sábado, julho 29, 2017

Brasileiros conquistam cinco medalhas em Surdolimpíada na Turquia.

O Brasil ganhou, até o momento, cinco medalhas na 23ª edição da Surdolimpíada, que está sendo realizada este ano em Samsun no norte da Turquia. O nadador Guilherme Maia conquistou a inédita medalha de ouro, na prova de 200 metros livres, e também a de bronze, nos 100 metros livres.  As outras medalhas foram levada por Heron Rodrigues, no caratê, Alexandre Fernandes, no judô e pela equipe de futebol feminino, que derrotou na tarde de hoje (28) a equipe da Grã Bretanha.

O evento prossegue até o próximo domingo (30), com a participação de atletas surdos de 79 países. A delegação brasileira é composta por 140 pessoas, sendo que 99 são atletas que competem em 14 modalidades. No total, 2.307 atletas estão na competição.

Para a chefe da delegação Surdolímpica do Brasil, Mariana Hora, o desempenho do Brasil está superior ao das participações anteriores.
“Diante da nossa realidade de falta de investimentos financeiros para preparação dos surdoatletas, nosso principal objetivo aqui está sendo atingido: ganhar experiência e mostrar que o Brasil tem capacidade de se desenvolver no desporto de surdos”, destaca Mariana, que também é membro da diretoria da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

Segundo a chefe da delegação, nesta edição o Brasil levou muitas equipes com atletas participando pela primeira vez da Surdolimpíada. Nos esportes coletivos, apenas a equipe de vôlei masculino já participou anteriormente, em 2013. Além disso, badminton, tênis de mesa, taekwondo e wrestling também têm participações inéditas do Brasil.

Atualmente, o Brasil está em 25º lugar no quadro de medalhas. Em primeiro lugar aparece a Rússia, com 180 medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário