terça-feira, junho 11, 2013

UFRN altera notas mínimas e pesos das provas para cadastro no Sisu.

Após um erro no cadastro dos cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiu alterar a resolução que definia os pesos das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nova resolução, que foi aplicada ontem segunda-feira (10), altera as notas mínimas exigidas e os pesos das provas para a edição 2013.2 do Sisu na instituição de ensino federal. Com a nova resolução, a área biomédica foi dividida em duas - com pesos diferentes.

A partir de agora, existem a biomédica I, que segue utilizando peso 1,5 para a prova de Linguagem e Códigos e peso 3 para Ciências da Natureza; e biomédica II, que reúne os cursos que foram cadastrados com erro no Sisu. Com isso, a área biomédica II (que reúne os cursos de Ecologia - noturno, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapeuta, Medicina, Nutrição e Odontologia), passa a utilizar peso 3 para a prova de Linguagem e Códigos, e peso 1,5 para a prova de Ciências da Natureza.

Em entrevista coletiva realizada na tarde de ontem segunda-feira (10), o pró-reitor de graduação, Abelardo Medeiros, falou sobre a nova resolução e garantiu que os candidatos a uma vaga na UFRN não serão prejudicados. "Ninguém será prejudicado. Essa nova resolução dividiu a área biomédica, criando uma nova área que vai utilizar os pesos que foram cadastrados no Sisu", disse.

Ainda de acordo com o pró-reitor, a resolução é válida somente para o processo seletivo 2013.2. Em 2014, ambos os processos seguirão as normas estabelecidas pelo Consepe (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão). "A alteração no texto é válida apenas para o segundo semestre de 2013. Cometemos um erro no cadastro dos cursos, erro esse que não deve acontecer no próximo ano. Ano que vem apenas a resolução do Consepe é que será válida para o processo seletivo", afirmou.

Mesmo com a surpresa de alguns estudantes com a mudança, o pró-reitor disse que não espera contestações, uma vez que a resolução, de acordo com ele, é bastante clara. "Não creio que irão acontecer muitas contestações. Sabemos que alguns cursos estão entre os mais concorridos, mas a nova resolução não prejudica ninguém, até porque quem vai participar desse processo seletivo já fez o Enem. Quem se preparou para a prova com certeza vai se sair bem em todas as provas. Isso não nos preocupa, a resolução é bastante clara", disse Abelardo.
 
Confira a resolução da UFRN:

Nenhum comentário:

Postar um comentário