terça-feira, junho 18, 2013

Fifa aplaude protestos no Brasil e afirma que não mudará segurança.

O encontro diário da Fifa com a imprensa, no Maracanã, teve como assunto principal as ações de responsabilidade social da entidade que promove a Copa das Confederações e a Copa do Mundo no Brasil. Mas, com a presença de representantes do Governo Federal, o tópico realmente discutido foi o impacto da onda de protestos do país na realização das competições. O discurso dos envolvidos na organização dos eventos esportivos foi baseado no respeito às manifestações democráticas.

Chefe de responsabilidade social da Fifa, Federico Addiechi acabou por falar mais sobre a questão política do que propriamente suas atribuições na organização. Como representante da maior entidade do futebol mundial, ele aprovou a movimentação popular e garantiu que ela não afeta a Copa das Confederações.

- Sou cidadão argentino, suíço e italiano. Cresci na Argentina numa época de ditatura, quando ninguém podia mostrar sua insatisfação. Tive sorte o bastante para ver o retorno da democracia no país. Então, vejo essas manifestações no país como sendo muito boas. Mesmo elas acontecendo agora, merecem aplausos, pois é algo positivo. Eu desaprovo qualquer tipo de violência, mas as manifestações democráticas são definitivamente bem-vindas - afirmou Addiechi.

Além disso, o porta-voz de imprensa da Fifa garantiu que a entidade não efetuou qualquer mudança em seus procedimentos de segurança por conta dos atos. Segundo a entidade, tudo o que se refere às áreas fora do perímetro dos estádios está a cargo das forças de segurança do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário