O primeiro avião comercial de grande porte de fabricação chinesa está
em fase de testes de voo e é um dos expoentes do plano do governo
central chamado “Made in China 2025”, que tem por objetivo promover a
produção interna de bens de alta tecnologia, como robôs, medicamentos,
carros elétricos e equipamentos aeroespaciais.
Batizado
como C919, o avião, com capacidade para transportar entre 158 e 168
passageiros, começou a ser desenvolvido em 2008 pela empresa estatal
Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), com sede em Xangai. No
início de maio deste ano, fez seu voo inaugural no Aeroporto
Internacional Pudong de Xangai, de onde decolou e posou.
De
acordo com o responsável pela área de montagem do C919, Wang Hai, mais
dois jatos estão em fabricação. Segundo ele, a empresa precisa ter pelo
menos oito aeronaves construídas para conseguir a certificação da
Administração da Aviação Civil da China e, assim, ter autorização para
fazer voos domésticos.
“Pelo nosso plano, devemos conseguir o
certificado de aeronavegabilidade do C919 até 2020 e entrar no mercado
chinês em 2021”, disse. “As companhias aéreas chinesas já fizeram
encomendas do novo avião”.
Em uma etapa posterior, está previsto o
lançamento do C919 no mercado internacional. Com autonomia de voo de
até 5,5 mil quilômetros, o jato chinês deverá disputar espaço em um
mercado dominado pelas gigantes Airbus e Boeing. “É um avião que terá
preço competitivo, é seguro, confortável e menos poluente, pois emite
12% a menos de dióxido de carbono”, afirmou Wang Hai.
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