terça-feira, agosto 29, 2017

Nutricionista esclarece novas mudanças em rótulos de alimentos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), planeja novas mudanças nos rótulos dos produtos alimentícios. A intenção da agência é deixar mais claro para o consumidor à identificação dos componentes utilizados nas embalagens e rótulos. Uma das mudanças previstas é exigir a utilização de cores e formas geométricas para evidenciar a presença da grande quantidade de componentes que podem fazer mal à saúde.

O nutricionista Alexandre Neves, do Hapvida Saúde, considera a mudança positiva. “Com a mudança, o mercado pode vim a diminuir o excesso de ingredientes que são vilões na alimentação, como excesso de sódio e gorduras”, explica.

O uso de figuras geométricas e cores vão indicar algumas substâncias perigosas como destaca o profissional. ‘‘A mudança na tabela nutricional será identificada em vermelho, por exemplo, a grande quantidade de sódio. Está também na classificação com essas novas determinações o alto teor de gorduras saturadas’’.

A novidade que está em debate e, nos próximos meses, disponível para consulta pública, pretende auxiliar o consumidor na leitura dos rótulos. ‘‘A população poderá ficar mais bem informada sobre o que está consumindo no dia a dia’’, finaliza o nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário