segunda-feira, dezembro 07, 2015

Sine/RN oferece mais de 600 oportunidades de emprego nesta segunda-feira.

O Site Nacional de Empregos (Sine) oferece nesta segunda-feira (07), 609 oportunidades de emprego em Natal e Grande Natal e Mossoró e Região.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança, no prédio da Central do Trabalhador. O horário de funcionamento é de 8h às 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e interior do Estado.

Os interessados que não tem cadastro e acesso ao portal Mais Emprego, podem comparecer as agências do Sine, com carteira de trabalho e previdência social (CTPS), número do PIS, cédula de identidade (RG), cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com os horários das centrais do cidadão e no Sine Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração e para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com o seu perfil profissional, acesse com seu login (PIS) e senha no portal mais emprego do Ministério do Trabalho e Emprego.

No Extra Classe TV desse domingo (06) o coordenador geral do SINTE/RN, professor Rômulo Arnaud, analisa o ataque dos governos estaduais contra o reajuste do Piso Salarial Nacional.


Fátima Bezerra propõe divisão mais justa de recursos do salário-educação.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) vai propor uma redistribuição dos recursos arrecadados com o salário-educação, de forma a prejudicar o mínimo possível os estados que hoje são privilegiados na divisão desses recursos, mas garantindo uma distribuição mais igualitária entre os demais estados, especialmente no Norte e Nordeste.

Em seu relatório ao PLS 282/15, que deverá ser votado nesta terça-feira (08), na Comissão de Educação, Cultura e Esportes, a senadora vai propor um escalonamento na redistribuição dos recursos em quatro anos. Se aprovada a proposta, de autoria do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), os repasses feitos pela União passarão a ser feitos com base no número de matrículas em escolas de educação básica da rede pública em cada estado.

New York Times diz que a Globo é a TV que ilude o Brasil.

Gigante da mídia cativa os telespectadores com novelas vazias e comentários ineptos no noticiário. Vanessa Barbara, no International New York Times, via Conexão Jornalismo

No ano passado, a revista “The Economist” publicou um artigo sobre a Rede Globo, a maior emissora do Brasil. Ela relatou que “91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, a assistem todo dia: o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, só se tem uma vez por ano, e apenas para a emissora detentora dos direitos naquele ano de transmitir a partida do Super Bowl, a final do futebol americano”.

Esse número pode parecer exagerado, mas basta andar por uma quadra para que pareça conservador. Em todo lugar aonde vou há um televisor ligado, geralmente na Globo, e todo mundo a está assistindo hipnoticamente.

Sem causar surpresa, um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor. Outros pesquisadores relataram que os brasileiros assistem em média quatro horas e 31 minutos de TV por dia útil, e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana; 73% assistem TV todo dia e apenas 4% nunca assistem televisão regularmente (eu sou uma destes últimos).

Entre eles, a Globo é ubíqua. Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, sua fatia ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%.

Assim, o que essa presença onipenetrante significa? Em um país onde a educação deixa a desejar (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico classificou o Brasil recentemente em 60º lugar entre 76 países em desempenho médio nos testes internacionais de avaliação de estudantes), implica que um conjunto de valores e pontos de vista sociais é amplamente compartilhado. Além disso, por ser a maior empresa de mídia da América Latina, a Globo pode exercer influência considerável sobre nossa política.

Um exemplo: há dois anos, em um leve pedido de desculpas, o grupo Globo confessou ter apoiado a ditadura militar do Brasil entre 1964 e 1985. “À luz da História, contudo”, o grupo disse, “não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original”.

Com esses riscos em mente, e em nome do bom jornalismo, eu assisti a um dia inteiro de programação da Globo em uma terça-feira recente, para ver o que podia aprender sobre os valores e ideias que ela promove.

A primeira coisa que a maioria das pessoas assiste toda manhã é o noticiário local, depois o noticiário nacional. A partir desses, é possível inferir que não há nada mais importante na vida do que o clima e o trânsito. O fato de nossa presidente, Dilma Rousseff, enfrentar um sério risco de impeachment e que seu principal oponente político, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, está sendo investigado por receber propina, recebe menos tempo no ar do que os detalhes dos congestionamentos. Esses boletins são atualizados pelo menos seis vezes por dia, com os âncoras conversando amigavelmente, como tias velhas na hora do chá, sobre o calor ou a chuva.

A partir dos talk shows matinais e outros programas, eu aprendi que o segredo da vida é ser famoso, rico, vagamente religioso e “do bem”. Todo mundo no ar ama todo mundo e sorri o tempo todo. Histórias maravilhosas foram contadas de pessoas com deficiência que tiveram a força de vontade para serem bem-sucedidas em seus empregos. Especialistas e celebridades discutiam isso e outros assuntos com notável superficialidade.

Eu decidi pular os programas da tarde -a maioria reprises de novelas e filmes de Hollywood- e ir direto ao noticiário do horário nobre.

Há dez anos, um âncora da Globo, William Bonner, comparou o telespectador médio do noticiário “Jornal Nacional” a Homer Simpson -incapaz de entender notícias complexas. Pelo que vi, esse padrão ainda se aplica. Um segmento sobre a escassez de água em São Paulo, por exemplo, foi destacado por um repórter, presente no jardim zoológico local, que disse ironicamente “É possível ver a expressão preocupada do leão com a crise da água”.

Assistir à Globo significa se acostumar a chavões e fórmulas cansadas: muitos textos de notícias incluem pequenos trocadilhos no final ou uma futilidade dita por um transeunte. “Dunga disse que gosta de sorrir”, disse um repórter sobre o técnico da seleção brasileira. Com frequência, alguns poucos segundos são dedicados a notícias perturbadoras, como a revelação de que São Paulo manteria dados operacionais sobre a gestão de águas do Estado em segredo por 25 anos, enquanto minutos inteiros são gastos em assuntos como “o resgate de um homem que se afogava causa espanto e surpresa em uma pequena cidade”.

O restante da noite foi preenchido com novelas, a partir das quais se pode aprender que as mulheres sempre usam maquiagem pesada, brincos enormes, unhas esmaltadas, saias justas, salto alto e cabelo liso. (Com base nisso, acho que não sou uma mulher.) As personagens femininas são boas ou ruins, mas unanimemente magras. Elas lutam umas com as outras pelos homens. Seu propósito supremo na vida é vestir um vestido de noiva, dar à luz a um bebê loiro ou aparecer na televisão, ou todas as opções anteriores. Pessoas normais têm mordomos em suas casas, que são visitadas por encanadores atraentes que seduzem donas de casa entediadas.

Duas das três atuais novelas falam sobre favelas, mas há pouca semelhança com a realidade. Politicamente, elas têm uma inclinação conservadora. “A Regra do Jogo”, por exemplo, tem um personagem que, em um episódio, alega ser um advogado de direitos humanos que trabalha para a Anistia Internacional visando contrabandear para dentro dos presídios materiais para fabricação de bombas para os presos. A organização de defesa se queixou publicamente disso, acusando a Globo de tentar difamar os trabalhadores de direitos humanos por todo o Brasil.

Apesar do nível técnico elevado da produção, as novelas foram dolorosas de assistir, com suas altas doses de preconceito, melodrama, diálogo ruim e clichês.

Mas elas tiveram seu efeito. Ao final do dia, eu me senti menos preocupada com a crise da água ou com a possibilidade de outro golpe militar -assim como o leão apático e as mulheres vazias das novelas.

Rede e PSOL decidem apoiar Dilma Rousseff.

Partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional, a Rede Sustentabilidade e o PSOL não apoiarão o pedido impeachment acolhido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A decisão tem um peso simbólico, já que, juntas, as duas siglas somam apenas dez deputados - ao todo a Casa é composta por 513 parlamentares.

Já o PSB, que conta com 36 deputados federais e indicará quatro integrantes para a comissão que avaliará o impedimento, deve definir sua posição na segunda-feira. A maioria da cúpula do partido e os governadores rechaçam a iniciativa.

A posição do líder da bancada, Fernando Bezerra Filho (PE), porém, ainda é uma incógnita. Caberá a ele a palavra final sobre os quatro nomes que representarão o PSB na comissão.

Aliado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o vice-governador Márcio França, que integra a direção executiva do PSB, se manifestou contra o parecer.

"O PSB ainda não tem uma posição formal, mas eu penso que não há elementos para o impeachment no parecer que foi acolhido", diz França. Diante da perspectiva de uma disputa acirrada entre governo e oposição, o partido pode ser o fiel da balança na Câmara.

DILMA MULHER GUERREIRA DE CORAÇÃO VALENTE.


Série A do Brasileiro termina com Avaí, Vasco, Goiás e Joinville rebaixados.

O Campeonato Brasileiro Série A chegou ao seu final neste domingo, com quatro equipes rebaixadas para a segunda divisão. O Avaí com 42 pontos, o Vasco com 41, o Goías com 38 e o Joinville com 31 pontos. Classificados para a Libertadores o campeão Corinthians com 81 pontos, o Atlético/MG com 69, o Grêmio com 68 e o São Paulo com 62 pontos.

Lideranças católicas e evangélicas condenam pedido de impeachment.

Lideranças católicas e evangélicas condenaram a aceitação, pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), da abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. O pedido foi acolhido na quarta-feira (2). Em nota, o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) afirmou ver com muita preocupação a aceitação do pedido “com argumentos frágeis, ambíguos e sem a devida sustentação fática para acusação de crime de responsabilidade contra a presidente da República”. O conselho reúne as igrejas católica, anglicana, luterana, presbiteriana e ortodoxa.

Concurso para professor e especialista tem inscrições abertas até hoje.

As inscrições do concurso público para professor e especialista em Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte estão abertas só até esta segunda-feira (7). São ofertadas 1400 vagas para o quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). O valor da inscrição é de R$65,00.

A realização será do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). As inscrições podem ser realizadas via internet, no site www.idecan.org.br, até às 23h59; ou presencialmente nas centrais de atendimento aos candidatos nas cidades de Natal (no Atheneu Norte Riograndense), Mossoró (na E.E. Jeronimo Rosado) e Caicó (na 10ª DIREC), até às 17h. É permitido se inscrever para mais de um cargo, desde que as provas ocorram em turnos distintos.

Justiça Federal do RN abre inscrições para conciliadores.

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte abriu inscrições para o processo seletivo de conciliadores voluntários para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, conhecida como Central de Conciliação. Estão sendo oferecidas dez vagas para a JFRN em Natal, duas em Mossoró e ainda será feito um cadastro reserva. Para classificação serão considerados a formação na área jurídica ou outra especialidade e ainda experiência prévia na resolução alternativa de conflitos.

As inscrições estão abertas no site www.jfrn.jus.br até o dia 11 de dezembro. A seleção será feita com análise curricular e entrevista pessoal. Os 20 primeiros classificados em Natal e os 10 primeiros em Mossoró serão convocados para participar do Curso de Formação de Conciliadores, que será promovido pela JFRN. A função de conciliador é exercita gratuitamente, mas há o cômputo do tempo como atividade jurídica e pode ser usada como título para concursos públicos promovidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Ponte Newton Navarro é iluminada de laranja para alertar sobre o câncer de pele.

Natal está iluminada com a cor laranja lembrando a campanha #DezembroLaranja A ação – que tem apoio da Prefeitura de Natal – faz parte do calendário da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD RN) e lembra a importância da prevenção ao câncer de pele.

O RN lidera os índices de radiação solar e de descobertas de novos casos de câncer de pele no Nordeste. “Os números representam um alerta a população: precisamos que as pessoas se conscientizem da importância da fotoprotecao. Se não tratado, o câncer de pele pode deixar sequelas e até levar a morte”, destaca o presidente da SBD RN, o dermatologista Dr. Leonardo Ribeiro.

Por mais uma semana, “Domingo Show” desbanca a Globo, atropela o SBT e lidera na audiência.

A situação anda complicada para a Globo no horário do almoço aos domingos. Isso porque, “O Domingo Show” exibido ontem, 6/12, garantiu, mais uma vez, pela segunda semana consecutiva, a liderança na audiência em sua média geral.

A atração, apresentada por Geraldo Luis, consolidou média de 9,2 pontos em sua faixa total de exibição, das 11h às 15h35. O programa bateu novamente o “Esquenta”  e ficou em primeiro lugar isolado, garantindo 10,1 pontos de média, contra 7,6 da da Globo horário de confronto: 12h56 às 14h25.

Em relação ao “Domingo Legal” de Celso Portiolli no SBT, a  vantagem do “Domingo Show” foi ainda maior: 10,8  pontos contra 6,6 pontos, entre 13h e 15h28.

O programa, apresentado por Geraldo Luís, acumula 4.539 minutos na liderança desde sua estreia, em março de 2014.

UFRN e Escola Agrícola de Jundiaí são homenageadas nos 60 anos da EMATER.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) foram homenageadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN) na manhã desta sexta-feira, 4, na sede empresa, no Centro Administrativo, em Natal.
A distinção foi recebida pelo vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e tem o objetivo de reconhecer a parceria acadêmica, especialmente na área de pesquisa entre as instituições. A placa alusiva foi entregue durante a comemoração aos 60 anos do serviço de extensão rural e aos 40 anos de fundação da EMATER.

“Os servidores e as instituições parceiras têm um relevante papel na história da EMATER e na construção da importância que a empresa tem para a sociedade potiguar. Afinal, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural é o principal agente estatal que aciona as ações para melhorar a qualidade de vida do homem do campo”, destacou o governador do RN, Robinson Faria, presente à solenidade.

Marcaram presenças também no ato os deputados estaduais Fernando Mineiro, Carlos Augusto Maia e Souza Neto, o vereador de Natal Hugo Manso, além de secretários estaduais, representantes de associações e sindicatos de servidores.

TRT-RN transfere o feriado do Dia da Justiça para sexta-feira.

O feriado do Dia da Justiça, celebrado no dia 08 de dezembro por magistrados, servidores, advogados e demais membros do Poder Judiciário, foi transferido, no TRT-RN, para a sexta-feira (11).

Nessa data, não haverá expediente no TRT-RN e nas Varas do Trabalho da 21ª Região e os prazos que porventura devam iniciar-se ou completar-se no dia 11/12 ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil seguinte.

É hoje: Xuxa apresentá seu programa, ao vivo, diretamente da “Fazenda”.

No programa de hoje (07/12) Xuxa invade a Fazenda, conversa com os três finalistas (Ana Paula Minerato, Douglas Sampaio e Luka Ribeiro) e participa da última festa desta temporada, que conta com a presença de todos os peões.

E ainda, mais uma eliminatória do concurso que vai escolher uma atriz para participar do elenco da próxima novela da Record, “A Terra Prometida”.

O programa “Xuxa Meneghel” vai ao ar às 22h30, logo após o Jornal da Record.

Médico agredido ficará afastado do trabalho por uma semana.

O médico Antônio Andrade, agredido na noite de sexta-feira (4), na unidade mista de Saúde de Tibau do Sul, ficará uma semana afastado das atividades. A decisão é da Secretaria Municipal de Saúde do município, que quer preservar o profissional. O clima na unidade voltou ao normal, mas os funcionários ainda estão revoltados com o episódio.

Segundo a diretora da unidade, Elieneide Barbosa Macena, o médico Antônio Andrade atua no local desde março do ano passado, após ter se aposentado de outros locais onde atuava. O histórico do profissional, de acordo com a diretora da unidade, é exemplar. “Ele é uma pessoa muito equilibrada e estruturada. Sempre cumpriu os horários e foi cordial com todos”, garantiu.  Relatando os momentos que antecederam o espancamento, Elienede Barbosa disse que o médico saiu da sala onde realizava uma sutura em outro paciente na tentativa de explicar a Guilherme Mendes de Faria, o agressor, o motivo para que ele não fosse atendido imediatamente. Foi quando o médico passou a ser agredido.

sexta-feira, dezembro 04, 2015

Número de estudantes no ensino superior aumenta; maioria ainda é branca e rica.

Os estudantes de 18 a 24 anos que frequentam ensino superior no Brasil somavam 58,5% do total de estudantes nessa faixa etária em 2014. O percentual é 25 pontos percentuais maior que o de dez anos antes. Os dados foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram que, em 2004, esse número era de 32,9%.

Os dados da pesquisa do IBGE foram calculadas com base no número de estudantes, e não no total de jovens – o que incluiria também os que não estudam. Apesar de o IBGE destacar a tendência de democratização do ensino superior nos últimos dez anos, os dados indicam que os estudantes brancos e da parcela mais rica da população ainda são maioria nas universidades do país. De acordo a pesquisa, em 2004, 54,5% dos estudantes do ensino superior na rede pública pertenciam à parcela 20% mais rica da população brasileira – com renda média por pessoa da residência de R$ 2,9 mil. Dez anos depois, esse grupo ocupava 36,4% das vagas nas universidades públicas.

Após repercutir fim da exibição do “Pica-Pau”, Record volta atrás e renova contrato.

A notícia dada em primeira mão aqui pelo Famosos na Web na tarde desta quinta-feira (03) repercutiu em todo o país. Sendo um dos grandes marcos da emissora, o contrato que dava a Record os direitos de exibição da animação “Pica-Pau” não teria sido renovado. Tudo se iniciou após uma nota divulgada pelo colunista Flávio Ricco, que mostrou um comunicado divulgado para todas as emissoras afiliadas, acabando com o aval que permitia a geração própria da animação que é um coringa e uma arma pronta que já atacou muitas vezes a Rede Globo.

Contudo, o colunista do UOL foi procurado pela emissora para prestar esclarecimentos, sendo desmentido logo então. O canal dos bispos nega que o contrato que se venceu nesta semana não tenha sido renovado, pois ele foi sim renovado e não existiu nenhum comunicado divulgado internamente no qual impedisse que tal produto não fosse mais ao ar.

Há rumores de que a reviravolta tenha sido uma estratégia para repercutir e, quando fosse colocado no ar, ele voltasse a incomodar a emissora carioca como sempre fez. Com a notícia, o acordo entre a Universal Studios e a Record segue, e o “Pica-Pau” segue sendo no Brasil de propriedade deles.

Polícia Civil do RN empossa 38 novos agentes.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte empossou 38 agentes nesta sexta-feira (4), durante solenidade realizada no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Os novos agentes de polícia irão trabalhar na grande Natal e em cidades do interior. No total, 160 policiais civis policiais civis foram empossados durante o ano de 2015, sendo 44 delegados, 29 escrivães e 87 agentes.

“Estamos muito satisfeitos em empossar os nossos novos agentes de Policia Civil do Rio Grande do Norte. Temos a certeza de todos irão contribuir nos esforços permanentes da nossa instituição em oferecer segurança à população do nosso estado. Desde já, contem conosco durante toda a trajetória profissional que se inicia hoje”, ressaltou o delegado geral de Polícia Civil, Stenio Pimentel.

Na solenidade de posse, os três agentes que obtiveram as melhores notas durante o curso de formação receberam certificados e distintivos, aos agentes que entrarão em exercício, dos delegados presentes na mesa da cerimônia. Foram eles: Eduardo Gatto de Azevedo Cabral, primeiro colocado; Antônia Tereza Cristina Almeida Lira, segunda colocada; e Eleison da Silva Nascimento, terceiro colocado.

Participaram do evento o delegado geral de Polícia Civil, Stenio Pimentel; o delegado geral adjunto de Polícia Civil, Adson Kepler; a chefe de gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL), delegada Ilzeny Maria de Morais; o diretor da Academia de Polícia Civil, delegado Francisco Correia Júnior; o diretor de Polícia Civil do Interior (DPCIN), delegado Cleiton Pinho; o diretor adjunto da DPCIN, delegado Lenivaldo Pimentel; o Diretor do Setor de Recursos Humanos da Polícia Civil, o delegado Olavo Ferreira Chaves Filho; e a Diretora da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), delegada Sheila Freitas.

Suspeito de matar garota degolada no RN é encontrado morto em cadeia.

Suspeito de matar a ex-namorada degolada em Ceará-Mirim, na Grande Natal, Weberton Pereira Maciel, de 24 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (4), no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Parnamirim, também localizado na região Metropolitana de Natal.

De acordo com a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), o detento foi encontrado pendurado pelo pescoço em uma cela da unidade.

A direção chamou o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para realizar a perícia. Apenas a perícia vai confirmar se o caso se trata de um suicídio ou assassinato. Weberton cumpria pena desde o dia 9 de novembro, pelo assassinato de Kassia Fabíola Pereira, de 14 anos. O detento chegou a confessar o crime. Ele já havia tentado se matar com uma faca quando se entregou para a polícia.

Esta é a 29ª morte registrada no sistema prisional potiguar somente este ano. Do total, 25 detentos foram assassinados a facadas ou encontrados enforcados, mortos em condições suspeitas. Outros dois morreram soterrados após o desabamento de um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

No início do ano, um adolescente morreu ao ser baleado em uma unidade para cumprimento de medida socioeducativa durante uma tentativa de resgate no Ceduc de Caicó. Os números são da Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Via g1/RN.

Governo e Caixa assinam termo para mais 6 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.

O Governo do Estado garantiu a construção de mais 6 mil unidades habitacionais no Rio Grande do Norte por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Na tarde desta sexta (4), o governador Robinson Faria assinou um termo de cooperação com a Caixa Econômica Federal – por meio da Secretaria de Estado do Trabalho da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e Companhia Estadual de Habitação (Cehab) – para a ampliação do programa em todas as suas modalidades no RN.

Com a assinatura, foi definida a construção destas 6 mil novas unidades habitacionais a partir do próximo ano na região metropolitana de Natal e outros municípios do interior como Caicó, Assu, Apodi e Santa Cruz. São Gonçalo deverá ter o maior número de casas: 1600 unidades.

“É uma cooperação técnica porque nós vamos lançar nosso selo moradia cidadã do Governo do Estado para que a Caixa Econômica seja nossa parceira no Minha Casa Minha Vida e que trate também os projetos de moradia e habitação do estado com prioridade”, explicou a secretária de Assistência Social, Julianne Faria.

O governador destacou que o déficit de habitação no Rio Grande do Norte é muito alto e que esta área será uma das prioridades de sua gestão. “Faremos o necessário para garantir teto aos potiguares que ainda não têm casa própria”, assinalou Robinson, destacando que esta ação irá movimentar a indústria da construção civil e toda a sua cadeia produtiva (lojas de material de construção, indústria de cimento etc).

Os beneficiados são famílias com renda de até R$ 2.350. Cada casa tem custo estimado em R$ 70 mil. Portanto, o investimento total deverá ser de aproximadamente R$ 420 milhões.

Acompanharam a solenidade, o superintendente da Caixa, Roberto Linhares, o vice-presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza, o diretor presidente da Cehab, Carlos Antônio de Araújo, e o secretário de Relações Institucionais, Hudson Brito.

Prefeitura de João Câmara/RN está realizando pagamento de novembro hoje.

A Prefeitura de João Câmara/RN está realizando o pagamento dos Servidores Municipais referente ao mês de novembro nesta sexta-feira dia 04.

 Mesmo diante do quadro de crise financeira que assola todo o país, a Prefeitura de João Câmara/RN, garantiu mais um mês de pagamento em dia para o trabalhador.

Os pagamentos representam uma grande importância para o município.

BB libera crédito de R$ 1,63 bilhão para empresas pagarem o décimo terceiro.

O Banco do Brasil liberou R$ 1,63 bilhão em crédito para 33,1 mil empresas pagarem o décimo terceiro dos funcionários. O balanço foi divulgado ontem (3) pela instituição financeira.

Neste ano, o lançamento da linha de crédito foi antecipado de setembro para 31 de julho. As contratações podem ser feitas até 30 de dezembro em todas as agências do banco no país. O prazo de pagamento pode chegar a 24 parcelas, com até 90 dias de carência para o pagamento da primeira prestação.

Os empréstimos têm juros equivalentes à Taxa Referencial (TR) mais 2,34% ao mês. Caso a empresa use um bônus que permite a devolução mensal de 10% do valor dos juros a quem quita as parcelas em dia, a taxa cai para TR mais 2,1% ao mês.

A linha de crédito é destinada a empresas de qualquer ramo e de qualquer faixa de faturamento, mas, de acordo com o banco, atende, principalmente, às micro e pequenas empresas. Até 100% da folha de pagamento pode ser financiada, além dos encargos sociais.

Amanhã dia 05/12/2015 acontecerá o V Aberto de Xadrez de João Câmara/RN.


Sine RN oferece 71 vagas de emprego nesta sexta feira.

O Sine-RN oferece nesta sexta-feira (04), mais de 71 oportunidades de emprego em Natal e Grande Natal e Mossoró e Região

Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h as 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e interior do Estado.

Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG),Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com os horários das centrais do cidadão e no SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Vagas PERMANENTES Natal e Grande Natal
OCUPAÇÃO      QUANTIDADE DE VAGAS
AUXILIAR DE COZINHA 1
AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS 1
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 4
TORNEIRO MECÂNICO 1
VENDEDOR PRACISTA 20
Total 27

Vagas MOSSORÓ e Região
OCUPAÇÃO  QUANTIDADE DE VAGAS
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO 4
CHAPEIRO 1
COSTUREIRA EM GERAL 1
ELETROTÉCNICO 13
FORNEIRO DE PADARIA 2
INSTRUMENTISTA DE PRECISÃO 12
LAVADOR DE CARROS 1
MECÂNICO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS (MANUTENÇÃO) 2
MONTADOR DE MOVEIS DE MADEIRA 1
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES 1
TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA 1
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 1
TORNEIRO MECÂNICO 2
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA 2
Total 44

Dilma recebe o presidente eleito da Argentina.

A presidenta Dilma Rousseff recebe nesta sexta-feira (4) o presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri. O encontro, a convite de Dilma, terá o formato de uma audiência, pois o argentino ainda não assumiu o cargo.

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, não há uma pauta específica para ser discutida, a intenção é tratar dos temas da agenda de integração bilateral, bem como de assuntos de interesse comum nos planos regional e internacional. O encontro está marcado para as 10h no Palácio do Planalto. O Brasil será o primeiro destino internacional do presidente eleito da Argentina.

O novo chefe de Estado e de Governo do país vizinho toma posse no próximo dia 10. A viagem ocorre em meio a divergências entre Macri e Dilma em relação à adoção da cláusula democrática contra a Venezuela no âmbito do Mercosul. A cláusula democrática prevê desde a aplicação de sanções comerciais atá a suspensão do país acusado de romper a ordem democrática, mas precisa de consenso para ser aplicada.

Em sua primeira entrevista após a eleição, na semana passada, Macri prometeu invocar a cláusula “pelos abusos que [o governo venezuelano] está cometendo, como a perseguição de opositores e [a suspensão] da liberdade de expressão”.

No dia 30 de novembro, durante entrevista em Paris, onde participou da abertura da Conferência do Clima, a COP21, Dilma discordou de Macri sobre posicionamentos a serem tomados no âmbito do Mercosul. Ela disse que não vai apoiar a utilização da cláusula democrática, como pretende o argentino, com o objetivo de retaliar a Venezuela.

Segundo a presidenta, é necessário um fato determinado para que a medida seja adotada no bloco regional que reúne, além dos três países, o Paraguai e o Uruguai. A próxima cúpula de líderes do Mercosul está marcada para o dia 21 de dezembro, na capital paraguaia, Assunção.

Após a visita a Brasília, Macri segue para São Paulo, onde vai se reunir com empresários.

III TORNEIO DE VÔLEI DE AREIA na AABB João Câmara/RN.


Flávio Veras é preso mais uma vez em operação do Ministério Público.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (4) o desdobramento da Operação Maresia, que que investiga a prática de crimes contra o patrimônio público no município de Macau, na região da Costa Branca. Ao todo, cinco mandados de prisão foram cumpridos, sendo um deles o do ex-prefeito Flávio Veras.

Esta é a segunda vez que Flávio Veras é preso durante uma ação do Ministério Público só em 2015. A primeira aconteceu no dia 23 de março, quando o ex-prefeito foi detido em virtude das investigações da Operação Máscara Negra, que investiga crimes de corrupção. O ex-prefeito foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por peculato, superfaturamento na contratação de bandas e equipamentos para o Carnaval e outras festas no ano de 2011. Ainda segundo a MP/RN, foram presos também José Matias Alves Júnior, ex-secretário municipal; o advogado Miguel Fernandes de França; o atual chefe de gabinete da Prefeitura de Macau, Ailson Salustino Targino; e o vereador Joad Fonseca da Silva.

Quatro em cada dez empregados domésticos contribuem para a Previdência, diz IBGE.

O número de empregadas domésticas que contribuem para a Previdência Social aumentou entre 2004 e 2014, de acordo com dados divulgados hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Síntese de Indicadores Sociais. No ano passado, 40,3% das domésticas pagavam para ter acesso às garantias previdenciárias. Dez anos antes o percentual era de 27,8%. O levantamento é feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

O aumento mais expressivo ocorreu entre 2009 e 2011, quando o percentual saltou de 30,9% para 35,7%. Segundo os pesquisadores que participaram do estudo, o aumento antecede a própria lei que regularizou o trabalho das domésticas, porque o debate em torno do tema serviu de motivação para que elas buscassem os direitos previdenciários.

O maior patamar de contribuição é verificado entre as domésticas que trabalham 40 horas ou mais por semana, grupo em que mais da metade (56,8%) já paga para ter direito às garantias previdenciárias. Entre as que trabalham 39 horas ou menos, o percentual está em 23,2%.

Os dados sobre as empregadas domésticas incluem tanto as formalizadas quanto as que não têm carteira assinada.

Morre humorista do “Zorra Total” e “A Praça é Nossa”, Tutuca.

Ontem quinta-feira (03), morreu no Rio de Janeiro, o humorista, Ulisver João Baptista Linhares, ele tinha 83 anos de idade, e morreu vítima de uma parada cardíaca. Ele ficou conhecido por atuar em programas como o “Zorra Total” da Rede Globo e “A Praça é Nossa” do SBT.

Tutuca estava internado no hospital Barra D’Or, no Rio, desde a última terça-feira (01), após sofrer o seu terceiro AVC. O velório do comediante está marcado para acontecer neste sábado (05), às 14h, no Crematório do Caja.

“Ele estava muito mal. Conheci Tutuca há mais de 40 anos, no programa ‘Noites Cariocas’, onde Zé Bonitinho e outros personagens surgiram. Convidei-o para a ‘Praça’, ficou bastante tempo. Depois, ficou doente e pediu para parar. Cheguei a pedir para Chico Anysio levá-lo para a ‘Escolinha’. Era um cara muito boa gente. Tremendo profissional, nunca deu trabalho”, falou Carlos Albeto de Nóbrega.

Governo envia à Assembleia projeto de Lei que corrige falhas no Plano de Carreira da Saúde.

O Governo do Estado enviou ontem quinta-feira (03) à Assembleia Legislativa projeto de Lei Complementar que corrige falhas referentes ao nivelamento e à progressão funcional para os médicos no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN(SESAP) e na Lei Estadual 9.158, de 23 de dezembro de 2008, que trata da gratificação por produtividade (GREP).

As mudanças vão permitir a isonomia entre os médicos que exercem suas funções na SESAP e no Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN) que atualmente não contam com as garantias dos profissionais lotados na Secretaria, mesmo exercendo funções idênticas.

Na proposta enviada à Assembleia, o Governo também institui modalidade de plantão eventual, remunerado como serviço extraordinário, com acréscimo de 50% em relação à hora normal de trabalho. Este plantão eventual tem como objetivo atender situações excepcionais e temporárias, com comprovada necessidade dos serviços declarada por ato do Secretário de Estado de Saúde Pública.

CNBB sai em defesa da presidenta Dilma e ataca Eduardo Cunha .

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criticou ontem (03) o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que autorizou a abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Em nota, a CNBB questiona os motivos que levaram Cunha a aceitar o pedido de abertura do processo. Manifestando “imensa apreensão”, a comissão da CNBB diz que a atitude de Cunha “carece de subsídios que regulem a matéria” e que a sociedade está sendo levada a crer que “há no contexto motivação de ordem estritamente embasada no exercício da política voltada para interesses contrários ao bem comum”. Para a CNBB, Cunha agiu por interesse pessoal.

A entidade católica, que, na época em que o então presidente Fernando Collor enfrentou processo de impeachment, participou de uma manifestação pela ética na política, afirma no comunicado divulgado hoje que “o impedimento de um presidente da República ameaça ditames democráticos, conquistados a duras penas”. “[…] Que autoridade moral fundamenta uma decisão capaz de agravar a situação nacional com consequências imprevisíveis para a vida do povo? […] É preciso caminhar no sentido da união nacional, sem quaisquer partidarismos, a fim de que possamos construir um desenvolvimento justo e sustentável”, acrescenta a comissão da CNBB.

quinta-feira, dezembro 03, 2015

Diário Oficial publica autorização para o Curso de Medicina na Ufersa.

A autorização do Curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi publicada no Diário Oficial da União – DOU desta quarta-feira, dia 03 de dezembro, página 12, seção 1, pelo Ministério da Educação – MEC, com a oferta de 80 vagas anuais para o Campus de Mossoró.

Com a decisão, a graduação em Medicina já constará na lista de cursos ofertados pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU de 2016.1, com 30 vagas e, a partir de então, serão 40 entradas por semestre.

Há mais de um ano, a Universidade vem se preparando para a implantação do Centro de Saúde da Ufersa. Uma equipe de sete professores, já empossados, vinha trabalhando na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso – PPC, organizando a aquisição de material, espaço e as diretrizes para o funcionamento do curso.

METODOLOGIA – Dentro da proposta pedagógica, o curso de Medicina da Ufersa funcionará de acordo com a “Metodologia Ativa”, isso significa que os estudantes da graduação serão inseridos na rede local de atenção à saúde desde o primeiro semestre letivo. Para a professora Andréa Taborda, uma das coordenadoras do PPC, “os estudantes terão maior aproximação com as problemáticas locais”.

Com a publicação da Autorização, a Universidade irá nomear ainda nesta quinta-feira, dia 3, mais 12 novos professores aprovados em concurso público. Também já foram empenhados a aquisição de material para laboratório e material de anatomia para os anos iniciais, além do acervo bibliográfico.

ACOMPANHAMENTO – A implantação do curso de Medicina na Ufersa está no âmbito da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, do Ministério da Educação, que, entre outras diretrizes, prevê a avaliação periódica por uma Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas – CAMEM.

Acesse o Diário Oficial da União: 

Netinho publica foto no hospital: “está tudo certo”.

O cantor Netinho postou nesta quarta-feira (2) uma foto em seu perfil no Facebook fazendo sinal de positivo no hospital onde está internado, no Centro de São Paulo.

“Naquela época eu vim aqui no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, fiz muitos exames que deram todos OK, mas voltei pra casa com a mesma tontura. Apesar de tudo mais ter passado, a tontura não diminuiu, ao contrário, aumentou, e há dois meses não saio de casa nem trabalho pois não consigo permanecer por muito tempo em pé, tenho que sentar ou deitar”, explicou, como já havia dito terça-feira (1º).

Ele está desde segunda-feira (30) e disse que usará apenas a rede social para se manifestar nesse período. “Sigo, como nos dois anos e meio últimos, sob os cuidados do Dr. Roberto Kalil Filho e sua equipe. Está tudo certo e esta internação é para uma definição desta tontura. Obrigado”, finaliza.

Netinho foi internado em um hospital de Salvador no dia 24 de abril de 2013. Na ocasião, os médicos que o acompanhavam constataram alterações no fígado do cantor. Numa biópsia para descobrir as causas, o artista teve uma hemorragia.

Escola de Música discute ensino para pessoas com deficiências visuais.

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) realiza, de 8 a 12 de dezembro, no auditório Onofre Lopes, o III Encontro sobre o Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual. A temática desta edição é “Saberes e práticas em música, deficiência e inclusão”.
 

O evento tem a parceria da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEx), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPg), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPesq) e do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC).

A programação também incorpora o I Seminário de Música e Inclusão, que inclui atividades voltadas para outros tipos de deficiência como o autismo, a deficiência auditiva e a síndrome de Down. O evento conta com palestras, apresentação de trabalhos e minicursos envolvendo profissionais de renome nacional e internacional nas áreas da educação musical específica e de tecnologia assistiva para compartilhar ideias, produtos, metodologias e experiências. Além disso, o encontro abrirá espaço para apresentações culturais de projetos de inclusão, como a banda Braille e grupo “Esperança Viva”,constituído por pessoas com deficiências visuais

Entre os músicos e educadores convidados estão Viviane Louro, da  Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Danilo Guanais, da EMUFRN, Jorge Gonçalvez, da Universidade de Aveiro (Portugal), Vilson Zattera, da Universidade de Campinas (UNICAMP), Fábio Bonvenuto, do Conservatório de Música de Guarulhos, e  Dolores Tomé, da Universidade do Porto (Portugal).

Ainda há vagas, as inscrições são gratuitas e acontecem até esta quinta-feira, 3 de dezembro, neste site. Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais ou membros da comunidade em geral que tenham interesse nas temáticas.

Escola Alzira Matias de Melo promoveu culminância do Projeto: "O Mundo Contextualizado da Leitura e da Escrita".




Gestores da Escola Alzira Matias Acylino e Fátima André.

A Escola Municipal Professora Alzira Matias de Melo, localizada na cidade de João Câmara/RN, realizou desde ontem (quarta-feira 02), a culminância do Projeto Leitura e Escrita que foi desenvolvido durante alguns meses. O evento que  contou com a participação de todos os professores, coordenadores, funcionários, alunos e os pais, que poderam ver e aplaudir o que seus filhos produziram. A abertura do evento foi realizado na tarde de ontem com apresentações de diversos musicais.

"O objetivo desse Projeto "O Mundo Contextualizado da Leitura e da Escrita" é de incentivar e estimular o gosto pela leitura, promover e despertar o interesse pela interpretação e produção dos diferentes gêneros textuais, visando inserir os alunos na sociedade como cidadãos". disse a diretora Fátima André.

Algumas imagens:
A secretaria Municipal de Educação Andréia e a diretora da Escola Fátima André.











A escola municipal monsenhor Deusdetih Craveiro de melo CAIC,realizou na manhã da última sexta (05) a culminância dos projetos desenvolvidos durante o ano de 2014 na escola.O evento que contou com a participação de todos os professores,coordenadores, alunos e os pais, que poderam ver e aplaudir o que seus filhos produziram durante o ano.A abertura do evento foi realizada com uma apresentação do Soproarte com a música inverno a Deus com os alunos do projeto acompanhados pelo professor Lucas

Leia mais em: http://www.jfagora.com/escola-caic-promove-culminancia-dos-projetos-de-leitura-e-arte.html
Todos os direitos reservados © portal jfagora.com
A escola municipal monsenhor Deusdetih Craveiro de melo CAIC,realizou na manhã da última sexta (05) a culminância dos projetos desenvolvidos durante o ano de 2014 na escola.O evento que contou com a participação de todos os professores,coordenadores, alunos e os pais, que poderam ver e aplaudir o que seus filhos produziram durante o ano.A abertura do evento foi realizada com uma apresentação do Soproarte com a música inverno a Deus com os alunos do projeto acompanhados pelo professor Lucas.

Leia mais em: http://www.jfagora.com/escola-caic-promove-culminancia-dos-projetos-de-leitura-e-arte.html
Todos os direitos reservados © portal jfagora.com
A escola municipal monsenhor Deusdetih Craveiro de melo CAIC,realizou na manhã da última sexta (05) a culminância dos projetos desenvolvidos durante o ano de 2014 na escola.O evento que contou com a participação de todos os professores,coordenadores, alunos e os pais, que poderam ver e aplaudir o que seus filhos produziram durante o ano.A abertura do evento foi realizada com uma apresentação do Soproarte com a música inverno a Deus com os alunos do projeto acompanhados pelo professor Lucas.

Leia mais em: http://www.jfagora.com/escola-caic-promove-culminancia-dos-projetos-de-leitura-e-arte.html
Todos os direitos reservados © portal jfagora.c



Vereador Mauricio e alguns funcionários da escola.
O objetivo desse projeto Mundo encantado da leitura com Ana Maria machado é de encentivar e estimular o gosto pela leitura,promover e despertar o interesse pelainterpretação e produção dos diferentes gêneros textuais,visando inserir os alunos na sociedade como cidadãos.

Leia mais em: http://www.jfagora.com/escola-caic-promove-culminancia-dos-projetos-de-leitura-e-arte.html
Todos os direitos reservados © portal jfagora.com

Apostador saberá com antecedência se haverá três sorteios da Mega-Sena na semana.

A Caixa Econômica Federal informou, em portaria publicada hoje (3), no Diário Oficial da União, que passará a divulgar, para o público em geral, com antecedência mínima de 15 dias do primeiro sorteio, a ocorrência dos três sorteios na mesma semana em razão de motivação temática especial. 

Normalmente, os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados.

Bebê sem braços pinta com os pés e vai a creche: 'Rotina normal', diz mãe.

Heitor Cordeiro é um menino de 2 anos que está entre as 508 crianças que frequentam, brincam e dão os primeiros passos na educação básica em uma creche municipal de Sorocaba (SP). Ele chama a atenção não só pelos cílios grandes, mas também por uma má-formação genética que o fez nascer sem os braços e com encurtamento nas pernas.

A deficiência o obrigou a usar os pés para substituir os movimentos que são tipicamente feitos com as mãos e, para se locomover, ele aprendeu a arrastar o quadril para, assim, poder "ir e vir" livremente. 

Nesta quinta-feira (3) é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Para que Heitor pudesse frequentar a escola, a mãe dele, Talitalinda Aparecida Ribeiro Cordeiro, de 24 anos, precisou conversar com a professora e com a equipe gestora da unidade que iriam recebê-lo. "Eu tive que contar sobre a rotina do meu filho e o seu desenvolvimento até então. É uma rotina normal", conta a mãe.

Depois desta conversa, os profissionais da creche foram orientados e assim começou um processo de adaptação do Heitor na unidade. Um procedimento de adaptação também foi feito com as demais crianças no início da atividade escolar do menino.

UFRN entrega obras nos campi de Natal e do interior neste mês.

A administração central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entrega neste mês de dezembro um conjunto de obras. Na próxima segunda-feira, 7, inaugura o Departamento de Assistência ao Servidor (DAS), um edifício com três andares. O DAS tem estrutura para ofertar serviços básicos de emergência, enfermarias, laboratórios exames de rotina (sangue, parasitológicos), gabinetes de odontologia, oftalmologia e atendimento clínico geral.

No interior, serão igualmente inaugurados, no dia 9, no Campus Macaíba, o Restaurante Universitário; três laboratórios (de Controle de Qualidade de Alimentos, de Nutrição Animal, e de Sólido e Resíduos Orgânicos). Além destes, reforma e ampliação das instalações físicas: dos cursos técnicos em Informática, Agropecuária e Agroindústria; da diretoria da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e do Centro Vocacional Tecnológico.

No último mês de novembro foram inaugurados o Laboratório de Planejamento de Políticas Públicas (LABPLAN), no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA); o Laboratório de Turismo, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); o Laboratório de Geologia e Geofísica do Petróleo II, no Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET); a expansão de leitos e equipamentos para cirurgia na UTI, do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) e o DATACENTER, no Campus Santa Cruz.

Com dólar em alta, cresce lucro de exportadores de melão do RN.

Para os produtores de frutas irrigadas, em especial para os exportadores do melão que é colhido no sertão potiguar, a crise econômica não tem sido um mal negócio. Como quem dita as regras da exportação nacional é a moeda americana, a alta do dólar está fazendo os lucros saltarem.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Rio Grande do Norte exportou 64 mil toneladas de melão entre os meses de janeiro e outubro deste ano, com um faturamento de 41,4 milhões de dólares até então. No mesmo período do ano passado, foram para fora do país 52,4 mil toneladas do fruto e a arrecadação foi de U$ 38 milhões – o que representa um crescimento de 9% apesar de o estado enfrentar a pior estiagem dos últimos 100 anos.

“O estado enfrenta uma seca terrível. São quatro anos seguidos de chuvas abaixo da média. Mas, até agora, essa estiagem não afetou a nossa produção. Isso porque as nossas plantações são irrigadas com água de lençóis freáticos, e não diretamente das chuvas. No entanto, é claro que a situação preocupa. Se não voltar a chover logo, os poços irão secar e não teremos de onde retirar a água”, ressaltou Marcellus Fernandes, que é atendente de exportações da Agrícola Famosa, a maior produtora e exportadora de melão e melancia do país.

"Ano passado, uma caixa com sete frutos era vendida para o mercado exterior a U$ 7,50. Agora, a caixa não sai por menos de R$ 9. Devemos chegar ao final do ano com um crescimento de 30%", comemorou o gerente.