sábado, março 07, 2015

Um ano depois, desaparecimento do voo MH 370 permanece um mistério.

Um ano depois do desaparecimento do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, o voo MH 370 continua a ser um dos maiores mistérios da aviação civil.

Até agora, apesar das buscas por equipes internacionais com o uso de meios sofisticados de investigação, não foi encontrado nenhum objeto que pudesse ser associado ao avião. Com isso, na internet, surgiram as mais diversas teorias sobre o destino do aparelho.

O avião saiu de Kuala Lumpur, capital da Malásia e deveria ter aterrissado na capital chinesa quase seis horas depois. Segundo os peritos, pouco mais de 40 minutos após a descolagem, a aeronave inverteu sua rota e foram desligados todos os comandos que permitiriam identificar e localizar o aparelho.

A atenção dos investigadores concentrou-se no comandante, Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, e o co-piloto, Abdul Hamid Fariq, de 27 anos – que tentou efetuar uma chamada telefônica antes de o avião desaparecer dos radares. A investigação não descobriu fatos suspeitos sobre os dois.

Depois da mudança de rota, pouco se sabe, e os investigadores têm apenas os registos fornecidos pelos motores que indicam que o avião seguiu mesmo para o sul.

De barco e avião, centenas de pessoas trabalham no patrulhamento de uma zona com uma área de 60 mil quilômetros quadrados no Oceano Índico. As operações devem prolongar-se até maio.

A Austrália informou que não pensa em abandonar as buscas, mas não há respostas para as famílias que não podem fazer o funeral de quem seguia a bordo do aparelho.

As atenções agora estão centradas no que diz o relatório sobre o caso, que será publicado pelas autoridades da Malásia.

Blog do Valdemar Tibá homenageia todas as Mulheres pelo seu Dia.


Neste domingo tem Copa Natal de Ciclismo e Passeio ciclístico.

O fim de semana será de muita diversão para os apaixonados por ciclismo. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), promove dois eventos da modalidade esportiva na capital potiguar neste domingo (8). As atividades fazem parte do calendário de eventos da pasta para o ano de 2015.
“O ciclismo faz bem tanto para o corpo quanto para a mente, ou seja, teremos dois eventos ligados diretamente ao incentivo à prática esportiva, seja para a população no geral como para os atletas profissionais”, destaca o secretário Eduardo Machado.

Em colaboração com o projeto Eco Praça, a SEL realiza um passeio ciclístico pelas ruas da cidade. A concentração será às 7h, na Praça Pedro Velho, popularmente conhecida por Praça Cívica, em Petrópolis. O percurso vai contar com passagens pelas principais avenidas da cidade, como a Campos Sales, Hermes da Fonseca, Alm. Alexandrino de Alencar. No Parque das Dunas está marcado um ponto de apoio aos participantes.

O encerramento do passeio será no retorno a Praça Cívica, onde estarão sendo realizadas as atividades do projeto Eco Praça, com temáticas pertinentes ao universo feminino, em reverência ao Dia Internacional da Mulher, que incluem aula de yoga, oficina de arte, exposições, apresentações culturais e outros.

Ainda no domingo acontece a Copa Natal de Ciclismo. O evento é uma parceria da SEL com a Federação Norte-riograndense de Ciclismo (FNC), e pretende reunir mais de 100 atletas nas categorias Juvenil, Júnior, Elite, Master A, Master B, Master C, Feminina, Mountain Bike e Estreante.

A concentração será às 7h, ao lado do Corpo de Bombeiros da Avenida Prudente de Morais, onde também vai acontecer a prova, que segue até o cruzamento com a Rua Alberto Maranhã, em direção ao Centro. A largada está marcada para 8h. A previsão de termino da prova é 12h, quando ocorre a premiação, que será de troféus, medalhas e rateio do valor das inscrições, que seguem até a largada do evento, pelo link http://goo.gl/GuKiF0. O investimento é de R$ 15 mais a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), que devem ser entregues antes do início da prova.

Ufersa/IEL estão com inscrições abertas para estágio de nível médio e superior.

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Estágio (Edital 02/2015). Ao todo serão 27 vagas para estudantes de nível médio e superior. As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de março, nos municípios de Mossoró, Caraúbas e Angicos.

Para concorrer ao estágio os estudantes precisam preencher os seguintes requisitos: Ser maior de 16 (dezesseis) anos, sendo que para as unidades consideradas perigosas ou em áreas de risco é vedado o estágio para menores de 18 (dezoito) anos; Ser residente na cidade de lotação da vaga, conforme descrito no quadro de vagas do Item 6; Estar cadastrado no IEL pelo site SNE.IEL.ORG.BR/RN.

Para alunos do Ensino superior é preciso não estar cursando o último período do curso e para alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental. Na modalidade de jovens e adultos – EJA o aluno não pode estar cursando o último ano escolar.

Para as vagas destinadas ao Campus Caraúbas, as inscrições serão recebidas na sala de Gestão de Pessoas do Prédio Administrativo, Endereço: RN 233, KM 01, Sítio Nova Esperança II, Caraúbas/RN, no horário de 7 às 11 e 13às 17 horas.

Para as vagas destinadas ao Campus Central – Mossoró/RN, no Prédio do Sesi na sala do IEL à Rua Benjamim Constant, 65, Centro, Mossoró/RN, no horário de 8 às 12 e de 14 às 17horas.

Para as vagas destinadas ao Campus de Angicos, na sala de Gestão de Pessoas, Endereço: Rua Gamaliel Martins Bezerra, s/n – Bairro Alto da Alegria, Angicos-RN, no horário de 07h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min.

O concorrente deve ler atenciosamente o edital antes de se inscrever. No Edital constam todos os detalhes do Processo Seletivo, além de quadro de vagas e remuneração.

Clique aqui para ver o edital.

Diretora da 16ª Vanusa Xavier homenageia todas as Mulheres pelo seu Dia.


Jovem é morto a tiros na porta da própria residência na cidade de Currais Novos/RN.

.... ..F.ESTA DO PEAO..................................................................................,.....................................................................................
Era por volta das 19 horas desta noite de ontem sexta, quando a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na rua Abílio Chacon, 511. Chegando no local foi encontrado o corpo da pessoa de Jose Fábio dos Santos Vicente (22 anos) caído no portão de sua residência ferido com disparos de arma de fogo.

Segundo informações, o José Fábio estava conversando com seu pai na calçada, quando o pai entrou em casa, dois elementos de moto passaram e efetuaram três disparos de arma de fogo, sendo que dois atingiram o rosto da vítima.

Ainda não se tem informações de quem foi o autor do crime. A polícia militar isolou a área e aguarda a chegada do ITEP para remoção do corpo. Via C/S.

“A assinatura é minha”, confirma Larissa Rosado.

Após publicação do portalnoar.com da assinatura do despacho que colocou em pauta a votação do Projeto de Lei da Inspeção Veicular, em 14 de dezembro de 2010, a ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB) afirmou, em contato com a nossa equipe de reportagem, que a rubrica é de sua autoria.

A pessebista reiterou que em nenhum momento quis falsificar a assinatura do então presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria (PSD). “Estou vendo os documentos no portalnoar.com aqui na minha frente. Eu reconheço minha letra no despacho. A assinatura é minha”, confirmou Rosado.

Ela explicou que é comum deputados que assumem a presidência da mesa durante sessões assinarem os atos. “O deputado que está presidindo a sessão no momento em que os documentos são levados à mesa assina. Isso é comum no parlamento. Eu não lembro o momento certo em que assinei. Se foi no início ou final da sessão, mas a assinatura é minha”, esclareceu.

A ex-deputada reiterou, no entanto, que, apesar de qualquer parlamentar que está presidindo a sessão assinar os despachos da Casa, a prerrogativa de reunir o colegiado de líderes para articulação a tramitação de Projetos de Lei em regime de urgência – ou seja, sem passar pelas comissões – é do presidente do legislativo estadual. Na época, Robinson Faria.

A confusão se deu porque a rubrica da ex-parlamentar está sobre um carimbo com o nome de “presidente”. Mas, a saber, tal carimbo é o do presidente da sessão ordinária, e não da Assembleia Legislativa.

“É um trâmite legislativo muito comum. Uma sessão chega a ser presidida por quatro deputados. O último deles tem a tarefa de encaminhar e rubricar os documentos referentes à aquela sessão”, explicou Larissa.

O enredo da falsificação, que caiu por terra nesta reportagem, foi exposto pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, e pelos promotores do Patrimônio Público, que, em 20 de fevereiro apresentaram à imprensa uma denúncia.

SINTER/RN: 8 de Março dia Internacional da Mulher.


Conceição Silva parabeniza seu filho Flávio Samir.

Hoje quero aqui através do Blog do Valdemar Tibá, externa a minha alegria porque parte do meu tesouro esta aniversariado confesso que sou apaixonada por meus filhos, são meu tesouro, minha vida meu orgulho, olho para traz e digo valeu apena minha luta. 

FELIZ ANIVERSARIO FILHO TE AMO EU TENHO MUITO MAIS MUITO ORGULHO DE VC. (VCS). Beijos que Deus te cubra de bençoas e de livre do mal. 

Feliz Aniversario

Conceição Silva

O navio vai atracar no Porto de Natal e 450 passageiros vão passar em pontos turísticos.

navio_porto
O navio Seabourn Quest, do grupo Carnival, vai atracar no Porto de Natal, vindo de Recife, por volta das 06h30 deste sábado (07).

Às 14h, seguirá viagem rumo a Vitória (ES), após os 450 passageiros visitarem os principais pontos turísticos de Natal. Embora com ambiente de iate de luxo, o navio não é tão pequeno assim: tem 32.000 toneladas cúbicas de espaço, distribuídas por 198m. de comprimento e 28m. de largura, em 15 decks de acesso público. Foto: Divulgação.

Chuvas atingem municípios do RN.

De acordo com a Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o fim de semana terá mais chuvas, como aconteceu ontem “com a presença da Zona de Convergência Intertropical sobre a região Nordeste favorecendo a predominância de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado”.

Na região Oeste, choveu da manhã de anteontem até a manhã de ontem, 6, em vários municípios, com destaque para Luís Gomes, com (70 mm); São Miguel (40mm), Baraúna (33mm); São Rafael (27,2mm) e Coronel João Pessoa (25mm). Choveu ainda em Caraúbas, Tenente Ananias, Major Sales, Jucurutu, Agua Nova, Gov. Dix-sept Rosado, entre outros.

Polícia prende homem que confessou ter matado a ex-mulher em Macau, RN.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu na tarde de ontem sexta-feira (6) o homem suspeito de ter matado a ex-mulher dele no dia 19 de fevereiro passado na cidade de Macau, a 180 quilômetros de Natal. Segundo investigações preliminares, Brena Keyla da Cunha Silva foi morta por enforcamento e golpes de capacete, após uma discussão motivada por ciúmes.

Raphael Breno Ribeiro de Araújo Ferreira, de 27 anos, foi preso em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela vara Criminal de Macau. De acordo com a Polícia Civil, ele estava na casa de familiares no Distrito Industrial da Grande Natal.

O suspeito, que confessou o crime, havia se apresentado à polícia, no dia 19 de fevereiro, mas foi solto por ter livrado o flagrante. Via g1/RN.

Fique ligado na luta dos trabalhadores em educação.

Fique ligado na luta dos trabalhadores em educação.

Inscreva-se, assista, comente e compartilhe o nosso canal no You Tube http://ow.ly/BqKlJ

Governo do RN convoca 192 aprovados na Polícia Civil para curso de formação.

A Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) ontem sexta-feira (06) a convocação de 192 candidatos aprovados no último concurso da PC do estado para participarem de curso de formação.

O edital traz a convocação 31 aprovados para o cargo de escrivão, 94 de agente, e 57 de delegado. A medida foi adotada considerando a continuidade do cumprimento de sentença da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal/RN.

A aula inaugural para escrivão acontece dia 06 de abril no Centro Administrativo, na capital potiguar. Já uma turma de agente começa o curso no dia 04 de maio. A aula inaugural para delegado é em 01 de junho.

E a outra turma de agente começa dia 01 de julho. Em média o curso de formação tem duração de três meses.

Karateca potiguar vira aposta na Seleção Brasileira no Panamericano.

O atleta potiguar Luiz Victor, campeão Panamericano e Sulamericano de Karatê, voltará a vestir o seu quimono para defender a Seleção Brasileira na disputa dos jogos Panamericanos 2015. A competição acontece nos próximos dias 21 e 22 de março, em Toronto, no Canadá,

Participar da Seleção Brasileira não é novidade para o campeão norte-rio-grandense, ele integrou pela primeira vez no ano de 2003, permanecendo até 2005, retornou em 2011 e 2012 voltando agora com a expectativa de competir nas Olimpíadas de 2020, caso o Karatê se torne um esporte olímpico.
“Retornar foi uma grande felicidade por está recuperando o direito de representar meu país e a chance de lutar com os melhores atletas do mundo”.

Luiz Victor acumula cerca de 150 títulos no esporte, entre eles, o tetracampeonat brasileiro individual, bicampeonato brasileiro de equipes por Santa Catarina, além do Brasileiro universitário, Internacional Arnold Classic,Jogos Abertos de São Paulo e de Santa Catarina, Tetracampeão nordestino, 11 vezes campeão estadual, hexacampeão dos JERNS.

Aos 25 anos, o karateca quer fazer de 2015 o melhor ano de sua carreira profissional, e para isto, já deu o primeiro e decisivo passo que foi voltar à Seleção Brasileira.

“Quero voltar a medalhar internacionalmente no Panamericano, que é uma das competições mais importantes deste ano, como também conseguir resultados positivos no Sulamericano em junho no Chile, além do Premier League que terá sua primeira edição no Brasil, garantir o bicampeonato do Arnold Classic e me manter no topo das competições nacionais”.

Garoto caicoense grava vídeo de sua música "Xenhenhém" e vira febre nas redes sociais.

Um garoto de 13 anos, residente na cidade de Caicó está provocando muitas risadas por todo o Brasil através das redes sociais. Gilderlan gravou um clipe de sua música "XENHENHÉM" e o vídeo já foi visto por milhares de pessoas. 

O fato é que a letra da música fala de bebida, farra e mulher, e o garoto ainda aparece no clipe com um litro de Whisky. E você, o que acha? Via D/N.
 

sexta-feira, março 06, 2015

Secretaria de Saúde do município de Carnaúba dos Dantas-RN, intensificou a Campanha contra a Dengue.


Durante toda esta semana, uma equipe da Secretaria de Saúde de Carnaúba dos Dantas-RN, fez uma mobilização no Bairros da cidade contra o Aedes aegypti para a prevenção da Dengue e da Febre Chikungunya. A ação teve a participação da equipe do PSF II, Agente de Endêmicas e os ACS do PSF I Adailson e Rejane. 

A equipe percorreu o Conjunto Seu Anísio, Rua Sinhá Rita, Praça Monte Alegre, Conjunto João Henrique, além de outros bairros da cidade. É a Saúde de Carnaúba dos Dantas no combate contra o mosquito da Dengue e da Febre Chikungunya. Agora faça sua parte, jogando lixo na lixeira.

PF prende idoso por fraudar a Previdência Social no RN.

A Polícia Federal prendeu na tarde de ontem quinta-feira (5) em Monte Alegre, Região Metropolitana de Natal, um agricultor, de 73 anos de idade, suspeito de fraudar a Previdência Social.

A ação ocorreu quando o homem procurou a agência do INSS e deu entrada no pedido de benefício. Ao ser analisada a documentação, os funcionários acionaram a PF porque desconfiaram de que aquela mesma pessoa estivera na agência dando entrada em outro pedido, sendo que naquela oportunidade, se apresentou com um nome diferente.

Quando os policiais chegaram ao local, logo passaram a observar a movimentação do suspeito, sendo ele abordado assim que tentou deixar a agência. De imediato, o homem confessou que estava de posse de documentos falsificados. Ele foi preso e levado para autuação na sede da PF em Natal.

Durante o seu interrogatório, o envolvido declarou que havia chegado há dois meses no RN, vindo do Maranhão, e que durante esse período, havia requerido e sacado um total de oito benefícios fraudulentos em outras agências do INSS.

O homem disse ainda que toda a documentação falsificada que estava em seu poder foi recebida de um homem que não sabe identificar, desconhecendo, também, o seu paradeiro. Fonte: PF-RN

Polícia investigará “Apologia ao crime” praticado por mulheres em Jardim de Piranhas/RN.

mulheres.jpg
Fotos com mulheres exibindo armas de fogo tomaram conta das redes sociais nesta manhã de quarta feira 04, especialmente os internautas de Jardim de Piranhas tiveram acesso ao conteúdo inicialmente, na qual está circulando com maior intensidade.
 
A jovem da foto mora em Jardim de Piranhas, tem envolvimento com o tráfico de drogas e a notícia mais grave em desfavor da jovem é que a mesma destrata o próprio filho, o qual é visto com frequências em bares da cidade acompanhado da mãe, enquanto a mesma ingere bebida alcoólica.
 
A mulher da foto está identificada apenas como “Aline”. Via C/S.

Chuva atrai olhares dos sertanejos para o Monte do Galo na cidade de Carnaúba dos Dantas-RN.

Por volta das 16:20 horas de ontem quinta-feira (05), houve mais um registro pluviométrico na sede do município de Carnaúba dos Dantas-RN, onde o pluviômetro do amigo “Deda de Tota Azevedo” assinalou 13 milímetros.

Há também informações que a chuva mais densa na zona rural, especialmente no “Povoado Ermo”, onde choveu 20 milímetros, já em comunidades circunvizinhas foram registradas excelentes precipitações pluviométricas.

Houve também registro de 50 milímetros na “Comunidade Currais”, lá mesmo no município de Carnaúba dos Dantas, na propriedade de Antonio Gonçalves, onde os açudes ficaram quase cheios.

Quem usa app não oficial do WhatsApp será banido "para sempre".

O WhatsApp adotou a prática de banir usuários de aplicativos não oficiais que oferecem acesso ao seu serviço de mensagens gratuitas via internet. Quem utilizar os apps WhatsApp+ ou o WhatsAppMD estão sujeitos a essa medida, caso o uso seja recorrente.

De acordo com o site alemão MobiFlip, o WhatsApp começou a proibir o acesso desses usuários, inicialmente, por um dia, tempo que, depois, passou para três. Agora, restrição de acesso ao serviço é “para sempre”.
Os apps não oficiais oferecem recursos que o WhatsApp não tem, como a personalização de estilo de texto, elementos visuais e a capacidade de ver vídeos e mensagens mais longos.

Estado de São Paulo já tem 100 mil casos sob suspeita de dengue.

São Paulo tem 100 mil casos notificados de dengue, aguardando confirmação. Além disso, pelo menos 13 cidades do interior estão em estado de emergência e duas – Catanduva e Ubirajara – decretaram calamidade pública. Em todas, além do grande número de pessoas doentes, houve mortes já confirmadas ou suspeitas.

No Estado, são mais de 60 mortes nessas condições, embora apenas 25 casos tenham a causa confirmada por laudo do Instituto Adolfo Lutz. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os laudos são encaminhados diretamente às prefeituras, que têm prazo de um mês para notificar o Estado. Na quarta-feira, Jacareí entrou no mapa da dengue e confirmou a primeira morte – uma mulher morreu em um hospital particular.

A dengue atinge mais as regiões norte e noroeste do Estado, mas já se espalhou por todas as áreas paulistas. Em Catanduva, houve 28 mortes suspeitas desde janeiro, das quais 6 foram confirmadas. Em Marília, a prefeitura informou que 6 óbitos com suspeita foram descartados e outros 4, confirmados. A cidade tem ainda 8 mortes aguardando resultado de exames.

Rio Seridó que deságua na barragem Boqueirão amanheceu de barreira a barreira.

A chuva começa a cair na região e com ela a esperança de um bom inverno para 2015. O Rio Seridó, desde à noite de ontem (05) que desceu com uma boa cheia em razão das chuvas torrenciais em uma de suas nascentes. O bom de tudo isso é que as previsão para o fim de semana são animadoras. O registro foi feito por Hellyo Viturino. Fonte: Damião Carlos

Fernando Mineiro é o líder do Governo na Assembleia Legislativa.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) foi o escolhido para ser o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa. O PT foi aliado do PSD, partido do governador Robinson Faria, durante a campanha eleitoral em 2014.

O governador Robinson Faria disse que “o deputado Fernando Mineiro será o nosso nome para encaminhar e esclarecer as matérias do Governo do Estado junto aos demais parlamentares, respeitando a autonomia dos poderes, bem como promover o diálogo e a união de esforços para levar o Rio Grande do Norte a novo patamar de desenvolvimento”.

O deputado Fernando Mineiro foi reeleito em 2014 para o exercício do quarto mandato. Antes, ele exerceu quatro mandatos como vereador em Natal. “Estou à disposição e vou contribuir para uma boa aproximação ente os poderes Legislativo e Executivo, fazendo a interlocução e o debate das ações e projetos do Governo do Estado”, declarou o deputado.

Irmão de Suzane von Richthofen quebra silêncio de 12 anos.

Andreas von Richthofen não é mais o menino loirinho que apareceu chorando no velório dos pais, Manfred e Marísia. Quando o casal foi assassinado, em 2002, a pedido de sua irmã, Suzane, tinha apenas 15 anos. Hoje com 27, é formado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), continua loiro, mas com cabelos e barba mais escuros. Em conversa exclusiva com a Rádio Estadão, ele quebrou o silêncio após 12 anos e defendeu o pai das acusações de que o ex-funcionário da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) teria desviado dinheiro da estatal.

Sob o argumento de que precisava esclarecer "algumas coisas", Andreas divulgou uma carta, publicada na íntegra pelo portal Estadão.com.br, na qual pede esclarecimentos públicos sobre as acusações do promotor de Justiça Nadir de Campos Júnior em relação ao pai.

Na última segunda-feira, 2, o promotor afirmou no programa SuperPop, da RedeTV!, que Manfred mantinha contas na Suíça e que a beneficiária era Suzane. O dinheiro seria fruto de desvios ocorridos nas obras do trecho Oeste do Rodoanel, realizadas pela Dersa.
"Se há contas no exterior, que o senhor apresente as provas, mostre quais são e aonde estão, pois eu também quero saber e entendo que sua posição e prestígio o capacitam plenamente para tal", escreveu Andreas. "Se isso não passar de boatos maliciosos e não existirem provas, que o senhor se retrate e se cale, para não permitir que a baixeza e crueldade deste crime manche erroneamente a reputação de pessoas que nem aqui mais estão para se defender.

Sem responder perguntas sobre a irmã, presa na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, Andreas dá sinais de que nunca vai perdoá-la. Ao se referir ao procurador, disse que entende "a raiva e a indignação contra os três assassinos". "Muito da sociedade compartilha desse sentimento Eu também. É nojento", declarou.

O irmão de Suzane disse ainda à Rádio Estadão que não planeja ter um filho no momento, pois ser pai exige muita responsabilidade e que pensa em deixar o Brasil, já que seu sobrenome tem "muito peso" no País. Ele declarou que se sente ferido toda vez que a imprensa divulga alguma informação sobre a morte dos pais, os assassinos Daniel e Cristian Cravinhos ou os desdobramentos do caso. Via Estadão

Prazo para adesão ao PETERN segue até dia 10.

As prefeituras que ainda não realizaram a assinatura do termo de adesão do Programa Estadual de Transporte Escolar (Petern) terão até o dia 10 de março (data limite) para apresentarem toda a documentação e realizarem o convênio.

O prazo de adesão ao programa foi prorrogado devido o feriado do carnaval e pelo fato de muitas prefeituras ainda não terem comparecido na secretaria para assinatura dos termos de adesão. Os municípios que não fizerem a adesão terão as transferências de recursos suspensos. 

A Coordenação Estadual Executiva de Projetos é o órgão responsável pela coleta dos dados. Devem ser entregues uma declaração com os dados do prefeito e da prefeitura, em papel timbrado com carimbo e assinatura do prefeito; declaração dos dados bancários, conta corrente aberta especificamente para o PETERN, em papel A4, timbrada pelo Banco do Brasil, assinada e carimbada pelo gerente do banco; certidões de adimplência junto ao INSS e FGTS.

Secretária adjunta realiza visita técnica em Assu/RN.

Na última terça-feira (3), a secretária adjunta de Educação, professora Socorro Batista, visitou a 11ª Diretoria Regional da Educação e da Cultura, em Assu, para uma reunião com a equipe técnica e pedagógica.  Com auxílio de técnicos das subcoordenadorias de Ensino Fundamental e Ensino Médio e do programa Mais Educação, a secretária adjunta levou informações sobre a nova gestão da Educação do RN.

Colhendo as opiniões dos educadores, a secretária adjunta tomou conhecimento das demandas e sugestões para a construção de políticas educacionais para o estado. O diretor da 11ª Direc, Raimundo Inácio, e a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Inês Almeida, acompanharam a visita.

Menino de 3 anos morre após televisão cair em cima dele em Natal/RN.

Um menino de três anos morreu na noite de ontem quinta-feira (5) na Zona Sul de Natal após um aparelho de televisão cair sobre ele. O fato aconteceu no bairro Neópolis, na casa onde a criança morava. Cauã Vinicius chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a Polícia Militar, o tio de Cauã esteve na 10ª Delegacia de Polícia para prestar depoimento. Ele revelou que um barulho foi ouvido pela família e quando chegaram na sala da residência a TV estava em cima da criança. A família socorreu Cauã em um carro particular, mas a criança acabou morrendo no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.

O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). Via g1/RN.

Inscrições para concurso público em Parnamirim prosseguem até o dia 9.

As inscrições para o concurso público da Prefeitura de Parnamirim, destinado ao preenchimento de cargos nas secretarias municipais de Educação e de Administração, terminam na próxima segunda-feira (9). O certame será executado pela Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

No total, serão oferecidas 424 vagas nas duas áreas (educação e administração). As inscrições só podem ser feitas pela internet, através do endereço www.comperve.ufrn.br. No site, estão disponíveis o edital e o formulário para o candidato.

MEC abre consulta pública sobre Enem Digital.

Quem quiser dar sugestões sobre o modelo de aplicação online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode participar da consulta pública aberta pelo Ministério da Educação, na internet. Até o dia 17 de março, é possível dar sugestões sobre a aplicação da prova, assim como sobre ampliação do banco de itens e segurança do exame.

Após assumir o cargo, o ministro da Educação, Cid Gomes, manifestou a intenção de fazer mudanças no Enem e tornar a aplicação da prova online, para simplificar a logística e reduzir custos. Cid Gomes disse que a proposta seria debatida com técnicos, acadêmicos e com a sociedade para depois ser apresentada à presidenta Dilma Rousseff.

TRT-RN abre cadastro para a Semana Nacional de Conciliação.

A Semana Nacional da Conciliação, que acontece entre os dias 16 e 20 de março, já mobiliza magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (21ª Região). Segundo o TRT-RN, mais de 200 pedidos de inclusão de processos já entraram na pauta de audiências das Varas do Trabalho de Natal e do interior.

Os pedidos de inclusão de novos processos na pauta de conciliação poderão ser feitos durante toda esta semana, via internet, no link disponibilizado na página www.trt21.jus.br. Outra opção é enviar um email para a Ouvidoria do TRT-RN (ouvidoria@trt21.jus.br) ou ligar para o número: (84) 4006-3100.

"Qualquer pessoa interessada que tenha processo tramitando nas Varas do Trabalho ou no tribunal, e queira conciliar, pode solicitar a inclusão de seu processo na pauta de audiências", explica a desembargadora Auxiliadora Rodrigues, que preside a Comissão Gestora Regional do Movimento Permanente pela Conciliação.
Durante a Semana de Conciliação, as Varas do Trabalho de Natal e o Núcleo de Conciliação de 2ª Instância realizarão audiências no período da manhã e à tarde. Neste ano, o tema da Semana será "Outra forma de estender a mão é conciliar".
A Semana Nacional da Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o objetivo solucionar conflitos e diminuir o estoque de processos na Justiça Brasileira. Via g1.

Gugu visita Shaolin e esposa explica como ele se comunica, dizendo que tratamento é R$ 20 mil.

Foi ao ar, na quarta-feira (4), na Rede Record, a visita que o apresentador Gugu Liberato fez ao humorista Shaolin, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, a 132 km de João Pessoa. Antes de exibir o encontro, a atração mostrou cenas da trajetória do humorista e de shows dele, inclusive o último antes do acidente. Chegando à casa de Shaolin, Gugu foi recebido pela esposa do humorista, Laudiceia, e por uma equipe de profissionais de saúde.

Durante a recuperação pós-acidente, Shaolin ganhou uma máquina pela qual ele poderia se comunicar. Gugu resolveu testar o equipamento e sentiu muita dificuldade em formular frases. Segundo a equipe médica, Shaolin recusa a máquina pois tem dificuldades de movimentação e fica ansioso. Os profissionais disseram que respeitam isso. Ao tentarem convencê-lo a utilizar o equipamento para falar com Gugu, ele se negou.

Laudiceia disse que ele desenvolve outros tipos de comunicação. Mostra que quando não quer uma coisa, fecha os olhos. Quando quer que mude o canal da TV, ele tosse. “Eu me sinto guardiã dele. Sinto que ele confia muito em mim. Sabe que eu sempre o defenderei. Shaolin é um ser humano iluminado”, contou a esposa ao Portal Correio. Gugu levou força ao humorista e disse que o Brasil inteiro torce pela recuperação. O encontro também contou com a presença do filho, Lucas Henrique, que segue os passos do pai no humor. Via M/D.

Exame que diagnostica dengue em 20 minutos pode chegar ao SUS.

A nova tecnologia de Diagnóstico Rápido da Dengue poderá reduzir o tempo de análise de amostras para 20 minutos. Ela é desenvolvida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).

O protótipo está em fase de testes e, inicialmente, deve ser utilizado na Funed, que recebe anualmente cinco mil amostras de pacientes mineiros para exames laboratoriais. Se validado, o Diagnóstico Rápido da Dengue deverá ser disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), em lâminas descartáveis ainda no primeiro semestre deste ano.

Segue para sanção projeto que iguala mães e pais quanto ao registro de filhos.

O Senado aprovou ontem quinta-feira (5) projeto que autoriza a mãe a se dirigir aos cartórios para providenciar o registro de nascimento de seu filho. A proposta (PLC 16/2013), que legalmente equipara mães e pais quanto à obrigação de registrar o recém-nascido, segue agora para a sanção presidencial.

O texto da Câmara dos Deputados altera a Lei dos Registros Públicos, a Lei 6.015, de 1973. Pela regra vigente, cabe ao pai a iniciativa de registrar o filho nos primeiros 15 dias desde o nascimento. Havendo omissão ou impedimento do genitor, depois desse tempo a mãe poderá assumir seu lugar. Terá então mais 45 dias para providenciar o registro.

Segundo a Agência Senado, a proposta aprovada na CCJ, contudo, atribui ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias. Se um dos dois não cumprir a exigência dentro do período, o outro terá um mês e meio para realizar a declaração.

Andressa Urach recebe a visita do filho no hospital.

Na noite de ontem quinta-feira, 5, Andressa Urach recebeu a visita do filho no hospital Alvorada, em São Paulo, onde está internada. A modelo ganhou flores do pequeno Arthur. Andressa fará um cirurgia na tarde desta sexta-feira, 6, para a colocação de um cateter central (PICC). "Minha vida, meu filho, meu tudo! Você é o motivo de nunca desistir!", disse Andressa em seu perfil no Instagram.

De acordo com a assessoria de imprensa da modelo, o procedimento consiste em colocar um cateter central no seu braço até perto do coração e servirá para o uso do novo antibiótico no tratamento da apresentadora devido ao medicamento de combate a bactéria  ser muito forte.

Andressa Urach segue se recuperando após uma infecção no glúteo esquerdo e pode ter alta no fim de semana. Segundo o cirurgião plástico Felipe Tosak, que vem cuidando da apresentadora, a ressonância magnética realizada na quarta-feira, 4, não mostrou nenhum novo foco de infecção e, com isso, ela passará a ser tratada em casa.

"O teste feito a partir da secreção da infecção dela mostrou a presença de uma bactéria que é sensível apenas a um antibiótico que só pode ser tomado na forma venosa. Então ela tem que tomar o antibiótico pelas próximas quatro semanas, mas não necessariamente precisa ficar internada", esclareceu Tosak, se referindo a possibilidade de seguir o tratamento com home care, ou seja, em casa. Via g1.

VEJA COMO OBTER O CPF ELETRÔNICO PARA DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA.

(Foto reprodução/Google)

Assim como em 2014, o acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2015 (ano-base 2014) só é possível a quem tiver a certificação digital, também conhecida como CPF eletrônico ou e-CPF. O documento pode ser feito por qualquer pessoa física e tem prazo de validade entre um e três anos.

É preciso pagar uma taxa pela emissão do certificado, que funciona como uma espécie de assinatura eletrônica para atestar a identidade em meios eletrônicos. As taxas, cobradas por empresas credenciadas pela Receita, costumam variar entre R$ 100 e R$ 300 – a depender do prazo de validade escolhido pelo contribuinte.

No site do Fisco, o contribuinte encontra uma relação das empresas credenciadas para fornecer a certificação digital. Geralmente, exige-se comprovantes de endereço (ou declaração de próprio punho) e documento de identidade (RG e CPF) com foto para a emissão do documento.

De acordo com o consultor tributário da IOB | Sage, Antonio Teixeira Bacalhau, o documento pré-preenchido deve ser obtido por meio do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal.
 
Segundo o Fisco, é de total responsabilidade do contribuinte a verificar correção de todos os dados pré-preenchidos, devendo fazer as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias.

Governo do RN convoca 428 professores aprovados em concurso.

O Governo do Rio Grande do Norte convocou 428 candidatos aprovados em concurso para cargos de professores e especialistas da educação para compor o quadro efetivo da Secretaria de Educação e da Cultura (clique AQUI para ver a lista dos convocados).

A convocação tem como objetivo recompor os quadros de profissionais da Educação, em decorrência de reposição dos quadros por conta de falecimento ou aposentadorias. Os convocados têm até o dia 6 de abril para se apresentar.

"No início do ano decidimos não fechar a Escola Estadual Manoel Dantas. Isso é um exemplo de que, ao invés de fecharmos escolas, queremos oferecer cada vez mais uma melhor educação para a sociedade. E esse desejo passa pela necessidade urgente de convocar os profissionais aprovados nesse Concurso. Porque sabíamos dessa demanda reprimida do quadro de professores”, disse o governador Robinson Faria.

Apesar de o governo estar acima do Limite Prudencial, a convocação é respaldada pela própria Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite este tipo de contratação para reposição de quadros em diversos casos como, por exemplo, aposentadoria.

Para a nomeação,  os convocados precisam apresentar uma vasta documentação e exames médico específicos, como atestado de sanidade mental; hemograma; glicemia em jejum; sumário de urina com sedimentoscopia; parasitológico de fezes; eletrocardiograma com parecer do médico cardiologista e raios-x do tórax em PA e Perfil (com laudo do Radiologista), nesse caso específico, as candidatas que estiverem gestantes e que não podem realizar exames de raio-x, deve apresentar laudo de ginecologista atestando a gestação. Os candidatos do sexo masculino, com idade igual ou superior a 45 anos, devem apresentar também exames de Dosagem de PSA. Às candidatas mulheres cabem apresentar também Citologia Oncótica e mamografia, sendo este último exame obrigatório para quem tem idade igual ou superior a 45 anos. A inspeção médica admissional será feita na sede da Emater, no Centro Administrativo, com agendamento prévio através do telefone 3232 1056 (das 08h às 12h).
 
Confira abaixo a documentação exigida:
1.1     Diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo, devidamente registrado por órgão competente.
1.2     Documentos Pessoais:
a) Cópia de Cédula de Identidade;
b) Cópia de Cadastro de Pessoa Física – CPF;
c) Comprovante de residência;
d) Cópia do Título de Eleitor e Declaração de Quitação Eleitoral;
e) Cópia da Certidão de Reservista (sexo masculino);
f) Cópia da CTPS- Carteira de Trabalho e Previdência Social  (página com foto- frente e verso e todas com contrato de trabalho assinado e a seguinte em branco);
g) Cópia do PIS ou PASEP;
h) Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento;
i) Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por junta médica oficial;
j) Número da Conta bancária e Agência em nome do Titular do Contrato (conta do Banco do Brasil);
k) Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos cinco anos;
l) Cópia da carteira de Inscrição no Conselho Regional de Educação Física (para os convocados em Educação Física). Via g1/RN.

Incra aguarda autorização para abrir Concurso Público com mais de 1.700 vagas.

Devido à realização do último Concurso Público do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ter ocorrido em 2010, a expectativa é de que novo certame seja aberto em 2015.

Em lista divulgada pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), foi anunciado que 1.705 vagas foram solicitadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Os cargos a serem preenchidos com o novo concurso são de Analista e Técnico Agrário. Quem for aprovado nesse concurso de 2015 do Incra, vai receber vencimentos básicos variáveis entre R$ 1.156,16 e R$ 3.452,77.

quinta-feira, março 05, 2015

Equipe da 16ª Direc é recebida pelo secretário de Estado da Educação do RN.

Equipe da 16ª Direc localizada na cidade de João Câmara/RN, será recebida em audiência na manhã de hoje pelo secretário de Estado da Educação do RN o Senhor Chagas Fernandes em Natal/RN.

A audiência  que já é a segunda em menos de um mês, tem como objetivo tratar de diversos assuntos. Parabéns ao Secretário pelo compromisso com a educação. Falou a Diretora da 16ª Direc Vanusa Xavier a reportagem do nosso Blog.

Sine oferece 55 vagas em Natal, Mossoró, Parnamirim e Currais Novos.

O Sistema Nacional de Emprego no Rio Grande do Norte (Sine-RN) oferece 55 vagas de emprego nesta quinta-feira (5). Para concorrer a uma das vagas, basta procurar um dos postos do Sine nas Centrais do Cidadão levando Carteira Profissional de Trabalho, Nº do PIS, RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade.

São 44 vagas permanentes apenas em Natal, que oferece oportunidades para auxiliar de limpeza, cabeleireiro, camareira de hotel, cozinheiro, estofador de móveis, instalador hidráulico, jardineiro, lanterneiro de automóveis, manicure, motorista de ônibus, oficial de manutenção, educador infantil e dentre outros.

Também são oferecidos empregos temporários na capital potiguar, como chefe de serviço de limpeza e operador de caixa. As outras vagas são destinadas aos residentes dos municípios de Parnamirim, Mossoró e Currais Novos.

O interessado também pode se cadastrar no site Mais Emprego (organizado pelo Ministério do Trabalho), através do site maisemprego.mte.gov.br, para verificar vagas de emprego e ainda se candidatar as vagas que surgirem de acordo com o seu perfil, sem sair de casa. O acesso se dar com cadastro feito na página e o login será seu PIS e senha criada pelo trabalhador. Desta forma o trabalhador ver as vagas atualizadas em tempo real e de acordo com o seu perfil e ocupações. No site do Sine (www.sine.rn.gov.br) tem um tutorial que ensina como se faz para cadastrar.

Vagas Permanentes (Natal e Grande Natal)
Auxiliar de Limpeza – 6 vagas
Cabeleireiro – 2 vagas
Camareira de Hotel – 3 vagas
Cozinheiro Geral – 2 vagas
Estofador de Móveis – 3 vagas
Instalador Hidráulico – 1 vagas
Jardineiro – 4 vagas
Lanterneiro de Automóveis (Reparação) – 1 vagas
Manicure – 2 vagas
Motorista de Ônibus Urbano – 15 vagas
Oficial de Manutenção – 1 vaga
Pintor de Metais à Pistola – 1 vaga
Professor De Ensino Pré-Escolar – 1 vaga
Técnico de Refrigeração (Instalação) – 2 vagas

Vagas Temporárias (Natal e Grande Natal)
Chefe de Serviço de Limpeza – 1 vaga
Operador de Caixa- 2 vagas

Vagas Parnamirim e Região
Auxiliar de Limpeza – 1 vaga

Vagas Mossoró e Região
Babá – 1 vaga
Mecânico de Automóvel – 1 vaga
Projetista de Móveis – 1 vaga
Vendedor de Comércio Varejista – 1 vaga

Vagas Currais Novos e Região
Eletricista de Instalações de Prédios – 1 vaga
Marceneiro – 2 vagas

Bandidos invadem residência de pastor em Assu e carro levado por eles é encontrado nesta manhã entre Caicó/RN e São Fernando/RN.


No início da madrugada de hoje 04/03 por volta das 00:30hs policiais foram informados de que cerca de dez elementos chegaram em uma residência na rua Antônio de Sá Leitão no conjunto IPE em Assu/RN.

As informações são que os elementos invadiram a residência do Pastor Alfredo, amarram as vítimas, e fizeram um verdadeiro rapa na residência, levando um veículo tipo SW4 de placas MZN 6021, Computadores, TVs, Celulares, quase tudo que poderão pegar, após o ato os bandidos fugiram com destino ignorado.

Ainda de acordo com as informações, só não levaram um outro veículo tipo Punto por que estava sem combustível, tipo na reserva.

O veiculo levado foi encontrado abandonado e sem placas nesta manhã de quarta ente as cidades de Caicó e São Fernando, região do seridó. via v&c

Uern divulga lista de aprovados em 3ª chamada no Sisu e anuncia matrículas.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulgou, ontem (4), relação de candidatos convocados na terceira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A instituição também convida os aprovados para realização de matrículas.

A matrícula institucional será realizada sexta-feira (6), na secretaria da unidade universitária/faculdade do curso para o qual o candidato é convocado.

Fátima Bezerra destinará emenda de 500 mil reais para a reforma e ampliação do Hospital de Parelhas/RN.

O prefeito de Parelhas Francisco Medeiros em sua viagem a Brasília ao lado dos vereadores Frank Kleber e Messias Medeiros em busca de benefícios para o município esteve no gabinete da Senadora Fátima Bezerra, onde em reunião a mesma garantiu a alocação de uma emenda individual no valor de 500 mil reais para reforma e ampliação do Hospital Dr. José Augusto Dantas.

Na oportunidade a Senadora Fátima se comprometeu em viabilizar para o município, em especial para os estudantes da zona rural, mais um ônibus para o transporte de estudantes, garantindo assim uma maior comodidade dos alunos da zona rural que se deslocam todos os dias para a zona urbana no município.

Senai-RN realiza seleção para cadastro de talentos.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RN) está com inscrições abertas em seu Cadastro de Talentos. O Edital de Recrutamento 001/2015 vai reger a seleção de candidatos para os cargos de supervisor pedagógico, analista de educação e tecnologias, e analista administrativo, para atuar nas Unidades Operacionais do SENAI do Rio Grande do Norte.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março, às 23h59min, no site do SENAI (www.rn.senai.br) em CADASTRO DE TALENTOS.

Confira abaixo o quadro de vagas, nível, requisitos, carga horária, salário e número de vagas:

On Byte em João Câmara/RN, promove evento em homenagem ao Dia internacional da Mulher.


A On Byte Cursos Profissionalizantes  em João Câmara/RN, promove neste sábado um grande dia de evento dedicado a mulher por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher comemorado no domingo, 8 de março.

A programação será das 8h às 19h com palestras e outras atividades. O evento é aberto a todas as mulheres.