sexta-feira, outubro 07, 2016

Pessimismo diminui, mas brasileiros adiam compras de maior valor.

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 1,1% em setembro na comparação com agosto, confirmando que os brasileiros estão menos pessimistas. Embora esteja 4,2% acima do registrado em setembro de 2015, o INEC continua 5,3% abaixo da média histórica, que é de 108,9 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (7), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O aumento do indicador é resultado da melhora das expectativas em relação à inflação e ao desemprego nos próximos seis meses. O índice de expectativas sobre a inflação aumentou 3,6% e o do desemprego cresceu 2,4% em setembro na comparação com agosto. Quanto maior o índice, maior é o número de pessoas que esperam a queda da inflação e do desemprego.

De acordo com a pesquisa, as expectativas sobre o endividamento e a situação financeira também melhoraram um pouco. Mas as perspectivas em relação à própria renda e à compra de bens de maior valor, como automóveis, eletrodomésticos e móveis, continuam pessimistas, diz a pesquisa. O indicador de expectativas sobre a renda pessoal caiu 2,4% e o de perspectivas de compra de maior valor recuou 0,9% em setembro frente a agosto.

Furacão Matthew: Número de mortes no Haiti sobe para 842.

Subiu para 842 o número de vítimas fatais no Haiti, após a passagem do furacão Matthew, de acordo com os últimos dados divulgados pelas autoridades locais. As informações são da Agência Ansa.

Desde segunda-feira (3), países do Caribe estavam em alerta para a aproximação do fenômeno meteorológico, considerado o mais perigoso a atingir a região na última década. Na Jamaica, o furacão trouxe ventos fortes ventos e chuvas que alagaram várias cidades.

Na terça-feira (4), o Matthew atingiu o Haiti e o território cubano com ventos de 230 quilômetros por hora (km/h), devastando cidades e áreas de cultivo. O Haiti foi, até o momento, o país mais atingido pelo furacão. O número de vítimas ainda pode crescer, já que muitas áreas estão inacessíveis para as equipes de resgate.

A região mais castigada foi o Sul do país, com 300 mil residências danificadas. Somente na cidade de Roche-a-Bateau 50 pessoas morreram. Na vizinha Jeremie 80% das casas vieram abaixo. Agentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) disseram que a situação do Haiti é “apocalíptica” e que há 500 mil crianças desabrigadas ou em zonas de risco.

Em Cuba, as autoridades alertaram os moradores de Guantánamo, Santiago, Holguín, Granma e Las Tunas. Mais de 300 mil pessoas foram evacuadas e os voos foram suspensos, tanto os domésticos quanto os internacionais.

Estados Unidos
Após o rastro de destruição que deixou no Caribe, o Furacão Matthew chegou na manhã de hoje (7) à costa Sul dos Estados Unidos. Cerca de 2 milhões de pessoas que moram no litoral dos estados da Flórida, da Carolina do Sul e da Geórgia estão se deslocando para o interior do país, no que é considerado o maior êxodo provocado por desastres naturais registrado nos Estados Unidos, nos últimos dez anos.

Os ventos, de até 210 km/h, atingiram transformadores de energia elétrica, deixando 225 mil pessoas sem eletricidade. As autoridades estão divulgando sucessivos avisos para que moradores deixem as áreas de risco e procurem imediatamente abrigo.

SINTE Regional de João Câmara/RN informa.


Quase metade dos brasileiros vive em cidade sem sala de cinema, diz pesquisa.

De 2013 a 2015, o número de salas de cinema no país cresceu 12,2%, de 2.679 unidades em 2013 para 3.005 em 2015. Apesar do crescimento, 46% dos brasileiros não dispõem de salas de cinema no município onde vivem. Em 2012, esse percentual era de 51,6%.

Os dados fazem parte do estudo Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro, feito pela Tendências Consultoria pela Motion Picture Association (MPA), entidade que representa os seis maiores estúdios de Hollywood em todo o mundo, a pedido do Sindicato da Indústria Audiovisual (SICAV), com sede no Rio de Janeiro.

O estudo levou em consideração as informações mais recentes da Matriz de Insumo -Produto (MIP) de 2013, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que analisa a estrutura produtiva brasileira e os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referentes a 2013 e 2014. O estudo vai ser lançado hoje (7) no RioMarket, área de negócios do Festival do Rio.

“Há uma concentração geográfica das salas de cinema em relativamente poucos estados, portanto, precisa ter mais oferta física para que as pessoas possam consumir também produto audiovisual”, disse o diretor da Motion Picture Association-America Latina (MPA-AL), Ricardo Castanheira, à Agência Brasil.

Grávida de 12 anos vai a hospital, e o 'marido', de 40, mente: 'Ela tem 20'.

 A menina tinha muitas estrias na barriga



Uma menina de 12 anos, que estava grávida, foi levada a um hospital de Xuzhou (China) pelo "marido", de 40. Para não ter que se explicar pelo caso de abuso, o homem mentiu, dizendo que a menina tinha 20 anos.

O homem, que estava acompanhado de uma mulher, que afirmava ser a sogra da menor, disse que a menina, supostamente aos três meses de gravidez, precisava fazer um exame de rotina para verificar a saúde do feto.

"Ela certamente não está perto dos 20 anos", questionou um funcionário do hospital, de acordo com o "Daily Star".

"Eu a trouxe para fazer o exame, faça o seu trabalho", rebateu o "marido".

Um médico ouviu a discussão e imediatamente chamou a polícia.

A menina não falava mandarim. A polícia suspeita que ela tenha sido levada para a China como uma noiva comprada no Sudeste Asiático, especialmente no Vietnã.

O "marido" foi preso.

MEJC faz mutirão com exames de mamografia e ultrassonografia.

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza no próximo dia 18 de outubro um mutirão voltado para a prevenção do câncer de mama. A ação consiste em intensificar na sociedade a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Durante o mutirão serão disponibilizadas 500 consultas de mamas, além de exames de mamografia e ultrassonografia para as mulheres atendidas no consultório e que tiverem a recomendação médica para a realização do exame. Em paralelo, serão realizadas rodas de conversas com o público sobre os Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama, Prevenção e Autoexame; Fatores de Riscos, Sintomas e Diagnóstico Precoce.

As mulheres interessados nos atendimentos devem realizar agendamento prévio no período de 10 a 14 de outubro, por meio do telefone (84) 99193 6033.

De acordo com a maternidade, no primeiro semestre deste ano foram realizados na instituição cerca de 5.800 procedimentos relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, desses merecem destaque as 2.100 consultas com mastologista e os 2.120 exames de mamografia.

O mutirão está inserido na campanha “Outubro Rosa”, movimento popular internacional que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade do câncer de mama, doença que mais acomete mulheres em todo o mundo e a importância do seu diagnóstico precoce.

MEJC
A maternidade é um hospital de assistência e ensino da UFRN, que desenvolve atividades de formação de recursos humanos, pesquisa e extensão e se encontra inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) como referência em gestação de alto risco, cirurgia e endoscopia ginecológica, reprodução assistida e ambulatórios especializados de ginecologia.

Abrigo de idosos precisa de ajuda urgente.

sdfghtgfdhj.jpg


Lar para idosos está passando por sérias dificuldades. São 60 especiais velhinhos precisando da ajuda. Contato para mais informações no folder acima.

Campus João Câmara abre seleção para professor substituto.

A Diretoria Geral do Campus João Câmara, através do edital Nº 30/2016, torna público as inscrições para o processo seletivo simplificado destinado a contratação de professor substituto. Será ofertada uma vaga para professor de Ensino básico, Técnico e Tecnológico para a disciplina de Língua Inglesa.

As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 10 de outubro no site professorsubstituto.ifrn.edu.br  e acontecerão até 7 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária até a data do vencimento. O candidato que desejar solicitar isenção da taxa deve anexar cópias do RG, CPF, comprovante de cartão com o Número de Identificação Social (NIS) e número de inscrição no processo seletivo, com os respectivos originais para simples conferência. Os documentos devem ser entregues ao setor de protocolo do Campus João Câmara, no período de 10 a 13 de outubro.

O processo seletivo será constituído de uma prova de desempenho e de uma prova de títulos. A Prova de Desempenho será composta de uma Aula Expositiva, realizada perante banca examinadora composta por três profissionais da área da Disciplina ou da área de Educação.  Já a Prova de Títulos, terá caráter classificatório, sendo considerada pela banca examinadora a formação universitária e a experiência profissional do candidato. O resultado final do processo será disponibilizado a partir do dia 05 de dezembro de 2016.

Mais informações acesse o edital:
Edital Nº 30/2016 – Campus João Câmara

UFRN debate seguridade social e trabalho em seminário no CCSA.

Com apoio do Departamento de Direito Privado (DPR), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, na sexta-feira, 14, no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o XIV Seminário de Seguridade Social e Trabalho.

O tema do seminário é Direitos sociais, crise democrática e neoliberalismo: diagnóstico e perspectivas, o evento é promovido pelo Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho (Gesto). O objetivo central é proporcionar a divulgação e a atualização de conhecimentos sobre temáticas relacionadas à política dos direitos sociais, aos direitos trabalhistas, da seguridade social e da sociologia jurídica.

As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), neste link. Como complemento, o inscrito deve levar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó, a ser entregue no hall de entrada do auditório do Nepsa, no dia do evento. A organização informa que será possível se inscrever no local. As atividades se iniciam a partir das 14h.

Governador do RN é vaiado antes do jogo entre Brasil e Bolívia.

A torcida potiguar que compareceu ao estádio Arena das Dunas para acompanhar a partida entre Brasil e Bolívia, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, se manifestou contra o governador Robinson Faria. Antes da bola rolar, o nome de Robinson foi anunciado pelo sistema de som do estádio e, como resposta, ele ouviu uma sonora vaia.

Robinson, contudo, não apareceu para os torcedores. Quando o seu nome foi anunciado, estavam adentrando no campo de jogo o presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, José Vanildo, e os ex-jogadores Jairzinho, tricampeão da Copa do Mundo de 1970, e Souza, que atuou pelo América. Os três foram homenageados pela CBF.
 
O governador Robinson Faria vem enfrentando dificuldades para gerir as contas do estado, afetadas pela crise financeira e redução de arrecadação de impostos.

Dois presos são mortos dentro da Penitenciária de Alcaçuz.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) confirmou a morte de presos dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, nesta sexta-feira(7). Os corpos foram encontrados no início da manhã. As vítimas foram mortas com arma branca, acredita-se que uma espécie de estilete artesanal.

Os dois mortos estavam presos por assalto a mão armada. Em decorrência do duplo homicídio, nesta sexta está sendo realizada uma intervenção na maior unidade prisional do RN.

Inscrições abertas para Projeto de Iniciação Esportiva da UFRN.

Crianças de escolas públicas e filhos de servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm a chance de praticar esportes gratuitamente por meio do Projeto de Iniciação Esportiva da UFRN, que está com inscrições abertas para as modalidades de atletismo, vôlei, vôlei de praia e futebol de salão.

Podem participar crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, distribuídos de acordo com as idades. No total, são disponibilizadas 300 vagas entre os turnos matutino e vespertino.

Segundo a diretora do Complexo de Esportes e Eventos da instituição, Suzet Cabral, “o projeto contribui para fazer do complexo esportivo da UFRN um grande centro de treinamento voltado à comunidade”. As inscrições são realizadas na secretaria do ginásio da UFRN e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3342-2397.

Pai é preso em flagrante ao tentar vender filho de 4 meses no Facebook.

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira na rodoviária de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, após tentar vender seu filho de 4 meses através do Facebook. As conversas foram apreendidas no próprio celular do homem e incluídas ao inquérito.

Segundo o delegado Paulo Sergio Lauretto, responsável pelo caso, a família, que é de São Gabriel do Oeste, interior do Mato Grosso do Sul, estava na rodoviária pedindo ajuda para embarcar para São Paulo e, ao serem abordados por assistentes sociais, a mãe demonstrou desespero e confessou que o bebê seria vendido por seu marido para uma mulher que mora em São Paulo. Além do bebê, o casal tem uma filha de cinco anos.

A polícia prendeu o homem em flagrante. De acordo com o delegado, o pai confessou a tentativa de venda e disse que havia se arrependido da negociação. Em depoimento, a mãe disse que o homem havia tentado negociar a venda da criança antes mesmo do seu nascimento, mas havia desistido. A mulher que aceitou a negociação é estudante de Direito e mora em São Paulo. Ela ainda não se apresentou à polícia.

Foi decretada a prisão preventiva do pai, que passou por audiência de custódia nesta sexta-feira em Campo Grande. De acordo com o delegado, o pai e a estudante de Direito deverão responder criminalmente por “prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa”, de acordo com o artigo 238 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com pena de um a quatro anos de prisão, e multa.

Na delegacia, o pai relatou desespero após perder o emprego e passar por dificuldades financeiras e, por isso, retomou a ideia de vender o filho. Segundo o delegado, ele trata a negociação como doação e ajuda de custos. “O pai da criança não usa o termo ‘vender’, ele alega que daria a criança por não condições de criá-la, mas confessa que pediu uma ajuda de custo de 3.000 reais, aceita pela mulher com quem negociava”.

Detran cadastra empresas de desmanches de veículos a partir de 1º de novembro.

O Detran/RN vai abrir o credenciamento para as empresas que atuam com desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas em todo o Estado. Os representantes das empresas podem procurar o setor de Registro de veículos do Detran para se cadastrar a partir de 1º de novembro e têm um prazo de 60 dias para coletar toda documentação exigida.

A partir do dia 1º de janeiro de 2017 terá início a fiscalização. Pela lei, o registro das empresas cadastradas terá validade de 1 ano para a primeira vez, e 5 anos depois da primeira renovação. A medida é uma forma de se adaptar à Resolução do Contran nº 611 de 24 de maio de 2016 que regulamenta a Lei Federal n.° 12.997 e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres e estabelece critérios para a baixa de registro de veículos a que se refere, assim como os prazos para efetivação.

Diretora de escola é espancada por jovens após denunciar irregularidades.

A diretora de uma escola estadual em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi espancada por dois jovens desconhecidos após denunciar irregularidades que, segundo ela, aconteciam na unidade. Para ela, o ataque foi uma tentativa de intimidá-la para que a investigação não continuasse. As agressões chegaram a causar um traumatismo craniano na vítima. A polícia já está investigando o caso e um boletim de ocorrência foi registrado.

A diretora agredida mudou-se para a Baixada Santista neste ano. Em São Paulo, ela foi responsável pela escola que atingiu o maior IDEB da capital paulista. Abalada e com hematomas no rosto e no corpo, a diretora precisou ser afastada do trabalho, mas garante que voltará a unidade e vai transformar a escola em uma das melhores da cidade.

Há 29 anos dentro da rede pública de ensino, a profissional, que prefere não ser identificada, saiu da capital paulista para ser diretora da Escola Estadual Vicente de Carvalho, no Centro de Guarujá. Assim que chegou, foi muito bem recebida pelos professores e alunos. Com a chegada dela na escola, a atual gestora virou vice-diretora.

“Quando mudamos de escola temos dez dias para levantar possíveis irregularidades. Se eu não aponto, eu passo a responder por elas. Eu tenho que apresentar a documentação que comprova as possíveis irregularidades e o dirigente de ensino encaminha os procedimentos administrativos. Isso é praxe dentro da Secretaria da Educação”, explica.

Progesp realiza campanha em prol da Liga e do Varela Santiago.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a campanha de doação de materiais Adote, em prol da Liga Contra o Câncer e o Hospital Infantil Varela Santiago. A iniciativa faz parte das diversas atividades que incluem a programação do Mês do Servidor

De acordo com a professora Gilvania Morais, coordenadora do programa Viver em Harmonia, as secretarias de todos os centros e unidades acadêmicas da UFRN estarão recebendo leite em pó e materiais de higiene pessoal (como sabonete, creme dental, shampoo, escova dental, entre outros). As doações serão recebidas até o dia 25 de outubro e entregues no dia posterior para as instituições beneficiadas.

Estimulando a solidariedade da comunidade universitária, a Progesp também realizou nessa quinta-feira, 5, uma campanha de doação de sangue. Mais de 100 pessoas compareceram ao posto de coleta montado em parceria com a Hemonorte no estacionamento do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Cerca de 70 bolsas foram coletadas para o reabastecimento do estoque do Hemonorte.

Assembleia firma convênio para mestrado e doutorado com universidade de Lisboa.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, através da Escola do Legislativo Potiguar, definiu, ontem quinta-feira (6), os detalhes para a assinatura de um convênio com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). Recebidos por diretores do ISCSP, que é uma das três maiores Universidades da Europa, com mais de 50.000 alunos, o diretor da Escola do Legislativo, Carlos Russo, e a secretária-administrativa da Assembleia Legislativa do RN, Dulcinéia Brandão, receberam a confirmação sobre a parceria.

O encontro contou com a participação do presidente ddo ISCSP, Prof. Dr. Manuel Meirinho Martins, que já teve experiência como parlamentar na Assembleia da República de Portugal de 2011 a 2015, além do vice-presidente, Prof. Ricardo Pinto, do coordenador da área de cooperação e desenvolvimento, Prof. Pedro Abreu e o assessor do gabinete da presidência, Jorge Martins.

O ponto de discussão foi o convênio institucional para realização de cursos de mestrado e doutorado, com foco principal nos doutorados em Administração Publica e Ciência Políticas, que foi tecnicamente alinhado para seleção a partir de 2017, para início em outubro do mesmo ano. Foram debatidos valores dos curso, dias de aula, local de estudo, de habitação e refeição para alunos da Assembleia Legislativa que participarem do processo, além de eventuais parceiros do Poder Legislativo, que poderão se beneficiar do protocolo que será assinado.

“Além disso, outro fator importante no encontro foi o acordo para participação conjunta no direcionamento de pesquisas com foco no legislativo, buscando, para isso, realizar supervisões de assuntos nas áreas de interesse da ALRN”, explicou Carlos Russo, que foi convidado pelo professor Manuel Meirinho Martins para acompanhar a abertura do programa de doutorado que começará na sexta-feira (7).

A assinatura do convênio deverá ocorrer até o fim do mês de outubro, quando o presidente do ISCSP estará em Natal e fará a assinatura oficial do convênio junto ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que oferecerá todos os tipos de cursos aos servidores, ratificando sua priorização à modernização da Casa e à Educação.

“Nosso compromisso com a Educação está mantido e o intercâmbio de conhecimento trará frutos positivos tanto para as pessoas que tiverem a oportunidade de realizar a reciclagem, quanto para o Rio Grande do Norte, que terá profissionais cada vez mais qualificados”, disse o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira.

Grupo Semapa promove seminário sobre seca na próxima quinta-feira.

O grupo de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (Semapa), do Departamento de Políticas Públicas (DPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza na próxima quinta-feira, 13, mais uma edição dos Seminários Semapa, com o tema Seca e gestão de recursos hídricos no Nordeste brasileiro: Um desafio para as políticas públicas.

Entendendo a seca como o elemento central do patrimônio climático e simbólico do Nordeste brasileiro, além de algo que afeta as atividades econômicas e o cotidiano das comunidades, o encontro tem como objetivo discutir como as políticas públicas estão inseridas nesse contexto e como elas podem sanar este problema.

Para debater essas questões, o seminário conta com a participação do professor João Abner Guimarães, do Departamento de Engenharia Civil da UFRN, e com a engenheira da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) Geni Formiga.

A atividade, que acontece no auditório I do DPP, localizado no prédio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), começa às 15h. Qualquer pessoa que tiver interesse no tema pode participar. As inscrições serão realizadas no local do evento, que conta com certificado de participação.

Custo da cesta básica cai em 14 capitais e sobe em outras 13; Natal segue com menor valor.

A Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 27 capitais do país, mostra que o conjunto dos itens alimentícios considerados essenciais na mesa dos brasileiros ficou mais barato, em setembro, em 14 localidades, ao mesmo tempo em que subiu de preço em 13 cidades.

O maior reajuste ocorreu em Brasília (2,37%), seguido de Salvador (1,46%), Fortaleza (1,42%) e Recife (1,06%). Em sentido oposto, as maiores quedas foram registradas em Macapá (-5,18%), Goiânia (-4,31%). Campo Grande (-1,95%) e Belo Horizonte (-1,88%).

Os gaúchos são os que estão pagando mais pelos produtos. Em Porto Alegre,o valor da cesta básica atingiu R$ 477,69, o que significa um aumento de 0,71% sobre o mês anterior e uma alta acumulada de 12,56% desde o começo do ano. Ainda na lista das localidades com os maiores custos aparecem São Paulo (R$ 471,57, mas baixa de 0,75% sobre agosto) e Brasília (R$ 461,99, 2,37% mais).

Em Natal, foi encontrado o menor valor (R$ 367,54, com alta de 0,57%) e Aracaju (R$ 371,30, com aumento de 0,16%).

De janeiro a setembro, os maiores reajustes ocorreram nas seguintes localidades: Boa Vista (22,02% e valor de R$ 444,04); Maceió (21,67%) e valor de R$ 394,75) e Salvador (21,54% e valor de R$ 381,93).Já as correções mais baixas, nesse acumulado, foram constatadas em Florianópolis (5,89% e valor de R$ 449,05); Curitiba (8,45% e valor de R$ 424,87) e Manaus (9,15% e valor de R$ 401,44).

O valor do salário mínimo, considerado ideal pelo Dieese, foi estimado em R$ 4.013,08, o que é 4,56 vezes mais do que o mínimo em vigor (R$ 880,00). Em agosto, a entidade tinha avaliado em R$ 3.991,40, valor 4,54 vezes acima do piso oficial.

Pelos cálculos do Dieese, o comprometimento da jornada de trabalho para a compra da cesta básica foi de 103 horas e 31 minutos e considerando o salário mínimo, o valor da aquisição foi correspondente a 51,14% do ganho, um pouco abaixo do registrado em agosto (51,38%).

Entre os 13 produtos pesquisados, os que mais subiram de preço foram o café, mais caro em 24 cidades; a manteiga (em 22 capitais); o arroz (em 20 ); e a carne bovina de primeira (em 20). Já entre os itens com as quedas mais expressivas estão a batata (em 11 cidades) e o feijão (em 21). Via Agência Brasil.

Bancários do BB e bancos privados voltam ao trabalho hoje.

Os bancários do Rio Grande do Norte decidiram, ontem, encerrar a greve que já durava um mês. Em assembleia geral, durante a noite, a categoria aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e, com isso, deu fim à paralisação, deliberando, também, o retorno dos trabalhos para hoje. Os bancários da Caixa Econômica Federal não aceitaram a proposta e decidiram permanecer com a greve.

Os banqueiros asseguraram a proposta de reajuste salarial de 8% ainda para este ano, um abono de R$ 3,5 mil, a ser pago em até 10 dias após a assinatura do acordo, além de oferecer aumento para o programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com base nos índices acordados.

A Fenaban ainda apresentou a possibilidade de conceder licença-paternidade de 20 dias e garantiu o emprego do centro de realocação e requalificação. Também estavam na proposta o aumento de 15% do vale-alimentação. Já o valor do vale-refeição e o auxílio-creche-babá terão um acréscimo de 10%, dentre outros benefícios.

Suspenso, Neymar é liberado por Tite com uma recomendação: "Descansar".

Neymar não ficará com a delegação brasileira depois de receber o segundo cartão amarelo e ficar suspenso para enfrentar a Venezuela, na terça-feira, em Mérida. Antes mesmo da vitória por 5 a 0 sobre a Bolívia, a comissão técnica planejava liberar jogadores que não pudessem participar do próximo jogo. Além do atacante do Barcelona, um quinteto estava por um cartão de ter que cumprir suspensão: Daniel Alves, Miranda, Filipe Luís, Giuliano e Lucas Lima. Todos passaram ilesos em Natal, e continuam à disposição de Tite.

Entretanto, Neymar deixa o hotel com uma recomendação: descansar. Não foi exatamente o que ele fez na primeira vez em que passou por essa situação, no último mês de março. Após ser advertido no empate por 2 a 2 com o Uruguai, em Recife, o atacante foi dispensado e, enquanto o grupo treinava para encarar o Paraguai, em Assunção, surgiu em fotos e vídeos curtindo a noite na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina.

– Falei com o Fábio (Mahseredjian, preparador físico), logicamente com o Tite, e nada mais justo do que ele voltar para casa e descansar. Ele está com 10 jogos seguidos, 16 se contarmos a Olimpíada, sempre jogando 90 minutos. A recomendação é descansar, ele tem numa carga muito grande de jogos. É um atleta consciente, está sempre se cuidando depois de treinos e jogos, sai tarde da fisioterapia – disse Edu Gaspar, coordenador da CBF que negou veementemente que o cartão amarelo de Neymar possa ter sido planejado para que ele não corresse o risco de ficar fora diante da Argentina, no jogo do próximo dia 10 de novembro:

– De maneira nenhuma. Estamos criando um relacionamento de bastante verdade, sinceridade.

Nesta sexta-feira, não é somente Neymar que está livre para fazer o que bem entender. Todos os jogadores da seleção brasileira estão de folga e terão que se apresentar somente para o jantar. Nesse ponto, vantagem para Neymar, que nem dará mais as caras até o encontro em Belo Horizonte, daqui a um mês, para encarar os argentinos.

O Brasil volta a treinar no sábado à tarde, novamente na Arena das Dunas. A viagem para Mérida, em voo fretado, está marcada para domingo.

Brasil atropela Bolívia e faz a alegria da torcida na Arena das Dunas.

Os mais de 30 mil torcedores que foram à Arena das Dunas na noite desta quinta-feira (6) só tiveram motivos para comemorar. O Brasil não tomou conhecimento da Bolívia e venceu a partida da 9ª rodada das Eliminatórias por 5 a 0. Neymar, Philippe Coutinho, Filipe Luís, Gabriel Jesus e Roberto Firmino comandaram a festa verde e amarela em Natal.

Com o triunfo, a seleção brasileira segue na vice-liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo 2018, que será na Rússia. A equipe soma 18 pontos e está atrás apenas do Uruguai, que tem 19.
O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (11), às 21h30, contra a Venezuela, em Mérida. A seleção ‘Vinotinto” é a última colocada, com apenas dois pontos.

Passeio
O primeiro tempo foi de domínio absoluto da seleção brasileira. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 6 minutos. Gabriel Jesus recebeu livre, mas pegou mal. No entanto, não demorou para o placar ser aberto. Aos 11, Neymar roubou a bola do defensor, tabelou com Jesus e só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes da Arena das Dunas.

O segundo tento saiu pouco depois. Aos 25 minutos, Daniel Alves tocou de letra para Giuliano, que se livrou da marcação e rolou para Coutinho. O camisa 11 da seleção ajeitou e mandou para o gol sem chances para o goleiro.

Passeio sem fim. O Brasil chegou ao terceiro aos 38 minutos. Neymar fez boa jogada individual e tocou na medida para Filipe Luís. O lateral bateu no cantinho.

A seleção brasileira não parou por aí e marcou mais um antes do intervalo. Aos 43, Gabriel Jesus recebeu de Neymar e deu uma “cavadinha” para encobrir o goleiro boliviano, dando números finais ao primeiro tempo.

Na volta do intervalo, as ações continuaram de posse do Brasil. Aos 8 minutos, Neymar fez boa jogada e bateu forte. O goleiro espalmou e Giuliano tentou o rebote, mas sem sucesso. Aos 13, foi a vez de Gabriel Jesus cabecear para a defesa do arqueiro. Em seguida, aos 16, Neymar parou novamente em Lampe.

quinta-feira, outubro 06, 2016

I Tremores Combat de Jiu-Jitsu em João Câmara/RN.


Governo do RN continua pagamento do funcionalismo.

O Governo continua o pagamento do funcionalismo nesta sexta-feira (7) com o depósito dos vencimentos dos servidores que recebem até R$ 2 mil. No sábado (8) é a vez daqueles que ganham entre R$ 2.001 e R$ 3 mil. Os servidores que recebem de R$ 3.001 até R$ 4 mil terão os salários creditados na terça-feira (11), quando 82% do quadro de pessoal já terá recebido os vencimentos, incluindo todos os servidores ativos da Educação e da administração indireta que possui receita própria, independente de faixa salarial, cujos pagamentos foram efetuados dia 30 de setembro.

O Governo vai pagar o funcionalismo por faixa salarial e, atendendo solicitação dos sindicatos de trabalhadores, não haverá distinção entre ativos, aposentados e pensionistas. O pagamento dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos.

A mudança na tabela de pagamento ocorre em virtude dos efeitos da crise econômica que continua atingindo fortemente as finanças do Rio Grande do Norte. A frustração acumulada de receitas até 30 de setembro chegou a R$ 367 milhões se comparada ao previsto no orçamento para 2016.

Em Natal/RN, cambistas são presos com ingressos de Brasil x Bolívia.

Suspeitos de vender ilegalmente ingressos para o jogo entre as seleções de Brasil e Bolívia foram presos na tarde de ontem quarta-feira (5) nos arredores da Arena das Dunas. em Natal. De acordo com o delegado René Lopes, da Polícia Civil, onze suspeitos foram conduzidos até a delegacia para prestar esclarecimentos. A partida entre Brasil e Bolívia será realizada nesta quinta-feira (5), às 21h45.

De acordo com Lopes, os suspeitos foram detidos enquanto tentavam vender ingressos para a partida no entorno do estádio. Ao todo, foram apreendidos 18 ingressos e R$ 4.300 em dinheiro.

Na tarde desta quarta, cambistas comercializavam os ingressos livremente no entorno do estádio. Os ingressos mais baratos, vendidos originalmente por R$ 150, estavam sendo comercializados por R$ 300.

Os onze suspeitos foram levados até a delegacia de Plantão da Zona Sul, onde serão analisadas as condutas de cada um. De acordo com o delegado, os ingressos apreendidos serão encaminhados para o juizado especial.

RN tem casos de microcefalia notificados em 88 municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica divulga os novos dados de microcefalia relacionados às infecções congênitas. De acordo com o novo boletim epidemiológico, até a Semana nº 39 que se encerrou em 1° de outubro o Rio Grande do Norte registrou 466 casos suspeitos de microcefalia. Sendo 334 de nascimentos ocorridos em 2015, 122 de nascimentos que aconteceram este ano, quatro casos de 2014 e as demais ocorrências foram de abortos e pré-natal.

Os casos notificados estão distribuídos em 88 municípios do estado. Do total, 127 estão sob investigação, 139 foram confirmados e 200 foram descartados por meio de exames, que detectaram que as crianças ou não apresentavam a microcefalia, ou esta não era relacionada à infecção congênita por causas não infecciosas.

Os casos confirmados estão distribuídos em 47 municípios, com destaque para os municípios de Natal (96), Mossoró (89), Parnamirim (37) e Macaíba (15) que apresentam um número elevado.

Com relação a mortes, dos 466 casos 36 evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto). Destes, 9 permanecem em investigação, com 23 confirmações de mortes por microcefalia relacionadas às infecções congênitas e 4 descartes.

Servidores ocupam prefeitura em protesto contra salários atrasados em Mossoró/RN.


Servidores protestam contra salários atrasados

Revoltados com os salários atrasados, servidores municipais revoltados ocuparam o Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró, em protesto. O Objetivo é cobrar satisfação do prefeito Francisco José Junior (PSD).

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM) explicou que a gota d’água foi o decreto assinado pelo prefeito que estabelece que os salários de dezembro serão pagos em janeiro. “Ele modificou o calendário de pagamento sem nenhuma discussão e o servidor vai ficar novamente as festas de fim de ano sem salários”, frisou. (blog do Barreto)

Emprego na indústria é o menor em 12 anos, informa CNI.

O emprego na indústria recuou 0,4% em agosto frente a julho, conforme dados com ajustes sazonais. Foi a 19ª queda consecutiva do emprego, que atingiu o menor patamar desde novembro de 2004. No acumulado dos 19 meses, o indicador caiu 12,8%, na série livre de efeitos sazonais. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 6 de outubro.

A retração do emprego é consequência do quadro recessivo da indústria. Em agosto, praticamente todos os indicadores de atividade do setor tiveram queda. De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, para reverter esse quadro são necessárias reformas estruturais urgentes, como a da previdência e a trabalhista. “Além disso, é fundamental que o governo aprove a Proposta de Emenda Constitucional que define um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Somente com essas ações mais enérgicas o país poderá retomar a confiança, melhorar o ambiente de negócios, gerar empregos e promover o crescimento da economia”, destaca Andrade.

O faturamento da indústria caiu 3,9% e as horas trabalhadas na produção recuaram 3,2% em agosto ante julho, segundo dados com ajustes sazonais. A indústria operou, em média, com 77,1% da capacidade instalada em agosto, uma alta de apenas 0,3 ponto percentual em relação a julho.

A massa salarial dos trabalhadores do setor continua em queda. Em agosto, o indicador caiu mais 0,6% frente a julho. O rendimento médio recuou 0,3% na mesma comparação.

Malotes com provas do Enem começam a ser distribuídos para o interior do país.

Os primeiros comboios que vão transportar as 18 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixaram, no final da manhã de ontem quarta (5), do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco, na Grande São Paulo.

O Enem será aplicado em todo país nos próximos dias 5 e 6 de novembro.
Sob forte esquema de segurança para garantir a lisura e o sigilo dos exames, os malotes vão permanecer guardados em 60 unidades das Forças Armadas, até seguirem para os locais de provas.

Para essa distribuição, foi assinado um convênio entre os vários órgãos envolvidos com a logística e a segurança do Enem, incluindo os ministérios da Defesa e da Educação; o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

“Os procedimentos para a interiorização das provas é cercado de grande cuidado por todos os entes federativos que nos acompanham nessa missão.
 
A logística para aplicação do Enem 2016 vai mobilizar mais de meio milhão de pessoas.

Bancários votarão nova proposta na tarde desta quinta-feira.

O comando da greve dos bancários decidiu levar a nova proposta dos bancos para ser votada pelos trabalhadores em assembleias, marcadas para o fim da tarde desta quinta-feira. Caso a maioria vote a favor, a mobilização acaba na sexta-feira. O comando recomenda a aceitação.

Durante reunião que terminou no meio da madrugada de quinta-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) elevou de 7% para 8% a oferta de reajuste salarial, manteve o abono em R$ 3,5 mil, e propôs ainda reajuste de 15% no vale-alimentação, 10% no vale-refeição, 10% no auxílio creche-babá. A categoria pleiteia 14,78% de reajuste nos salários. A Fenaban também melhorou de 0,5% para 1% o aumento real proposto para 2017.

Outro ponto definido durante a reunião é que os trabalhadores não precisarão compensar os 31 dias parados, completados nesta quinta-feira. Também ficou acordado que haverá a formação de um grupo de trabalho com pauta e prazos pré-definidos de requalificação de bancários e critérios de realocação, para evitar as demissões na categoria.

Congresso de Iniciação Científica da UFRN busca patrocinadores.

Ciência Alimentando o Brasil é o tema do XXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT 2016) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que terá sua fase  presencial em novembro próximo. Responsável pelo evento, a Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESQ) lançou Chamada Pública para patrocinadores que queiram vincular marcas de organizações, empresas públicas, empresas privadas e entidades apoiadoras à imagem do evento.

Na abertura das apresentações de trabalhos e de solenidades previstas, assim como no encerramento do evento, a UFRN vai anunciar verbalmente os parceiros. Também haverá espaço reservado para os patrocinadores e demais entidades apoiadoras do eCICT 2016 realizarem  ações de divulgação. As propostas de apoio ao evento devem ser feitas pelo telefone (84) 9 9193-6079 ou ainda pelos e-mails cic@propesq.ufrn.br e propesq@reitoria.ufrn.br.

Esse ano o eCICT espera reunir cerca de 1.400 alunos autores e coautores de trabalhos em exposição, e uma média de 600 visitantes por dia. Além deles, pesquisadores e estudantes de todas as unidades acadêmicas da instituição e o público externo.

Impact Hair: Redutora JAPONESA.



Nova febre de vendas disponível agora no RN, sucesso no Brasil e em mais de 10 países. A redutora JAPONESA tem sua matéria prima exportadora diretamente da Europa: França, Espanha & Inglaterra. Produto Nobre, a qualidade vai te surpreender, proporcionando um resultado único, 100% satisfatório. Com seu sistema inovador tendo a capacidade de proporcionar um alto poder de brilho, formando uma leve camada isolando toda extensão dos fios. Proporcionando uma redução imediata e muito mais duradoura, com brilho e emoliência cinematográfica. 

Impact Hair 

O impacto que sua beleza precisa! 

Mais informações: 987041299 
whatsapp 994455475 claro

Campanha da UFRN e Hemonorte supera expectativa de coleta.

Pequenas ações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) geram grandes atitudes entre a comunidade universitária. Mais de 100 pessoas compareceram ao posto de coleta de sangue montado em parceria com a Hemonorte no estacionamento do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus central. Cerca de 70 bolsas foram coletadas para o reabastecimento do estoque do Hemonorte.

A ação na UFRN foi encerrada hoje mas os voluntários para doação ainda podem comparecer à sede do Hemonorte de segunda a sábado, das 07h às 18h, portando documento de identificação com foto. Doadores devem atender aos seguintes requisitos: ter idade entre 16 e 69 anos; ser saudável; pesar mais de 50 quilos; ter repousado, no mínimo, seis horas na noite anterior; não ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não ter ingerido alimentos gordurosos antes da doação. O Hemonorte fica na Avenida Alexandrino de Alencar, vizinho ao parque das Dunas, no bairro do Tirol.

A campanha para coleta de sangue faz parte da programação do Mês do Servidor realizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e que ocorre durante este mês de outubro.

Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens João Câmara/RN - 2016.


Governo do RN define calendário parcial.

Os servidores ativos e inativos, e os pensionistas do Estado com salários até R$ 2 mil receberão nesta próxima sexta-feira (7); no sábado, dia 8, será a vez dos que estão na faixa até R$ 3 mil. A informação foi confirmada pela secretária-chefe do Gabinete Civil Tatiana Mendes Cunha, que adiantou em primeira mão à reportagem da TRIBUNA DO NORTE o pagamento de quem ganha até R$ 4 mil na próxima terça (11).

Ainda de acordo com a secretária, o Governo do RN divulga hoje um calendário parcial de pagamento dos salários acima desses valores. “A secretaria de Planejamento está fazendo uma série de projeções para definir o calendário completo”, disse a secretária-chefe.

Em reunião com sindicalistas, Tatiana Mendes disse que será divulgado hoje um calendário parcial para os salários acima de R$ 4 mil Somados aos servidores da Educação e de órgãos com arrecadação própria como Detran, Caern, Ipem, Potigás, Idema, Jucern entre outros, que já receberam, o Governo calcula que 82% será paga até a véspera do feriado. O protesto que estava previsto para esta quinta-feira (6), organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN – SINSP-RN, foi cancelado.

Eleitor é autuado após filmar voto e postar na web, em Goiás.

O motorista Gilmar Cândido, de 29 anos, foi autuado na quarta-feira (5) após postar um vídeo mostrando o voto durante as eleições do último domingo (2) em Santo Antônio da Barra, região sudoeste de Goiás. De acordo com o promotor eleitoral Thiago Galindo, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe o uso de aparelhos eletrônicos dentro da seção eleitoral.

Segundo ele, o descumprimento da regra pode levar a prisão ou causar multa.“Isso é um crime do Código Eleitoral. No artigo 312 fala que violar ou tentar violar o sigilo de voto tem pena de até dois anos de prisão. Ele pode abrir o seu voto para quem ele quiser depois, mas no momento da votação, não. Não é uma garantia só para ele, é para toda a população”, disse o promotor.

O vídeo mostra Gilmar digitando o número do candidato a vereador. Ele confirma o voto e, em seguida, vota em uma candidata a prefeita. Ao final da gravação ele mostra o próprio rosto. Depois de postar o vídeo na web ele teve que prestar depoimento na delegacia da cidade. Além dos crimes na esfera criminal, o eleitor pode responder criminalmente pela ação.

O motorista diz que não tinha consciência de que estava cometendo um crime no momento em que filmou o voto. “Fiz sem maldade nenhuma. Eu achei que não tinha problema não”, disse.

Segundo a delegada Jaqueline Camargo, o homem foi autuado pela infração e agora aguarda decisão da Justiça. “Ele desobedeceu a uma proibição legal e ele será autuado pelo crime de desobediência.Ele já assinou o termo de comparecimento no Fórum, aí o juiz vai aplicar a medida que entender cabível”, afirmou.

quarta-feira, outubro 05, 2016

RN registra queda de assassinatos nos últimos três meses.

A Coordenadoria de Informações Estatística e Análise Criminal (COINE) divulgou na manhã desta quarta-feira (5) os índices da segurança pública no Rio Grande do Norte no período de janeiro a setembro de 2016, bem como as macrocausas da violência no Estado.

Os dados apresentados pela COINE trazem como destaque positivo a redução de 4,2% na quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais em todo o Rio Grande do Norte no período de julho a setembro quando comparado com o período de abril a junho. A capital potiguar pelo terceiro mês consecutivo voltou a apresentar redução de assassinatos. De junho a setembro, Natal apresentou uma redução de quase 36% no número de CVLIs, sendo que o mês de setembro foi considerado o menos violento do ano na capital com 36 casos registrados. Outras cidades como Parnamirim, Ceará Mirim, Macaíba, São José de Mipibú, Nisia Floresta e Extremoz também apresentaram reduções. Já a cidade de Mossoró, voltou a apresentar um crescimento com um registro de 21 assassinatos no último mês.

As estatísticas da COINE ainda demonstram que o mês de setembro registrou 159 casos de CVLIs em todo o estado, ou seja, uma redução de 4,2% em comparação ao mês de agosto deste ano (166).

No total, os índices dos nove primeiros meses de 2016 no estado do Rio Grande do Norte ainda são maiores do que o mesmo período de 2015, ou seja, 1.467 CVLIs contra 1.199. Natal aparece com 429 registros e Mossoró com 175.

Prefeitura de Natal/RN começa a pagar salário de setembro ao funcionalismo.

A Prefeitura Municipal do Natal informa que já iniciou o pagamento da folha dos seus servidores. Receberam primeiramente os salários os funcionários da Companhia de Serviços urbanos de natal (Urbana), Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (Natalprev) e Magistério, por serem instituições que dispõem de recursos próprios para essa finalidade.

Até esta próxima sexta-feira (7), a Prefeitura conseguirá pagar os salários de um universo correspondente a 25% de seu funcionalismo. Até a terça-feira seguinte, dia 11, a proporção de servidores com salários pagos chegará a 83%. A previsão é de que o pagamento da folha da Prefeitura do Natal seja integralizado até o próximo dia 17, de acordo com a confirmação das receitas.

Pesquisadores dizem ter descoberto o maior dinossauro do Brasil.

Cientistas de várias instituições do país anunciaram, na manhã desta quarta-feira (5), a descoberta do que dizem ser o maior dinossauro já encontrado no Brasil, com 25 metros de comprimento. O fóssil que levou à conclusão foi encontrado em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. O animal viveu no país há 70 milhões de anos, segundo os pesquisadores.

A descoberta, anunciada no Museu de Ciências da Terra, na Urca, Zona Sul do Rio, revela novas informações sobre as espécies que habitaram o território brasileiro. O Austroposeidon magnificus, como foi chamado, teve vértebras do pescoço e da coluna vertebral encontradas no local onde uma estrada estava sendo aberta.

Com base nas características anatômicas, o animal pode ser classificado no grupo dos titanossauros, que eram dinossauros herbívoros com um corpo bem desenvolvido, pescoço e cauda longa e um crânio relativamente pequeno. Habitaram o mundo principalmente durante o período cretáceo, nas áreas onde atualmente são a América do Sul, a África, a Antártida e a Oceania.
A descoberta do fóssil aconteceu na década de 50, pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price, que faleceu em 1980 e não chegou a ver sua descoberta reconhecida.  A demora no anúncio se deve ao tempo necessário para estudar o material.

"Price se preocupou em criar um ambiente de pesquisa. Graças a isso, conseguimos criar uma equipe que vem trabalhando, um laboratório adequado e fazer os trabalhos científicos que precedem uma grande descoberta", afirmou o diretor do Museu de Ciências da Terra, Diógenes Campos.

Alex Kellner, paleontólogo do Museu Nacional (UFRJ), destaca que uma das principais causas da demora foi a falta de dinheiro e apoio à ciência no Brasil.

"Apenas quando tivemos que financiar uma pesquisa contínua é que pudemos fazer essa preparação. Também não é um material fácil de manusear. Por último, temos que lembrar que paleontologia não é só feita no Rio", explicou Kellner.

A tecnologia também ajudou a desvendar os segredos do maior dinossauro brasileiro. Um aparelho de tomografia foi usado para analisar o material encontrado, para estudar a parte interna dos ossos. O estudo revelou características novas para os titanossauros, como anéis de crescimento intercalados com um tecido ósseo mais denso, cujo significado ainda não foi compreendido completamente pelos pesquisadores.

Para que o material ainda tivesse condições de estudo mais de 50 anos depois, o cuidado foi fundamental para preservar os ossos. Eles ficaram em prateleiras de madeira, com temperatura ambiente controlada e a retirada cuidadosa de todos os sedimentos de terra e rocha.

No Brasil, já foram descobertas nove espécies de titanossauros. Antes da descoberta, o maior era o Maxakalisaurus topai, com mais de 13 metros de comprimento.

UFRN e Santander Universidades discutem formas de cooperação.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu nesta terça-feira, 4, a visita de representantes do programa Santander Universidades para discutir novas formas de cooperação. Entre eles estava o assessor da presidência do banco Santander e ex-reitor da Universidade de Salamanca (Espanha), Ignacio Berdugo, um dos maiores especialistas do mundo em ensino superior.

Mobilidade, internacionalização, estágios, empreendedorismo, inovação e estudos de línguas foram alguns dos tópicos abordados no encontro considerado positivo pela reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz. “O Santander Universidades é um grande apoiador e a UFRN tem participado ativamente desse programa que já concretizou a mobilidade internacional para diversos alunos da instituição”, frisou.

Também estiveram presentes o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Sibele Pergher, e o secretário adjunto de Relações Internacionais, Aderson Farias do Nascimento, além dos gerentes do Santander Universidades, Clóvis Teixeira e Cláudio Tavares, e da gerente geral da agência Santander da UFRN, Liana Pontes.

Marcela Temer lança programa Criança Feliz e terá a função de divulgar projeto pelo País.

A primeira-dama Marcela Temer fez seu primeiro discurso nesta quarta-feira durante o lançamento do programa Criança Feliz. Embaixadora do projeto, Marcela afirmou que a ajudará de forma voluntária o governo. Pouco habituada a eventos públicos, especialmente tendo que discursar, a fala de Marcela durou pouco menos de quatro minutos.

– Começo a dar apoio no que acredito ser mais relevante e com resultados de longo e médio prazo, os cuidados e estímulos às crianças na primeira infância. O momento mais importante são os primeiros anos de vida. É nesse período que nossos filhos são amados e aprendem a amar e esse sentimento nos guiará por toda a vida – discursou a primeira-dama.

Marcela destacou que uma criança que recebe carinho, se tornará um jovem menos agressivo e violento. Falando de forma pausada, demonstrando falta de experiência em discursos políticos, a primeira-dama afirmou reforçou a necessidade de dar atenção às crianças nos primeiros mil dias.

– Cada vez que beijamos nossos filhos, os carregamos nos braços, lemos uma história ou cantamos uma canção de ninar, estamos ajudando em seu desenvolvimento. O que nós, mães, percebemos instintivamente está sendo comprovado pela ciência. Cercada de carinhos desde a gravidez, uma criança terá mais possibilidade de aprendizado. Ajuda a coibir comportamento violento na adolescência e se tornará um adulto mais preparado para a vida – disse Marcela.

A primeira-dama citou que o foco do programa são as crianças filhas de beneficiários do Bolsa Família, programa social herdado dos governos do PT.

– Quem ajuda os outros muda histórias de vida, por isso fico feliz de colaborar com programas sociais. Cada brasileiro, cada brasileira importa para o desenvolvimento do pais. Meu trabalho será voluntário para sensibilizar setores da sociedade em torno de ações que podem garantir melhorias. Começo com uma das bandeiras mais importantes: os cuidados com o desenvolvimento da criança durante a primeira infância – destacou Marcela.

Ceres Currais Novos/RN promove eventos na área da educação.

No período de 24 a 27 de outubro, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), no campus Currais Novos, promove simultaneamente o VI Encontro Universitário de Hispanidades e a I Jornada de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Seridó.

O tema do encontro é Desafios para la Elaboración de Material Ditácticos de Ele. De acordo com a organização, o evento vai discutir os desafios frente às dificuldades dos professores de Espanhol em elaborar e selecionar os materiais didáticos, criando pontes entre as experiências vivenciadas pelos profissionais de ensino.

Os interessados podem realizar inscrição por meio do endereço eletrônico: euh2016ufrn@gmail.com e no local do evento. A taxa de inscrição prévia é de R$15 para ouvintes. As inscrições para os interessados em inscrever trabalhos está aberta até o dia 10 de outubro. As normas podem ser acessadas neste link.

Outras informações como a programação completa e as demais taxas de inscrição podem ser conferidas neste site, na página do Facebook do evento e por meio do telefone: (84) 9 9937-4191.

PF indicia Lula por propina de R$ 20 milhões da Odebrecht a sobrinho.

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo crime de corrupção em razão de evidências de propina de R$ 20 milhões mascarada em contratos da empreiteira Odebrecht, em Angola, firmados com a empresa Exergia, cujo sócio era Taiguara Rodrigues dos Santos, seu sobrinho.

Lula foi indiciado por corrupção passiva, porque a PF concluiu que os contratos de Taiguara só aconteceram em razão do parentesco e das relações da empreiteira com Lula, além dos documentos que citam o próprio ex-presidente no negócio. Seu sobrinho e sete executivos da empreiteira, incluindo Marcelo Odebrecht, foram indiciados por corrupção e lavagem.

O indiciamento ocorreu após cinco meses de investigação da Operação Janus, que devassou contratos da empreiteira com a empresa Exergia. Em maio, a PF, com autorização da Justiça, cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Taiguara em Santos. Era uma mina de ouro para a investigação. A PF descobriu que Lula recebia três alcunhas nas conversas: tio, presidente e “chefe maior”.

Escola de Música da UFRN realiza Festival da Primavera em outubro.

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), após realizar quatro concertos nos meses de agosto e setembro, que trouxeram oito convidados estrangeiros para o Festival de Inverno, informa que a ação vai continuar acontecendo, agora como a denominação Festival de Primavera.

Nos últimos meses, a EMUFRN recebeu uma violoncelista e um compositor dos Estados Unidos, um pianista alemão, um maestro espanhol e quatro músicos chineses, que se apresentaram no Festival de Inverno, projeto com organização do professor Durval Cesetti e financiado pelo Programa de Extensão Universitária (Proext) do Ministério da Educação (MEC).

A ação prevê mais cinco concertos nas próximas semanas. Nesta quarta-feira, a partir das 20h30, no Auditório Onofre Lopes e com entrada franca, acontece a apresentação do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, em recital com o professor Durval Cesetti. Brasileiro radicado na Alemanha, Matias é professor da Musikhochschule de Münster e frequentemente realiza concertos nos mais diversos países do mundo.

A programação do festival segue distribuída durante o mês de outubro. No dia 14 de outubro, a partir das 20h, acontece a apresentação do violinista polonês Mariusz Monczak. No dia 21, às 18h, recebe o barítono Fellipe Oliveira. Já no dia 29, às 20h, a flautista francesa Claire Garde dá um concerto acompanhada pela Orquestra Sinfônica da UFRN. Em novembro, no dia 2, a flautista toca novamente, mas desta vez em recital com o professor Durval Cesetti.

O Festival da Primavera se encerra no final de novembro, com uma série de outros concertos. Além de se apresentarem para o público natalense, os convidados oferecem masterclasses aos alunos da UFRN e também aos alunos de alguns projetos sociais de Natal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3342-2229.

EAJ planeja oferta de cursos do Pronatec em 38 municípios.

Com o objetivo de promover educação profissional e cidadania, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está em fase de planejamento para realização de cursos de capacitação profissional em 38 municípios do RN, em parceria com o Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A meta é que mais de 2.500 norte-riograndenses sejam beneficiados ainda neste semestre.

De acordo com o Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, professor João Inácio da Silva Filho, é muito satisfatório ver a retomada do Pronatec no Rio Grande do Norte. “A Escola Agrícola de Jundiaí atua desde 2011 ofertando cursos do Pronatec, e desde então tem estado presente nos distritos e assentamentos para que os jovens e trabalhadores do RN possam conquistar a qualificação que precisam para entrar no mercado de trabalho ou montar o próprio negócio. É muito gratificante ver a retomada deste importante Programa que promove não só a capacitação, como também cidadania”.

Dentre as modalidades do Pronatec ofertadas nesta etapa pela Escola Agrícola de Jundiaí, está o Programa Mulheres Mil, modalidade exclusiva para mulheres em estado de vulnerabilidade social. Há também cursos voltados para o Sistema Prisional em Regime Fechado, Catadores e Marinha.

Ao todo, mais de 100 cursos serão ofertados nos municípios de Açu, Angicos, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Caicó, Equador, Goianinha, Ipueira, João Câmara, Jucurutu, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Martins, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Paraú, Parnamirim, Pedro Velho, Pilões, Rafael Godeiro, Riachuelo, Rio do Fogo, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serra do Mel e Vera Cruz,

No momento, a Instituição articula juntamente com as prefeituras o início das matrículas e dos cursos.

PREFEITURA DE CAICÓ/RN COMEÇA PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO DO MÊS DE SETEMBRO AMANHÃ (06) E TERMINA SEGUNDA (10).

https://portaldeunatelha.files.wordpress.com/2015/09/pagamento-atrasado.jpg?w=290
A Prefeitura Municipal de Caicó inicia nesta quinta-feira(06) e termina na segunda-feira(10) o pagamento dos servidores municipais. 

Amanhã serão pagos os salários da maioria dos servidores ficando aqueles lotados da secretaria de Educação para o próximo dia 10 sob alegação dos recursos do Fundeb serem insuficientes para tal pagamento.

Greve dos bancários completa 30 dias.

A greve dos bancários completa hoje (5) 30 dias e já se iguala ao período mais longo de paralisação nacional ocorrida em 2004, segundo o Sindicado dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, quando houve a primeira campanha nacional unificada entre funcionários de bancos públicos e privados. A segunda greve mais longa da categoria foi em 2013, totalizando 24 dias.

Segundo a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), 13.104 agências e 44 centros administrativos estavam com as atividades paralisadas até ontem (4). “O número representa 55% do total de agências de todo o Brasil”, diz nota da entidade.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%; participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário-mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário-mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo-quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral.

Atualmente, os bancários recebem piso de R$ 1.976,10 (R$ 2.669,45 no caso dos funcionários que trabalham no caixa ou tesouraria). A regra básica da participação nos lucros e resultados é 90% do salário acrescido de R$ 2.021,79 e parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido linearmente entre os trabalhadores, podendo chegar a até R$ 4. 043,58. O auxílio-refeição é de R$ 29,64 por dia.

A proposta mais recente apresentada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban) foi no dia 28 de setembro, quando foi apresentado reajuste de 7% e um abono de R$ 3,5 mil, com aumento real de 0,5% para 2017.

A última assembleia realizada pela categoria em São Paulo, na segunda-feira (3), decidiu pela continuação da greve.