vão duplicar a área saneada do Estado, que vai passar de 20% para mais de 40%, com a conclusão das obras em andamento e das que serão iniciadas e concluídas até dezembro deste ano, com os recursos já assegurados pelo governo federal.

Ronaldo e Roberto Carlos recebem Jonas Brothers no Corinthians

Ronaldo e Roberto Carlos foram os anfitriões corintianos para o grupo teen Jonas Brothers no CT Dr. Joaquim Grava na tarde desta sexta-feira. Os norte-americanos Nick, Joe e Kevin estão em São Paulo para um show, que vai acontecer no Canindé, no próximo sábado. Logo após a visita, o Fenômeno fez piada com o companheiro Dentinho no Twitter: "Acabei de receber a visita do grupo Jonas Brothers, que, segundo Dentinho, eram os irmãos brothers" postou.

Escola Alzira Matias faz Exposição hoje do Centenário de Baixa-Verde/João Câmara

CONVITE


A direção da Escola Municipal Professora Alzira Matias de Melo, tem a satisfação de convidar Vossa Senhoria, alunos professores e demais servidores para visitar e participar da I Exposição (Centenário de Baixa Verde/João Câmara).

Programação:
LOCAL: Escola Alzira Matias de Melo
DATA: 05/11/2010
HORÁRIO: 08:00 ás 17:00.

Lula faz pronunciamento hoje em rede nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará hoje (5) um pronunciamento em rede nacional, às 20h, para falar sobre eleições e cumprimentar os brasileiros pelo comparecimento pacífico às urnas.

Lula deverá destacar o espírito democrático do povo brasileiro e a agilidade do processo de apuração dos votos.

Na última quarta-feira (3), durante entrevista, Lula afirmou que as eleições de outubro mostraram que o povo brasileiro valoriza a democracia e que a tecnologia para a realização das eleições poderia ser copiada pelos países ricos.

PRF flagra transporte de 57 pássaros silvestres na BR-304

Cinquenta e sete pássaros silvestres foram apreendidos na manhã dessa quinta-feira (04), em Mossoró, distante 285 km de Natal. A ação aconteceu por volta das 7h, no km 48, da BR-304. A operação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os pássaros vinham de Goiânia para Natal.

De acordo com informações da PRF, a apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina na rodovia. Os cinquenta e sete canários da terra foram flagrados sendo transportados no maleiro de um ônibus que fazia o itinerário de Goiânia para Natal.

Marcelo José Guimarães do Nascimento, 33 anos, natural do Pará, foi detido e submetido ao Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por posse de espécimes da fauna silvestre.

Fonte: D/O.

Maioria dos candidatos do Enem já terminou o ensino médio

Os candidatos que vão comparecer aos 16 mil locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de amanhã (6) têm um perfil diferente daqueles que participaram das primeiras edições da avaliação. Mais da metade dos inscritos (58%) já concluíram a educação básica em anos anteriores e boa parte não está mais na faixa etária dos alunos do ensino médio – 1,5 milhão tem entre 21 e 30 anos e 691 mil são maiores de 30.

A participação dos chamados egressos aumenta a cada ano: em 2008, eram 38% e em 2009, 55%. O interesse desse público pela prova pode ser explicado pelas novas possibilidades de acesso ao ensino superior que o Enem oferece.

Alunos de baixa renda que cursaram o ensino médio em escola pública podem participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares. Outra possibilidade é utilizar a nota do exame para disputar uma vaga em uma das 83 universidades públicas que trocaram seus vestibulares pelo Enem.

Uma dessas candidatas é Eliana Pereira, 28 anos, que decidiu participar do Enem para tentar uma bolsa do ProUni. Onze anos depois de terminar o ensino médio, ela quer estudar jornalismo. Na época em que concluiu a educação básica, deixou de lado a vontade de fazer um curso superior para trabalhar.

“Antigamente não tinha tantas oportunidades, aqui em Brasília mesmo era só a UnB [Universidade de Brasília]. A gente vê no Enem mais uma porta de entrada para o ensino superior”, afirma. Eliana está estudando para o Enem em casa e refazendo edições antigas da prova.

Apesar de ter saído da escola há algum tempo, ela acredita que tem as mesmas chances de se sair bem do que um candidato que está concluindo o ensino médio agora. “A exigência do Enem aumentou, eu percebo isso pelas provas mais antigas que refiz. Mas estou bastante confiante”, afirma.

As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana (6 e 7 de novembro) para 4,6 milhões de inscritos. No sábado (6), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação. O exame começa às 13h (horário de Brasília).

Fonte: Agência Brasil

Galinhos, São Miguel do Gostoso e o Seridó são destaque no jornal O Globo

Leitores e assinantes do jornal O Globo podem ver na edição desta quinta-feira (4) um Rio Grande do Norte, até então, desconhecido para muitos. O caderno Boa Viagem da publicação estampa uma reportagem especial e belíssimas fotos sobre o Estado. Além das paisagens seridoenses, o repórter Bruno Agostini destacou as praias de Galinhos e Gostoso.

A matéria ainda é resquício da press trip (viagem para jornalistas) voltada para o ecoturismo, trazida pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), em agosto. A iniciativa teve ainda a parceria da GOL Linhas Aéreas, Sebrae e o trade potiguar.

Vale salientar que o Turismo de Aventura/Ecoturismo é um dos segmentos mais explorados pelas duas últimas gestões da Emprotur. Além das viagens para jornalitas, o Rio Grande do Norte sediou campeonatos de surf e kitesurf e provas de rallys, com destaque para o Rally dos Sertões, que passou pelas terras de Cascudo no ano passado.

Doadores de medula vão poder se cadastrar pela internet a partir de 2011

A partir de janeiro de 2011, o coordenador do Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional de Câncer (Inca), hematologista Luis Fernando Bouzas, espera colocar em funcionamento um sistema de informática que permitirá o cadastramento de doadores pela internet.

Hoje, o acesso é pelo e-mail redome@inca.gov.br. O cadastro é feito por meio dos hemocentros. O Redome está com telefone novo (21 3207-5238) desde o último dia 2. Bouzas destacou a importância da atualização dos dados dos doadores para o caso de eles serem chamados para fazer a doação de sangue a pacientes compatíveis. O telefone serve para obter informações sobre o processo e tirar dúvidas de pessoas interessadas em doar medula óssea.

Já os pacientes que precisam buscar doador são inscritos, via internet, no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme) pelos seus médicos assistentes. Qualquer pessoa na faixa etária dos 18 aos 55 anos pode se inscrever como doadora de medula óssea. Para tanto, em um primeiro momento, ela deve fornecer seus dados pessoais e fazer a coleta de uma amostra de sangue.

Isso permitirá ao Inca fazer testes que vão determinar a característica genética desse doador. As informações serão mantidas no banco de dados do Redome e cruzadas posteriormente com os dados do paciente. O doador cadastrado poderá ser chamado para fazer a doação até completar 60 anos.

Bouzas esclareceu que a coleta da medula óssea não representa nenhum risco para o doador. “É um procedimento seguro. O doador não sofre nenhum tipo de problema ou sequela. Não é tirado nenhum pedaço dele, já que a medula óssea é aquele material líquido, gelatinoso, parecido com o sangue, que tem dentro dos ossos. Não tem nada a ver com a medula espinhal ou o sistema nervoso central.”

O médico garantiu que a coleta é um procedimento simples. Dentro de três ou quatro dias, o doador já pode voltar às suas atividades normais. “Não há razão ficar com medo. Mais de 50 mil transplantes são realizados por ano em todo o mundo”. Ele lembrou que a doação de medula pode salvar vidas. “E a gente conta com a solidariedade das pessoas para participar do registro.”

A doação de medula óssea é vetada, entretanto, às pessoas que tiveram ou têm doenças transmissíveis pelo sangue, caso da hepatite B e C e da aids. Elas não podem ter também nenhum tipo de câncer, doenças infecciosas ou ligadas à medula óssea. Segundo Bouzas, há cerca de 70 doenças com indicação para transplante de medula óssea. Entre elas, citou leucemias agudas e crônicas, linfomas e doenças da medula óssea, como anemias graves e congênitas.

De acordo com o Inca, 30% dos pacientes têm um doador compatível na família que, em geral, é um irmão. Os restantes 70% não possuem doador na família e dependem do doador listado no Redome.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, novembro 04, 2010

Record bate a Globo com filme de Sandra Bullock

A Record bateu a Globo no Ibope na noite desta quarta-feira (3), informou a emissora.

A sessão Super Tela, com o filme Premonições, estrelado por Sandra Bullock, cravou 12 pontos de média no Ibope.

Cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios ou 178 mil telespectadores na Grande São Paulo.

Exibido entre 23h40 e 1h21, o filme chegou a dar pico de 16 pontos. E ainda teve share (porcentagem de televisores ligados e sintonizados) de 32%.

No mesmo horário, a Globo marcou 11 pontos de média, em segundo lugar, com final do jogo, Jornal da Globo e Programa do Jô. Um a menos que a Record.

Tida Leão a Dilma de Carnaúba dos Dantas

Dilma Rousseff está ai para comprovar que o sexo feminino pode chegar ao posto mais alto de uma nação, apresentando uma liderança com características peculiares. Pelo menos, de certa forma, espera os seus eleitores que ali confiaram o seu voto.

Entretanto, também não faremos alardes com a notícia. Não pense que isso é uma novidade. Antes mesmo do movimento feminista da década de 1970, conhecido pela queima de sutiã em praça pública, muitas mulheres já assumiram cargos e reinados, como, entre alguns exemplos, a rainha do Egito Cleópatra (69 -30 a.C), a rainha da Inglaterra Elisabeth I (1558-1603) e a Imperatriz da Rússia Catarina I (1725-1727).

A novidade mesmo fica por conta da força das mulheres na última eleição em um país democraticamente tão jovem e ainda conservador com algumas questões. Na verdade, a mulher mudou e junto com ela a visão da sociedade em relação às suas funções e atribuições. Posições partidárias à parte, a análise desta situação é necessária. A presidenciável Dilma Rousseff chega para quebrar muitos paradigmas no que se refere à importância da mulher no poder.

De acordo com Tida Leão esposa do líder político e ex prefeito de Carnaúba dos Dantas Zeca Pantaleão, a mulher que assume um cargo de alto ou pequeno escalão, uma posição de líder, tem como vantagem, diante dos homens, a sensibilidade e visão ampla sobre o cenário que atua, incluindo o trato com as pessoas. “Ela consegue resolver conflitos de uma maneira mais harmoniosa, de uma maneira geral, evitando confrontos.

Homem compra celular pela internet mas recebe pedra no interior de SP

Um vendedor comprou um celular pela internet em São João da Boa Vista, a 216 km de São Paulo, mas recebeu uma pedra de cimento no lugar do aparelho. Ele pagou R$ 250 pelo equipamento. Foram 40 dias de espera pela encomenda, que não chegou.

André Luís Bruscargin comprou o aparelho, que teria MP3, câmera fotográfica e televisão, no site Mptudo. A encomenda veio da China. A embalagem estava lacrada, mas sem o produto e com a pedra no lugar. “Uma sensação de estar sendo enganado, de estar perdendo alguma coisa”, disse ele.

Agora, Bruscargin quer saber se o erro foi do fabricante, que não enviou o produto, ou se o celular desapareceu nos Correios, que é responsável pela entrega. “Ambos pediram cinco dias para verificar o que ocorreu”, disse.

Dilma é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo ranking da Forbes

A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), figura na 16ª posição da lista de pessoas mais poderosas do mundo, segundo divulgou a revista Forbes. Dilma aparece na frente do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

A revista destaca que Dilma está "tomando as rédeas do Brasil" como a primeira presidente mulher do país.

"Ainda não é um nome familiar, mas será em breve, com o Brasil se preparando para sediar a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016."
Confira a seguir os 20 mais poderosos da Forbes:
1 - Hu Jintao, presidente da China
2 - Barack Obama, presidente dos Estados Unidos
3 - Abdullah bin Abdul Aziz al Saud, rei da Arábia Saudita
4 - Vladimir Putin, primeiro-ministro da Rússia
5 - Papa Bento XVI
6 - Angela Merkel, chanceler da Alemanha
7 - David Cameron, primeiro-ministro da Inglaterra
8 - Ben Bernanke, presidente do banco central norte-americano
9 - Sonia Gandhi, presidente do Congresso Nacional da India
10 - Bill Gates, co-presidente da Bill & Melinda Gates Foundation
11 - Zhou Xiaochuan, presidente do banco central da China
12 - Dmitry Medvedev, presidente da Rússia
13 - Rupert Murdoch, presidente da News Corp.
14 - Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália
15 - Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu
16 - Dilma Rousseff, presidente eleita do Brasil
17 - Steve Jobs, presidente da Apple
18 - Manmohan Singh, primeiro-ministro da Índia
19 - Nicolas Sarkozy, presidente da França
20 - Hillary Clinton, secretária de Estado dos Estados Unidos

Fonte: O Globo

Caicó ganhará cemitério para animais. Funerária já vende caixões para cães e gatos

A cidade de Caicó ganhará em breve, seu primeiro cemitério destinado aos animais. O empreendimento vem sendo idealizado pela Funerária Santa Clara, e terá parcerias com pet-shops do município. A empresa, por sinal, antes de construir o cemitério, já está comercializando caixões para cachorros e gatos. Em contato com o Blog, o empresário Samarone Dantas disse que a idéia surgiu, durante uma viagem a São Paulo. "Fui conhecer uma grande funerária que se especializou neste serviço e quando voltei pra Caicó contei pra minha esposa. Ela gostou da idéia, mas resolvemos deixar em segundo plano. Agora, resolvemos reativar nosso projeto", conta.

Samarone conta que já vendeu três urnas (caixões), e todas foram usadas no sepultamento de cachorros, inclusive uma delas para a cidade de Campina Grande (PB). A Funerária, por enquanto, ainda não tem autorização para realizar o velório nas suas instalações, mas se responsabiliza por recolher o animal, preparar todo o funeral e realizá-lo no local onde seus proprietários desejam sepulta-lo. "Isso enquanto não construímos o cemitério, onde será realizado todo o velório e o sepultamento", contou o empresário. Os preços dos caixões variam de 150 reais a 400 reais.

Carnaúba dos Dantas
Caicó não deve ser a primeira cidade a ter seu cemitério para animais. Em Carnaúba dos Dantas, mesmo de forma simples e precária, funciona o primeiro cemitério destinado ao sepultamento de cães e gatos. Idealizado por Alexandre Lúcio, o local abriga restos mortais de gatos, cachorros, ovelhas, bodes, galinhas, raposas, timbús e outros animais de pequeno porte, que faleceram e são encontrados por Alexandre, ou são entregues ao mesmo, pelos seus antigos proprietários para o "devido sepultamento". O serviço é de forma gratuita. No cemitério, Alexandre providencia a anotação das ocorrências e depois enterra o animal, com a devida identificação. O feito já lhe rendeu aparições na Rede Record, no ano de 2009.

Fonte:MarcosDantas

Conheça o rooibos, um cacto africano que ajuda a emagrecer

O rooibos, um arbusto nativo da África do Sul, já começa a ganhar fama no Brasil. E por um motivo animador: faz parte do hall das plantas emagrecedoras. Em seu país de origem, é consumido tradicionalmente como chá ou fermentado.

- Muitos estudos mostram a atividade in vitro do chá de rooibos e de seus extratos. Os antioxidantes contidos na planta auxiliam na varredura dos radicais livres, diminuindo a inflamação e a estocagem de gorduras.

A boa notícia é que a plantinha também melhora a disposição e dá um ânimo a mais no dia a dia. No entanto, sozinha, não faz milagre, apenas auxilia no emagrecimento, como explica a nutricionista Mariana del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica)..

.- O fato é que, para emagrecer, o mais importante é ter um balanço de energia negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais energia. Além de dar aquele empurrão na dieta, a fitoterapeuta explica que o rooibos promete prevenir doenças cardiovasculares e diabetes e combater o colesterol alto.

Timão goleia Avaí

Quando uma vitória por 4 a 0 vale como um 6 a 0? No caso do Corinthians, valeu esta noite. Além de ter comemorado o triunfo sobre o Avaí, no estádio do Pacaembu, os corintianos celebraram também os 2 a 0 do rival São Paulo em cima do Cruzeiro, rival direto do Alvinegro na briga pelo título do Brasileirão. Os gols dos anfitriões foram marcados pelo aniversariante Bruno César, Elias e Ronaldo (2).

E valeu a pena o torcedor do Timão ficar com um olho no placar eletrônico e outro no campo. Com o triunfo sobre os catarinenses somado à vitória do São Paulo sobre o Cruzeiro, o Corinthians foi a 57 pontos, passou os mineiros, assumiu a segunda posição e ficou a apenas um ponto do líder Fluminense, que empatou com o Inter.

Governadora eleita avisa que adotará medidas severas no começo do governo

A governadora eleita Rosalba Ciarlini afirmou que adotará medidas severas logo nos primeiros dias de administração para tentar organizar as finanças do Estado. Durante entrevista a Rádio Cabugi do Seridó, ela não detalhou que ações a serem adotadas, mas observou que sem as finanças equilibradas não será possível fazer investimento na saúde e no social.

Fonte: TN

As manchetes dos jornais desta Quinta

Diário de Natal: Crime comandando por presidiário

Tribuna do Norte: Deputado renuncia e “Impacto” volta a ter foro privilegiado
Globo: Obama se diz humilhado após derrota histórica
Folha: EUA inundam mercado com US$ 600 bilhões
Estadão: Lula diz que todo poder é de Dilma: ‘Rei morto, rei posto’
JB: Lula pede que oposição não se vingue
Correio: Dilma já fala em CPMF e aliados buscam receita
Valor: Derrota eleitoral de Obama ameaça retomada global
Estado de Minas: Debate sobre CPMF e mínimo de R$ 600 abre a era Dilma
Jornal do Commercio: Dilma admite criação de um novo imposto
Zero Hora: Dilma avalia aumento maior para mínimo

quarta-feira, novembro 03, 2010

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 5 milhões no próximo sorteio

Nenhum apostador acertou as dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal no concurso 1.228 da Mega-Sena, nesta quarta-feira.

Os números sorteados em Tauá (CE) foram: 10 - 23 - 36 - 50 - 52 - 60.

De acordo com a Caixa, 43 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 24.741,50. Outras 3.050 apostas acertaram quatro números, o prêmio será de R$ 498,30 para cada uma.

O prêmio acumulado para o próximo concurso, segundo a Caixa, é de R$ 5 milhões.

Carnaval fora de época de Touros será agora em novembro

Tá pintando carnaval fora de época no litoral norte do RN. Nos dias 13 e 14 acontece na cidade de Touros, o evento “To na Folia”, com grandes atrações como Thabata, Timbalaê, Banda Perigueto e muito mais.

A festança vai acontecer no clube Espaço das Dunas e promete mobilizar a juventude, não só do Mato Grande, como de todas as partes do Rio Grande do Norte.

Criança fisga peixe com o dobro de seu tamanho

Jake North, um menino britânico de 13 anos, fez sucesso em Mequinenza, Espanha, ao fisgar um peixe que tem o dobro de seu tamanho. A captura do catfish (uma espécie de bagre), que pesava pouco mais de 90 quilos, levou cerca de 25 minutos e um guia turístico local teve de ajudar a segurar o rapaz, para que o animal não o puxasse para dentro do rio.

“É muito raro que alguém com a idade de Jake consiga pegar um peixe tão grande. Muitos pescadores tentam a vida toda um feito assim”, afirmou Russell North, o orgulhoso pai de Jake, ao jornal Daily Mail. Até então, o recorde de pesca do menino havia sido uma carpa com 10 quilos.

“De início, pensei que não ia conseguir puxá-lo, porque minhas mãos estavam doendo. Fiquei um pouco cansado”, conta Jake.

Thaísa Galvão repercute posse de Tico Melo na Prefeitura de João Câmara

Quem se afastou do cargo ontem, para tratamento de saúde, foi o prefeito de João Câmara, Vavá, do DEM.

Assumiu a Prefeitura, o vice Tico Melo.

O que poderia ter sido um ato natural – o fato do vice assumir interinamente a Prefeitura – foi uma grande festa em João Câmara.

Muita comemoração por parte de vereadores, tanto da situação quanto da oposição.
Vavá está em tratamento para conter a diabetes.

Prefeito Boboca agradece os resultados obtidos nas eleições 2010

O prefeito Boboca, em nome de todo seu grupo político, vem de público agradecer as expressivas vitórias obtidas por seus candidatos em Carnaúba dos Dantas, no primeiro e no segundo turnos das eleições 2010, numa clara demonstração de que o povo acredita e aprova a sua administração e o modo como vem sendo conduzida a política administrativa de seu mandato.

Muito Obrigado a todos e todas Carnaubenses e, vamos continuar trabalhando pelo crescimento do povo e da cidade!

Alexandre Dantas de Medeiros – Prefeito Municipal.

Fonte: Assessoria.
Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas.

Terremoto deixa dois mortos na Sérvia

Duas pessoas morreram em um terremoto de 5,6 graus na escala Richter registrado na região central da Sérvia na madrugada desta quarta-feira, informou o ministro sérvio do Interior.

"Duas pessoas morreram em Grdica, perto de Kraljevo, durante o terremoto", disse o ministro Ivica Dacic. As vítimas, um casal com idade por volta dos 50 anos, faleceram dentro da própria casa.

O tremor, que teve epicentro 10 km ao norte de Kraljevo, aconteceu às 1h56 (22h56 de Brasília, terça-feira). O fenômeno foi sentido em todo o país, incluindo a capital Belgrado. Segundo a imprensa. Dezenas de feridos foram atendidos na cidade de Kraljevo (que fica 150 km ao sul de Belgrado).

A cidade sofreu grandes danos materiais, segundo Tanjug, e estava sem energia elétrica e linhas de telefone. O sistema de fornecimento de água também estava prejudicao.

Fonte: AFP Paris

Idosa morre depois de ser espancada e ter o corpo incendiado na Grande BH

Uma idosa de 75 anos morreu depois de ser agredida e ter o corpo incendiado no final da madrugada desta quarta-feira (03) em Contagem, ma Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, vizinhos informaram que o crime teria ocorrido durante uma briga de casal. Mirenita dos Santos Almeida teve 95% do corpo queimado. Ela chegou a ser socorrida para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, mas não resistiu as ferimentos e morreu.

O marido da vítima foi encaminhado à Polícia Civil. A ocorrência será encerrada na Delegacia de Homicídios de Contagem.

Fonte: Estado de Minas.

Participação no Enem aumentou quase 30 vezes em relação à primeira edição

Quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado pela primeira vez, em 1998, cerca de 157 mil estudantes participaram da prova. Treze edições depois, o número de inscritos é quase 30 vezes maior: 4,6 milhões de candidatos são esperados para fazer o exame, que será aplicado no fim de semana (6 e 7 de novembro).

Desde a primeira edição, o Enem é voluntário. Mas em 2010, cerca de 80% dos formandos do ensino médio se inscreveram para a prova, estimativa calculada a partir dos números do Censo Escolar. A popularização do exame pode ser explicada pela própria mudança de função da prova. Se antes o Enem servia para avaliar o desempenho do aluno ao fim da educação básica, hoje é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, o que fez crescer sua atratividade.

No início, a nota do Enem passou a ser utilizada por algumas instituições de ensino em seus processos seletivos, especialmente nas privadas. Ganhou peso especial a partir de 2005, quando se tornou um pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Até 2004, os inscritos não passavam de 1 milhão, mas em 2005 chegaram a 2,9 milhões.

No ano passado, veio nova mudança que deu ainda mais importância à prova: o Ministério da Educação (MEC) propôs às universidades federais um vestibular unificado por meio do Enem. Mais de 50 aderiram à ideia e cerca de 47 mil vagas de instituições públicas de ensino superior foram oferecidas aos estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para 2011, há outra mudança: a participação no Enem será obrigatória para quem quiser financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Fonte: Agência Brasil

Wilma de Faria não descarta possibilidade de assumir cargo no governo Dilma

Derrotada na disputa deste ano pelo Senado, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) declarou, em entrevista ao Diário de Natal, que não pleiteia assumir cargo no governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). No entanto, se for convidada, a ex-governadora não descarta a possibilidade de participar da equipe da petista. De acordo com Wilma, seu apoio a Dilma foi dado de forma espontânea, sem compromissos futuros. Aliada do presidente Lula (PT) desde 2002, a ex-governadora construiu uma relação política sólida com o PT. Wilma de Faria é a principal força política da base do presidente no Rio Grande do Norte.

Com a vitória de Dilma, a pessebista passou naturalmente ser cotada para integrar a equipe do governo petista. Ela disse que ainda não recebeu convite da presidente eleita. Mas ainda faltam dois meses para o início do novo governo. Wilma de Faria ressaltou que a vitória de Dilma Rousseff sempre foi mais importante para ela do que o seu próprio êxito eleitoral. "Apoiei esse projeto sem pleitear nada em troca. Não há nenhum compromisso de Dilma comigo. Essa questão de ministérios e secretarias está em segundo plano. Ela terá toda a liberdade para escolher sua equipe", destacou.

Fonte: D/O.

As manchetes dos jornais desta Quarta

Diário de Natal: Só um milagre para não cair

Tribuna do Norte: Hospital Deoclecio Marques suspende cirurgia de correção
Globo: PMDB desafia PT e diz que não cederá ‘um milímetro’
Folha: Dilma quer mudar regra de reajuste do salário mínimo
Estadão: Mal-estar com PMDB faz Dilma pôr Temer na equipe de transição
JB: Plínio prevê mensalão no novo governo
Correio: PMDB joga duro e Dilma escala Temer
Valor: PMDB já influencia as decisões da transição
Estado de Minas: Transição terá Temer após pressão do PMDB
Jornal do Commercio: Número de homicídios cai 13,3% no Estado

terça-feira, novembro 02, 2010

Fernando Henrique Cardoso faz críticas ao desempenho do PSDB na campanha eleitoral

Em entrevista ao jornal ‘Folha de S.Paulo‘, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso criticou a atuação dos tucanos nas eleições presidenciais. FH disse não estar mais disposto "a dar endosso a um PSDB que não defenda a sua história", numa referência à fraca defesa feita pela candidatura do partido no que diz respeito ao processo de privatizações ocorrido durante seus dois mandatos presidenciais. FH ressaltou os bons resultados que o país teria obtido com as privatizações da Vale, da Embraer e das empresas do setor de telecomunicações. "Por que não defender? Privatização não é entregar o país ao adversário", desabafou o presidente de honra do PSDB.

FH elogiou o desempenho de Aécio Neves em Minas Gerais, mas não se apressou em afirmar que o senador eleito sairia na frente como possível candidato da legenda nas eleições de 2014. Para Fernando Henrique Cardoso, José Serra mostrou persistência na campanha, teve um desempenho ‘razoável‘, e por isso não deveria ser descartado como líder da oposição. Para não cometer o mesmo erro da campanha deste ano, quando o partido demorou para definir a candidatura, o ex-presidente defendeu que o PSDB escolha seu candidato até 2012. "O PSDB não pode ficar enrolando até o final se é A, B, C ou D. Dentro de dois anos temos de decidir quem é esse ‘é‘ e tem de ser de todo mundo, tem de ser coletivo".

Secretário-geral do PT confirma participação na equipe de transição da presidência

O secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, confirmou hoje (2) que participará da equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff. Ele disse que pretende se reunir com todos os partidos aliados para definir as estratégias, mas ressaltou que ainda não há data definida para o início das negociações.

Cardozo participa de uma reunião na casa de Dilma, junto com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci. A previsão é que Dilma permaneça em casa durante toda a tarde. À noite, ela dá entrevista a algumas emissoras de televisão.

Vice-prefeito de João Câmara assume a o comando do município com afastamento do prefeito

O vice-prefeito de João Câmara, Francisco de Assis Rodrigues de Melo(Tico Melo) acaba de assumir o comando do município substituindo o prefeito Ariosvaldo Targino que pediu afastamento de 30 dias para tratamento de saúde. A solenidade de transmissão do cargo aconteceu no final da tarde desta segunda-feira no Palácio Torreão(sede da Prefeitura).

A solenidade contou com a presença dos vereadores da base aliada, secretários municipais e alguns coordenadores. O ato foi presidido pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Amistrong Bezerra.

No seu pronunciamento o prefeito Vavá fez referência a amizade que tem com a família do vice-prefeito Tico Melo, externando total confiança na sua pessoa . O prefeito externou que o afastamento será inicialmente de 30 dias, mas que poderá ser estendido por 60 e até 90 dias, vai depender de sua recuperação das diabete.

Record sai na frente e é a primeira emissora de TV a entrevistar ao vivo Dilma Rousseff

Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente do Brasil, escolheu a TV Record para dar sua primeira entrevista exclusiva nesta segunda-feira (1º). Dilma respondeu às perguntas das jornalistas Ana Paula Padrão e Adriana Araújo no hotel Imperial, em Brasília.

A nova presidente falou sobre a emoção de receber a notícia da vitória.

- Eu chorei, a gente chora às vezes para dentro e um pouco para fora. Eu chorei para os dois lados.
Dilma também afirmou que “vai cuidar do povo brasileiro” e que seu principal desafio é erradicar a miséria.

Para a âncora do Jornal da Record, Ana Paula Padrão, Dilma está segura e conseguiu fazer tranquilamente a transição entre ministra, candidata e presidente.

- Ela está muito segura, é durona e não está nem um pouco amedrontada. Parece que ela absorveu rapidamente a grande missão que tem pela frente. Chegar ao posto que ela chegou não é nada fácil, mas ela parece ter se preparado a vida inteira para isso.

Durante a entrevista, Dilma elogiou o fato de a Record ter escalado duas jornalistas para falar com ela. Para a petista, isso é sinal de que há espaço para mulheres em todos os lugares na sociedade.

No final do encontro, que durou 15 minutos, Dilma ainda fez uma promessa às duas: a Record será a primeira a anunciar o novo ministério escolhido pela presidente.

Primeira entrevista na Record

Em 2002, assim que foi eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu, em 28 de outubro, a primeira entrevista para a TV Globo, na bancada do Jornal Nacional, nos estúdios da emissora em São Paulo. Em 2006, quando foi reeleito, o presidente Lula também falou primeiro à Globo, direto do Palácio do Planalto.

Desde o fim do regime militar, nenhum presidente democraticamente eleito tinha dado uma entrevista para outra emissora que não fosse a Globo. A Record, desta vez, saiu na frente.

segunda-feira, novembro 01, 2010

Prefeitura de Currais Novos inscreve para 100 vagas em concurso; até R$ 7 mil

Com a organização da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), a Prefeitura Municipal de Currais Novos lança edital de concurso público para provimento de 107 vagas nos níveis médio e superior de escolaridade. Os salários chegam a R$ 7 mil (incluindo gratificações), e as inscrições acontecem de 1 a 12 de novembro.

Os cargos oferecidos são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Odontólogo, Psicólogo, Médico, Médico Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional. Os profissionais atuarão no Programa de Saúde da Família (PSF), Centro de Especialização em Odontologia (CEO) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

As inscrições podem ser feitas no site da Funcern, www.funcern.br, ou presencialmente, no IFRN - Campus Currais Novos (localizado à rua Manoel Lopes Filho, 733, Valfredo Galvão). As taxas custam R$ 60 (nível médio) e R$ 80 (nível superior).

As provas acontecerão na data provável de 5 de dezembro de 2010, no município de Currais Novos. Informações e o edital completo, no site http://www.funcern.br/.

O amor venceu o ódio: Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil!