sexta-feira, novembro 17, 2017

17 equipes participam da etapa regional do Torneio de Robótica.

A primeira etapa regional da edição 2017/2018 do Torneio de Robótica “First Lego League” será nesta sexta-feira (17) e sábado (18), no Ginásio do SESICLUBE, em Natal. As dezessete equipes formadas por jovens entre 9 e 16 anos estarão dedicadas, nestes dois dias, às competições e desafios executados com os robôs que desenvolvem e programam. A maioria das equipes é de Natal (9), mas há também representantes de Mossoró (4), Macau (1), Campina Grande (1) e Fortaleza (2).

As próximas etapas regionais serão em São Paulo (21 a 23/11), Recife (23 e 24), Brasília (24 e 25/11), Goiânia (24 e 25/11), Joinville (24 e 25/11), Manaus (1 e 2/12), Curitiba (1 e 2 de dezembro), Salvador (23 e 24/02/2018), Belo Horizonte (23 e 24/2/2018) e uma nova etapa em São Paulo, apenas para escolas públicas e particulares, no dia 24 de fevereiro.

O Torneio de Robótica foi criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. A etapa regional é classificatória para a nacional. Os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia Lego para cumprir as missões da mesa de competições em 2 minutos e 30 segundos.

Reunidos em times de quatro a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por um adulto, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

O tema da temporada 2017/2018 é a “Água! Como encontramos, transportamos, usamos ou descartamos”. Os robôs que cumprem as missões relacionadas com o tema, durante o torneio, são projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os juízes levam em consideração, entre outros aspectos, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além da estratégia e programação. Os estudantes também precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe, lembrando sempre que é uma competição amigável.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1.700 escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do SESI de ensino fundamental e médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio.

Os times podem ter de 2 até 10 integrantes (o recomendável pelo SESI é o mínimo de 4 pessoas), sendo de uma mesma escola, clube ou grupo de amigos, na chamada equipe de garagem. Há uma exigência para que sejam liderados por dois técnicos adultos. A partir daí, se prepararam para a competição. A fase regional do Torneio de Robótica será neste mês em novembro nos diversos estados.

As melhores equipes da etapa regional garantem vaga no Torneio Nacional de Robótica e, além disso, os primeiros colocados nacionalmente garantem vagas para disputas internacionais.

A etapa nacional será do dia 16 a 18 de março, do próximo ano, no Campus da Indústria e no Centro de Exposições Horácio Coimbra, em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário