terça-feira, junho 25, 2013

Consequências devastadoras provocadas pela cocaína!


A cocaína pode provocar hemorragias nasais. Os alimentos passam da boca para as narinas e alguns outros efeitos desastrosos também podem ocorrer numa situação como essa apresentada na imagem acima. 

O caso de um jovem americano de 25 anos vai além. Ele foi para o hospital com um buraco no palato, um resultado da morte do tecido causadas pelo consumo de cocaína.

Se os efeitos agudos da cocaína já são perigosos, os efeitos e consequências do uso continuado são letais. Suas consequências são quase sempre desastrosas sobre a vida do usuário, promovendo prejuízos em suas mais diversas áreas de funcionamento. 

Depressão intensa com risco de suicídio, desmotivação, sonolência, irritabilidade crônica, episódios paroxísticos de ansiedade (ataques de pânico) e finalmente psicose paranóide (O indivíduo tem certeza que está sendo perseguido, mesmo confrontado com a inexistência de indícios reais) são os efeitos psíquicos mais observados na utilização crônica da droga. Se antes do uso o indivíduo já apresentar sintomas depressivos, estes se tornam mais severos ainda, resultando ocasionalmente em tentativas de suicídio.

Separação conjugal, abandono de atividades ocupacionais (p.ex. perda de emprego), incapacidade de cumprimento de obrigações sociais, dependência financeira ou engajamento em atividades criminais são descritos por muitos usuários "crônicos".

Aos efeitos crônicos associam-se os efeitos potencialmente letais da droga. O uso de cocaína é a principal causa de infarto agudo de miocárdio em jovens (até 40 anos) nos EUA. A cocaína altera o ritmo elétrico cardíaco, produzindo arritmias, que podem ser visualizadas no eletrocardiograma. 

O aumento da pressão arterial descrito contribui para a ocorrência de hemorragias (sangramentos) em diversas partes do corpo, inclusive no cérebro, possibilitando a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (conhecidos como "derrame"). O aumento de temperatura corpórea pode atingir mais de 42º, provocando a morte por hipertermia. Doses maiores estão relacionadas com parada respiratória.

Uma das consequências mais importantes do consumo da cocaína é o surgimento de convulsões. A cocaína é um potente facilitador da ocorrência de convulsões de todos os tipos, principalmente tônico-clônicas (indistinguíveis daquelas da epilepsia). Em animais de laboratório (geralmente ratos e macacos) "tratados" com cocaína, observamos mortes por convulsões (acompanhados de inanição e exaustão) após 17 dias de consumo da droga.

Um comentário:

  1. amanha 26/05/2014 fará 3 anos que não cheiro cocaína
    não me arrependo de ter parado
    hj em dia sofro de sequelas tipo qualquer coisa fico muito nervoso a ponto de quebrar um, sou meio atrapalhado com as coisas sou timo acelerado sei lá
    acho que são sequelas das drogas que eu usava :(

    mas assim vai a vida
    que esses 3 anos vire 30 :)

    ResponderExcluir