quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Gerador não funciona e maior hospital do RN fica sem energia por 1 hora.

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, maior unidade da rede pública de saúde do Rio Grande do Norte, ficou aproximadamente uma hora sem energia elétrica durante a madrugada desta quarta-feira (25), segundo informações do próprio hospital. E o gerador, que deveria ter sido ativado em no máximo 15 segundos após a interrupção, não funcionou. Não há informações sobre problemas com o estado de saúde de pacientes. 

A queda no fornecimento, ainda de acordo com a unidade, aconteceu em razão das chuvas que vem caindo em Natal desde a noite de ontem terça-feira (24). Nestas últimas 24 horas, de acordo com o site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu em média 40 milímetros na capital potiguar.

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, está em Brasília. Ele disse que só tomou conhecimento do problema quando o dia amanheceu, mas prometeu que providências serão tomadas. “Todos os respiradores e equipamentos de UTI possuem no-break, que mantém os aparelhos de suporte de vida funcionando. Mesmo assim, vamos apurar o que aconteceu e tomar providências para que problemas como esse, de o gerador não funcionar, não ocorram mais”, afirmou.

"Os corredores ficaram escuros por quase uma hora. Quando acontece uma queda de energia, o gerador precisa ser acionado automaticamente. Em no máximo 15 segundos, a energia tem que ser restabelecida, até porque temos pacientes que necessitam do uso de aparelhos. O problema é que o gerador não ligou. Foi preciso um engenheiro ser acionado para fazê-lo funcionar", afirmou o médico Sebastião Paulino.

Ainda segundo o médico, que estava atendendo na UTI geral, depois que o gerador entrou a energia ficou oscilando e muitas lâmpadas sequer acenderam. "No meu setor tinham seis pacientes. Um deles, inclusive, precisou ser atendido com respirador manual porque o aparelho não funcionou com o retorno da energia por meio do gerador", revelou. Via g1/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário