domingo, junho 16, 2013

Morre aos 94 anos a escritora Tatiana Belinky.

A escritora Tatiana Belinky, de 94 anos,  morreu ontem sábado (15) em São Paulo.  Tatiana, que escreveu mais de 270 livros – entre eles "Coral dos Bichos" e "O Grande Rabanete" -  estava internada há 11 dias no Hospital Alvorada.
 
A vida de Tatiana
Nascida em Petrogrado, na Rússia, em 1919, Tatiana chegou ao Brasil aos 10 anos com sua família. Que fugia das guerras civis. A escritora trabalhou como secretária bilíngue e aos 20 anos ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, mas abandonou em seguida, quando se casou com o médico e educador Júlio Gouveia, em 1940
 
A escritora
A aproximação da escritora com a Literatura e artes em geral aconteceu em 1948, quando Tatiana começou a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo, em parceria com o marido. Juntos, criaram o programa "Os Três Ursos" para a TV Tupi, emissora em que também apresentaram uma atração fixa. Em seguida, o casal faria a adaptação do "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato. Tatiana sempre dizia que se identificava com a boneca Emília.

Além da Literatura, tatiana colaborou para variados veículos de imprensa. Em 1985, iniciou a trajetória na Literatura infanto-juvenil. Dois anos depois, lançou "Limeriques", seu primeiro livro, baseado nos limericks (poemas curtos) irlandeses.
 
Crítica
Para o crítico de teatro Dib Carneiro Neto, a obra de Tatiana Tatiana Belinky "tem algo que espanta, algo que incomoda e faz pensar – e algo que cativa e faz brincar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário