quinta-feira, junho 13, 2013

Centros de saúde utilizam a homeopatia para aliviar sintomas da dengue.

Terror dos verões, a dengue, quando maltratada, pode comprometer severamente o organismo. Os esforços para conter a doença envolvem frentes de combate, profilaxia e tratamento. Tradicionais e inovadoras. É o caso de um projeto desenvolvido em municípios como São José do Rio Preto (SP), Macaé (RJ) e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A homeopatia é usada para conter os sintomas do paciente que busca na homeopatia um tratamento que dê mais conforto aos estragos causados pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti.

Desenvolvido em Betim pelo médico Ítalo Márcio Astoni, o medicamento homeopático Eupatolio perfoliata foi testado durante dois meses na unidade do Centro de Especialidades Médicas Divino Braga, onde foi montada, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, uma unidade específica para pacientes com dengue. Mesmo sem resultados estatísticos finalizados, os especialistas avaliam que houve uma redução considerável do prazo de duração do sintomas e da evolução da doença. “O remédio proporcionou maior conforto aos pacientes amenizando os sintomas, como a dor intensa pelo corpo”, comenta o secretário de Saúde de Betim, Mauro Reis. A iniciativa faz parte do projeto Farmácia Viva — programa fitoterápico incorporado ao sistema de saúde pública que visa a promoção do uso racional das plantas medicinais na atenção primária à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário