terça-feira, junho 18, 2013

Hipnoterapia é um dos tratamentos mais indicados para parar de roer as unhas.

De acordo com psicólogos e terapeutas, essa mania de roer as unhas, cientificamente chamada de onicofagia, na maioria das vezes funciona como uma espécie de alívio inconsciente do estresse. Costuma começar na infância e pode se estender por toda a idade adulta, sendo comum em homens e mulheres.

A principal causa não é comprovada, mas se trata de um fator externo. Ansiedade, angústia e falta de segurança são os sentimentos associados ao problema. Além de deixar as mãos feias, o ato de roer as unhas facilita a entrada de várias bactérias no organismo humano. Os “roedores” também ficam suscetíveis a contrair micoses nos dedos.

Você roe unhas e está decidido a acabar com esse terrível hábito?

Uma vez decidido a parar de destruir as unhas, procure perceber o que está fazendo. Muitas vezes a pessoa coloca a mão na boca de forma inconsciente, só percebendo que roeu a unha após a dor ao romper a pele. Segundo o Psicanalista Fabricio Antonio Raupp, “primeiro tente identificar os momentos em que você leva as mãos à boca: se é quando está tenso, ansioso, depressivo, cansado, distraído, triste ou, até mesmo, alegre. Quando você perceber o que o leva a roer as unhas, ficará mais fácil controlar-se.”

Converse com seu psicólogo. Fale com ele sobre suas aflições e dificuldades. “Muitas vezes, as pessoas começam a roer unhas depois de terem sofrido algum trauma, principalmente na família ou no trabalho. Na adolescência, entra também o fator da insegurança e da sexualidade”, explica Fabricio.

Além da psicologia, a terapia alternativa, como a hipnoterapia, é também um dos tratamentos para os problemas de ansiedade. Fabiano José Amorim, hipnólogo da técnica condicionativa, afirma que “na sua essência, a hipnose clínica é um relaxamento profundo, conduzido por um profissional capacitado que leva a um estado mental favorável a mudanças de comportamento, acessado através do inconsciente.” Com tratamento, dependendo do nivel da patologia, o paciente já apresenta melhoras depois de 2 a 4 sessões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário