sábado, janeiro 07, 2017

Gasolina sobe em 18 estados e atinge maior valor em 1 ano no país, diz ANP.

O preço médio da gasolina no país subiu na primeira semana de 2017 e atingiu R$ 3,762 o litro, um valor acima do registrado em todas as semanas de 2016. O reajuste de preços foi registrado em 18 estados (veja relação abaixo). Os dados são de levantamento divulgado nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que monitora semanalmente os preços dos combustíveis no país.

Os dados mostram que o reajuste da gasolina ganhou fôlego a partir de dezembro do ano passado, quando a Petrobras aumentou o preço da gasolina nas refinarias. Apenas nas últimas quatro semanas, o valor do combustível subiu 1,92%. Em todo o ano de 2016, o preço da gasolina se apreciou 3,3%, abaixo da inflação. Na semana, a alta foi de 0,18%.

Por que não se deve usar cotonete para limpar os ouvidos.

Você usa o cotonete eventualmente para limpar o ouvido? Está na hora de abolir essa prática. É o que aconselham as diretrizes médicas da Academia Americana de Otorrinolaringologia. De acordo com a recomendação, publicada recentemente na revista científica Otolaryngology-Head and Neck Surgery, não se deve colocar qualquer coisa “menor que o cotovelo em seu ouvido”.

O problema é que as hastes flexíveis — ou qualquer objeto que alcance o local — podem machucar o ouvido. Os pesquisadores explicaram que os objetos têm potencial real de causar cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos e ainda deslocar os ossos auditivos. Como consequência, as pessoas podem ter perda de audição, tontura ou outros sintomas de lesão de ouvido.

Sabe-se que o organismo produz cera naturalmente para manter os ouvidos lubrificados, limpos e protegidos. Qualquer tipo de sujeira, como poeira, grão de de areia, entre outros, que chegue ao ouvido fica preso à cera, que impede as partículas de chegar ao canal auditivo. Os movimentos habituais da mandíbula, como falar e mastigar, juntamente com o crescimento da pele dentro do canal, normalmente ajudam a mover a cera antiga de dentro para fora da orelha, onde é lavada durante o banho. Ou seja, o próprio corpo se encarrega de se livrar da cera.

Ao utilizar um cotonete, corre-se outro risco: empurrar a cera, em vez de retirá-la. Estima-se que 2% dos adultos tenham alguma dificuldade de eliminar a cera naturalmente e, por isso, podem sofrer perda auditiva. “Nesses casos, é melhor buscar um profissional de saúde para tratar do problema”, disse James Battey, diretor do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação, à CNN. Via Veja.

Relatório confirma tentativa de Putin de ajudar Trump.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, “ordenou” uma campanha para tentar influenciar o resultado da eleição de 8 de novembro nos Estados Unidos. É o que diz o relatório da Inteligência Nacional sobre o caso, cuja versão “não confidencial” foi divulgada nesta sexta-feira (6). As informações são da Agência Ansa.

Confirmando o que já havia sido dito pela Agência Central de Inteligência (CIA) nas últimas semanas, o objetivo do Kremlin era ajudar o republicano Donald Trump a derrotar a democrata Hillary Clinton. Contudo, apesar de o magnata ter sido eleito, o relatório afirma que a ação patrocinada por Moscou não alterou o resultado das urnas.

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alegam que hackers russos, com a anuência do presidente Vladimir Putin, invadiram os computadores do Partido Democrata e repassaram as informações obtidas ao site WikiLeaks, de Julian Assange. Esses dados continham e-mails que indicavam um suposto favorecimento da legenda a Hillary nas primárias.

O caso levou à expulsão de 35 diplomatas russos acusados de espionagem pelo presidente Barack Obama. Para o magnata republicano, trata-se de uma “caça às bruxas” realizada pelos seus adversários, que estão “envergonhados” por terem perdido a eleição.

“Os ataques [cibernéticos] não tiveram absolutamente nenhum efeito sobre o resultado da votação”, declarou Trump, ecoando a conclusão apresentada pela Inteligência Nacional. O presidente eleito teve sua vitória ratificada pelo Congresso, em sessão conjunta, nesta sexta-feira.

Essa era a última etapa formal antes da posse do republicano e de seu vice, Mike Pence, marcada para o próximo dia 20. O magnata recebeu 304 votos no colégio eleitoral, contra 227 de Hillary, embora a democrata tenha vencido na votação popular (48% a 46%).

A discrepância nos resultados ocorre porque a eleição para presidente dos EUA é indireta. Como Trump faturou estados importantes e com muitos delegados, incluindo Wisconsin, Michigan e Pensilvânia, acabou superando a rival.

Carne bem passada pode aumentar o risco de câncer.

Uma nova pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) traz más notícias para os amantes de churrasco: o consumo das crostas escuras presentes na carne vermelha bem passada está relacionado ao desenvolvimento de câncer. O estudo afirma que, durante o preparo a altas temperaturas, são formados nessas partes do alimento compostos que podem induzir mutações responsáveis pelo aparecimento de células cancerígenas.

“Esperamos que os resultados do estudo possam contribuir para a compreensão do desenvolvimento do câncer e descobrir novas maneiras de preveni-lo”, afirmou ao site de VEJA a nutricionista Aline Martins de Carvalho, responsável pelo novo estudo, apresentado em sua tese de doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP.

 

Carne bem passada e câncer.

A relação entre as partes escuras da carne e o desenvolvimento de câncer já era bem estabelecida em pesquisas com modelos animais, mas os efeitos do consumo desses alimentos no corpo humano ainda não eram completamente compreendidos. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em 2011, já havia confirmado as implicações do consumo de carne bem passada no desenvolvimento de tumor de próstata.

Com a nova pesquisa, o objetivo de Aline era estudar a relação entre o consumo de carne vermelha e o surgimento do câncer em humanos. Para isso, a pesquisadora utilizou dados de um inquérito de saúde com amostras de 560 adultos e idosos de São Paulo e coletou informações sobre os hábitos de consumo dos participantes a partir de diários e questionários de frequência alimentar. Em seguida, extraiu amostras do sangue das pessoas avaliadas e realizou análises no DNA para estimar a exposição ao câncer.

Os resultados revelaram que, entre os indivíduos, o principal risco para o desenvolvimento de tumores estava no consumo de carne vermelha muito bem passada – quando preparada a altas temperaturas, a carne forma compostos carcinogênicos nas partes em que esquenta até quase queimar. Essas substâncias são compostos orgânicos nitrogenados chamados aminas heterocíclicas.

No corpo, a metabolização dessas moléculas é feita pelo fígado, produzindo espécies reativas conhecidas como radicais livres. O excesso dos radicais livres no organismo pode levar a um processo chamado estresse oxidativo, que ocorre quando a quantidade dos radicais livres no organismo é maior do que a capacidade física de neutralizá-los. Assim, as moléculas excedentes podem gerar danos a proteínas, lipídios e até ao DNA, levando ao aparecimento de doenças, como pode acontecer com o câncer.

 

Como evitar.

A boa notícia a todos os amantes de carne bem passada é que, apesar dos danos que as deliciosas partes crocantes das extremidades podem causar ao organismo, não é necessário cortá-las completamente da dieta. Uma dica da pesquisadora é marinar a carne no limão, alho e cebola, para neutralizar os efeitos danosos.

“Esses temperos possuem compostos bioativos que são capazes de evitar a formação das substâncias prejudiciais à saúde”, afirma Aline. Também é aconselhável aquecer a carne por três minutos no micro-ondas antes de colocá-la na churrasqueira ou na chapa. Dessa forma, ela ficará menos tempo exposta ao fogo.

A pesquisadora ressalta, no entanto, que apesar da relação confirmada entre os compostos presentes na crosta escura da carne e o aumento dos níveis de estresse oxidativo e consequentes danos ao DNA – fatores que podem levar ao aparecimento de tumores – uma relação direta com o câncer não foi confirmada. Os resultados indicam apenas a ligação entre o consumo de partes escuras da carne bem passada e o desenvolvimento de mutações que podem levar à doença. Via VEJA.

Menina de 11 anos dá à luz após ser estuprado pelo pai.

Uma menina de 11 anos que deu à luz a um bebê e o abandonou em frente a uma chácara, em Piracicaba, cidade do interior de São Paulo, sofreu abuso sexual do próprio pai, segundo a Polícia Civil. O homem foi detido e teve a prisão preventiva pedida à Justiça na quinta-feira (5/1).

O recém-nascido foi achado em uma caixa de papelão, na noite de quarta-feira (4/1), dentro de uma bolsa de mão e enrolado numa toalha. Ele ainda tinha o cordão umbilical. A Polícia Militar (PM) chegou à mãe depois de encontrar um convite para um chá de bebê de outra mãe no interior da bolsa.
 
A polícia apurou que a menina deu à luz em sua casa, no distrito de Artemis, auxiliada pela mãe. Segundo ela, o bebê foi entregue ao marido, que teria se incumbido de dar um destino à criança. O homem, de 36 anos, foi detido. À polícia, ele teria admitido o abuso e contado que vendou a filha para praticar o crime.

Secretário de Temer deixa o cargo após dizer ‘que tinha que ser uma chacina por semana’.

O secretário nacional de Juventude, Bruno Júlio, deixou o cargo na noite desta sexta-feira, 6, depois de criticar a repercussão dada ao massacre de presos no Amazonas e em Roraima. Ele disse que “está havendo uma valorização muito grande da morte de condenados, muito maior do que quando um bandido mata um pai de família que está saindo ou voltando do trabalho”.

À coluna do jornalista Ilimar Franco, publicada no site do jornal O Globo, Bruno Júlio disse que “tinha era que matar mais” e que “tinha de ter uma chacina por semana”. “Eu sou meio coxinha sobre isso. Sou filho de polícia, né? Tinha era que matar mais. Tinha que fazer uma chacina por semana”, afirmou à coluna.

Após repercussão negativa da declaração, o secretário divulgou nota sobre o assunto. “O que eu quis dizer era que, embora o presidiário também merecesse respeito e consideração, eu entendo que também temos que valorizar mais o combate à violência. Mecanismos que o Estado não tem conseguido colocar à disposição da população plenamente”, afirmou.

E em seguida completou: “Sou filho de policial e entendo o dilema diário de todas as famílias. Quando meu pai saía de casa, vivíamos a incerteza de saber se ele iria voltar, em razão do crescimento da violência”. Bruno é filho de Cabo Júlio (PMDB), atualmente deputado estadual em Minas Gerais.

Para o Palácio do Planalto, a declaração do secretário foi “infeliz”, uma “tragédia”. O governo agiu rápido para evitar uma nova crise e costurou a saída do secretário. No fim da noite, anunciou que o presidente Michel Temer havia aceitado o pedido de demissão. O afastamento será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Bruno Júlio foi nomeado no ano passado por meio de indicação da bancada mineira do PMDB. Ele é presidente licenciado da Juventude Nacional do partido. Via  ESTADÃO.

Vice-líder, Ratinho está batendo um bolão na programação do SBT.

O SBT pode se queixar de tudo, menos dos resultados de audiência que o Ratinho continua apresentando, ao longo do ano, nas exibições do programa ao vivo, ou em inícios de temporada, caso dos dias atuais, com as suas edições gravadas.

Fato que, nesses tempos de agora, chama ainda mais atenção, devido à forte queda do número de aparelhos ligados durante as férias e também por causa do calor. Ainda assim, mesmo com tais fatores jogando contra, em várias ocasiões ele tem chegado à marca de 12 pontos. Grandeza.

Ratinho, como o próprio Silvio Santos, para usar um exemplo da mesma casa, é mais um desses casos que consegue fazer sucesso na televisão como ele mesmo. O "Programa do Ratinho", se é que existe um programa, como bastante, começa e termina com a figura dele.

Além disso, no confronto com a Xuxa, ano passado, ele ganhou simplesmente todos os duelos, ocupando a vice-liderança. Via Bol.

70% dos brasileiros acham que Lula será preso, diz pesquisa.

O levantamento, elaborado pela newsletter Relatório Reservado com 418 entrevistados nas cidades de São Paulo, Rio e Salvador, terá resultado completo divulgado na próxima segunda-feira (9).

As informações são da coluna Radar On-Line, do site da revista Veja, desta sexta-feira (6).

Ainda assim, 58% das pessoas que responderam à pesquisa afirma que, caso Lula permaneça livre, ele vai disputar e ganhar as eleições presidenciais de 2018.

Pouco mas da metade dos entrevistados, 51%, acredita que o ex-presidente petista é culpado pelos crimes de que é acusado.

O percentual de pessoas que afirmam que Lula é inocente é de 21%. O levantamento foi feito entre 18 e 29 de dezembro.

Filho de Osama bin Laden apontado como suposto líder ativo na Al-Qaeda.

O governo dos Estados Unidos incluiu Hamza Bin Laden em sua lista de pessoas ligadas ao terrorismo devido à sua suposta liderança ativa na organização Al-Qaeda, fundada por seu pai, Osama Bin Laden.

Em agosto de 2016, quando a Al-Qaeda divulgou uma mensagem de áudio que seria a voz de Hamza Bin Laden, a BBC Brasil publicou este perfil do jovem.

A nova mensagem de áudio lançava luz sobre o que era, na época, uma figura emergente dentro do grupo radical. E não era a primeira vez que o filho de Bin Laden fazia uma gravação para a Al-Qaeda. Mas aquela foi a primeira vez que o grupo apresentava Hamza como seu membro.

Agora, em janeiro de 2017, o Departamento de Estado americano afirmou que está notificando a comunidade internacional de que “Hamza Bin Laden participa de forma ativa no terrorismo”.

Moraes diz que mortes de presos em RR foram “acerto de contas interno” do PCC.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse ontem (6) que as mortes de pelo menos 33 presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista (RR), foram resultado de um acerto de contas entre integrantes da mesma facção, o PCC (Primeiro Comando da Capital). Moraes negou que as mortes sejam “uma retaliação” do PCC a outra facção, a Família do Norte (FDN), após chacina em presídio de Manaus com a morte de 56 presos. As duas organizações criminosas disputam o controle do tráfico de drogas e o interior das unidades prisionais do Amazonas.

“Segundo dados que me foram passados, desde as últimas rebeliões [no presídio de Roraima] houve a separação das facções nesse presídio. Todos [os mortos naquele presídio] eram ligados à mesma facção, que é o PCC. Dos 33 mortos, três eram estupradores e os demais eram rivais internos que haviam traído os demais. Então, na linguagem popular, trata-se de um acerto de contas interno”, disse o ministro, ao ressaltar o caso é grave.

Diante do ocorrido, Moraes vai ainda hoje a Roraima para se reunir com a governadora do estado, Suely Campos. O ministro negou que a situação do presídio do estado tenha saído do controle, mas admitiu se tratar de uma “situação difícil”.

“Roraima já teve problemas no segundo semestre do ano passado, com 18 mortes em consequência de rebeliões. [No que se refere] à questão de termos rebeliões ou mortes, talvez tenha sido um grande erro cuidar apenas do problema”, disse.

Moraes falou sobre as mortes após detalhar o Plano Nacional de Segurança, no Palácio do Planalto.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima, o tumulto na unidade começou durante a madrugada. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar entraram no presídio no começo da manhã e a situação já está sob controle. As autoridades estaduais ainda não divulgaram detalhes sobre o ocorrido. De acordo com a imprensa local, que divulgou imagens como sendo de hoje, presos podem ter sido decapitados. A Pamc é o maior presídio de Roraima.

As mortes em Roraima ocorrem na mesma semana em que 60 presos foram assassinados em estabelecimentos prisionais do Amazonas. O governo federal anunciou ontem o Plano Nacional de Segurança Pública para tentar reduzir o número de homicídios dolosos e feminicídios; promover o combate integrado à criminalidade transnacional e a racionalização e a modernização do sistema penitenciário.

IFRN lança pesquisa institucional voltada aos seus diferentes públicos.

Janeiro é mês de fazer a avaliação das ações desenvolvidas no ano que se encerra, através da elaboração do Relatório de Gestão, e concluir os trabalhos de planejamento para o ano que se inicia. Pensando em aprimorar as ações e ferramentas de comunicação, a Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria (ASCE) lançou nesta segunda (2) a pesquisa “Por um IFRN cada vez melhor”.

A pesquisa inicia com questões gerais sobre a Instituição: quais tipos de curso são mais conhecidos, como são avaliados os serviços de ensino, a estrutura física dos campi e outros. Em seguida, há perguntas mais direcionadas aos canais de comunicação utilizados pelo IFRN. Hoje a Instituição possui 21 campi, além da Reitoria, com um portal oficial, páginas em redes sociais, programas de TV veiculados por canais de televisão locais e pela internet, revista e outras ferramentas.

Está prevista para 2017 a reestruturação do portal do IFRN, como também a elaboração da Política de Comunicação do Instituto. “A pesquisa vai nos ajudar a identificar quais ações precisam ser aprimoradas e melhor divulgadas. Queremos saber como melhorar a interação com os diferentes públicos que formam a Instituição através de ações de comunicação integrada e pública”, explicou a assessora de Comunicação, Maria Clara Bezerra. (IFRN -JC)

Prefeita da cidade de Jardim de Angicos/RN Suely nomeia seu secretariado.

A prefeita reeleita de Jardim de Angicos Suely Fonseca Bezerra de Lima (PMDB) apresentou na manhã desta sexta-feira (6) os nomes que vão compor o quadro da prefeitura na gestão 2017/2020. A apresentação e a nomeação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6 de janeiro na sala da Secretaria de Administração na sede provisória da Prefeitura Municipal.

O novo governo contará com poucas mudanças na maioria, apenas com realocações do seu secretariado. Importantes pastas, como a Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Urbanos, que contará com Idésio Pedro de Lima, e da Secretaria de Planejamento e Administração, Maria de Lourdes Queiroz Monteiro. Já Simony Fonseca Bezerra de Lima passou da Infraestrutura para se tornar Secretária de Saúde. Cristina Baracho sai da pasta da Saúde e passa ser Secretária Executiva e por fim Pedro Segundo de Lima Neto deixa a Administração e assume a Chefia de Gabinete.

Alguns nomes que tiveram papel fundamental na primeira gestão continuam em suas respectivas pastas, a exemplo de Sidney Fonseca Bezerra (Educação, Cultura e dos Esportes), José Mário Barbosa (Agricultura e Abastecimento), Adriana da Câmara Costa (Finanças e Tributação), Priscilla Dorate Abreu Silva (Assistência Social) e Humberto Marcos de Melo Junior (Controlador).

De acordo com a nova gestora, outras pastas serão nomeadas de acordo com o que for se apresentando como necessário no decorrer do ano. A administração é organizada segundo as seguintes pastas e seus respectivos responsáveis:
Maria de Lourdes Queiroz Monteiro – Secretária de Planejamento e Administração
Sidney Fonseca Bezerra – Secretário de Educação, Cultura e dos Esportes
Simony Fonseca Bezerra – Secretária de Saúde
Idésio Pedro de Lima – Secretário de Infraestrutura, Transportes e Serviços Urbanos
Adriana da Câmara Costa – Secretária de Finanças e Tributação
José Mario Barbosa – Secretário de Agricultura e Abastecimento
Priscilla Dorate Abreu Silva – Secretária de Assistência Social
Pedro Segundo de Lima Neto – Chefe de Gabinete
Humberto Marcos de Melo Junior – Controlador
Cristina Baracho – Secretária Executiva

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 4,5 milhões neste sábado.

A Mega-Sena pode pagar R$ 4,5 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 1.892. O sorteio será realizado na noite deste sábado (7), por volta das 20h –horário de Brasília.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas. Um jogo simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50.

Se apenas uma pessoa acertar as seis dezenas, a premiação de R$ 4,5 milhões seria suficiente para comprar nove imóveis de R$ 500 mil cada um. Ou, então, adquirir 30 carros de luxo no valor de R$ 150 mil. O prêmio também poderia garantir a propriedade de um helicóptero de R$ 2,5 milhões.

No concurso anterior, o 1.891, os números sorteados foram: 01 – 03 – 19 – 23 – 47 – 58.

A última vez em que o prêmio principal saiu em um sorteio regular foi em 22 de dezembro. No concurso 1.888, duas apostas do Estado de São Paulo acertaram a sena e dividiram o prêmio de cerca de R$ 40,1 milhões.

A chance de acertar as seis dezenas da Mega-Sena é de uma em 50.063.860 possibilidades de combinações.

Brasileiros pretendem sair do vermelho e juntar dinheiro em 2017, diz pesquisa.

Após um ano de 2016 apertado, os brasileiros começam 2017 com um pouco de otimismo e a esperança de resolução dos problemas financeiros pessoais e da economia do País. Diante de um cenário melhor, as principais metas da população são juntar dinheiro (41,1%) e sair do vermelho, pagando todas as contas que estão vencidas (35,1%).

Os números foram revelados em uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). De acordo com o estudo, 43,5% dos brasileiros estão otimistas com a economia e acreditam que este ano será melhor que 2016.

Em uma nota que vai de 1 a 10, onde 1 é muito ruim e 10 é muito bom, a expectativa para a economia brasileira para 2017 é de 5 e a da vida financeira pessoal é de 6.

Quase metade dos entrevistados (48%) disse estar animada para concretizar seus projetos pessoais em 2017, porém, 14,1% estão desanimados e com uma expectativa ruim, sendo que, entre esses, 69,2% atribuem seu desânimo por estarem em uma situação financeira difícil e 46,6% por estarem desempregados e sem expectativa de recolocação no mercado.

Outros 18,6% afirmam que o cenário econômico em 2017 será igual a 2016 e, entre os 16,8% que acham que será pior, as principais consequências no cotidiano serão a redução nas compras (46,9%) e a dificuldade para manter as contas em dia (35,3%).

Como medida para superar os problemas decorrentes da crise econômica, a maior parte dos entrevistados menciona justamente organizar as contas da casa (26%), evitar usar o cartão de crédito (24,8%) e fazer pesquisa de preços (23,1%). Apesar das dificuldades, 41% não querem abrir mão de fazer uma reversa financeira, 29,4% de cancelar planos de internet e celular e 26,1% de gastar com produtos não tão necessários.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o levantamento mostra que ao menos uma parte dos consumidores entende a gravidade da situação atual e pretende agir ativamente a fim de evitar o desequilíbrio financeiro.

— Medidas como a organização das contas e o uso consciente do cartão de crédito podem fazer diferença no orçamento ao longo de todo o ano.

O levantamento mostra ainda que 27,7% pretendem fazer aplicações periódicas, 16,7% financiar a casa própria e 15,4% financiar um automóvel. Entre os que pretendem fazer empréstimo em 2017 (7,7%), 41% utilizarão o dinheiro para pagar suas dívidas, 12,7% investir em um negócio próprio e 10,1% comprar um carro ou moto.

O risco de não conseguir pagar as dívidas aparece como o maior temor para 2017, citado por 42% dos entrevistados. Foram mencionados ainda ter problemas de saúde (41,9%) e que o País não saia da crise atual (40%). Segundo Kawauti, a economia, de forma direta ou indireta, está no centro das preocupações dos brasileiros.

— Muitos esperam que em 2017 possam resolver suas questões financeiras e superar a recessão, voltando a consumir e a concretizar seus objetivos, como o de constituir reserva financeira, por exemplo. Via  R7

Dieta do sexo: o que evitar comer antes da transa pra não esfriá-la.

Sabe aquela história de sair para um jantar romântico, depois emendar um motel com o par? Não faz muito sentido se a ideia é ter uma boa performance no sexo. De barriga cheia, o organismo desvia a energia para a digestão, deixando o casal sonolento e preguiçoso. Para piorar, o processamento dos alimentos também pode ficar mais lento e ineficiente. O resultado? Azia, dor de estômago, flatulências, arrotos e distensão abdominal – todos sintomas poucos afrodisíacos. "O estômago tem a função de quebrar as moléculas grandes dos alimentos em partes menores, para que possam ser absorvidas no intestino. Se comemos muito, a digestão é prejudicada", explica a nutricionista Maria Flávia Sgavioli, especializada em nutrição clínica funcional pela VP Consultoria Nutricional.
 
Quantidade e qualidade do alimento contam.
É difícil estipular uma quantia exata de comida indicada para cada pessoa, porque é preciso considerar o metabolismo individual. Mas a recomendação é fazer uma refeição leve, suficiente apenas para matar a fome, sem ficar empanturrado. A escolha dos alimentos também deve ser cautelosa, diz a nutricionista Gabriela Cilla. "Frituras diminuem a disposição para o sexo e para qualquer outra atividade física. Carne vermelha, queijos e massas também não são uma boa pedida antes da relação sexual", diz a profissional.

 
Deixe a sobremesa para depois.
Se entregar a uma sobremesa calórica antes do ato sexual também causa sonolência e restringe a capacidade de fazer movimentos rápidos. "É a chamada hipoglicemia de rebote, que acontece após o alto consumo de açúcar", diz Gabriela. Antes da transa, é melhor optar por frutas ou chocolate amargo – este último pode até aumentar a sensação de prazer, porque induz a produção de serotonina. Durante as preliminares, vale abrir uma exceção às brincadeiras açucaradas, como passar chantilly no corpo do par.

 
Bebidas também influenciam.
Com moderação, a bebida alcoólica causa relaxamento e ajuda a se soltar durante a relação sexual. "A recomendação é beber uma taça de vinho, que, em longo prazo, atua como antioxidante e pode melhorar a qualidade embrionária", diz o ginecologista Luiz Fernando Carvalho, médico do Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libânes. Uma caipirinha também pode - as bebidas destiladas são preferíveis nesse momento. O champanhe, considerado sexy, é gaseificado e pode provocar arrotos, assim como o refrigerante. "O lúpulo da cerveja diminui a testosterona e, consequentemente, a libido", afirma o médico Thiago Ferreira, especializado em Urologia pelo Centro de Referência em Saúde do Homem do Estado de São Paulo. Mas, em excesso, qualquer bebida alcoólica atrapalha, porque afeta a ereção masculina e a lubrificação feminina.

 
Escolha bem o restaurante.
Esqueça os rodízios, churrascarias e hamburguerias. Prefira um local que sirva pratos à la carte. A refeição perfeita é composta por salada e carne branca magra – peixe ou frango. "Se for comer massa, opte pela integral e pelo molho de tomate fresco. Deixe de lado o molho branco, que é muito gorduroso", diz Maria Flávia Sgavioli. E para quem acha essas opções pouco românticas, Gabriela Cilla recomenda a cozinha tailandesa, que tem pratos com condimento picantes, que melhoram a libido. "Da mesma forma, a culinária mexicana tem alimentos que são termogênicos, aceleram o metabolismo e melhoram a performance", diz. Mas é preciso fugir das receitas muito gordurosas ou que têm a carne vermelha como base. Castanhas, amendoins e ostras, em quantidade moderada, também podem ser considerados aliados de uma transa memorável.
Via Bol.

Servidores do Estado do RN ameaçam paralisação geral.

As entidades sindicais se reuniram, na manhã da última quinta-feira (5), para iniciar o ano de 2017 cobrando do Governo do Estado o pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais em dia. A reunião aconteceu na sede do sindicatos dos auditores fiscais do estado. Participaram os auditores fiscais(Sindifern),  a administração direta (Sinsp),  administração indireta (Sinai),  policiais civis (Sinpol),  professores da UERN (Aduern) e oficiais da PM (Assofme).

Os sindicalistas deliberaram pela intensificação da cobrança junto ao Poder Executivo para publicar e  regularizar o calendário de pagamento. O principal objetivo é que o pagamento dos servidores retorne a ser no último dia útil de cada mês, respeitando a constituição estadual.

Foi decidido que acontecerá na próxima semana, uma reunião entre as entidades sindicais e o Governo do Estado com a presença, casa civil, secretaria de administração, planejamento, Controladoria do Estado e o Secretario de Tributação. Na oportunidade será entregue uma carta do fórum de servidores ao Governo, renovando a exigência de regularização e divulgação do calendário de pagamento,  bem como ação efetiva para compensar as sobras financeiras com os duodécimos futuros,  como meio de atingir os objetivos principais do pleito.

Ainda será requisitado esclarecimentos sobre o excessivo pagamento a fornecedores no mês de dezembro e o porquê do desequilíbrio financeiro do Executivo face ao crescimento de receita de R$ 850 milhões em 2016 (ICMS,  IPVA,  ITCD e FPE).

De acordo com estudo realizado, em 2016 o RN teve crescimento na arrecadação e realizou no mês de dezembro, pagamentos muito acima da média.

A tarde as entidades estiveram na Governadoria na tentativa de agendar esta reunião com o governo, mas ainda não há uma data específica.

As entidades aguardam o agendamento desta reunião, e esperam que o Governo abra o diálogo com as categorias, caso o governo não responda positivamente, comprometendo-se a respeitar os serviços públicos e os servidores, os sindicatos se comprometem com as categorias a realizar uma série de mobilizações e paralisações ao longo do mês de janeiro, chegando ao extremo de parar o Estado do RN, se for necessário.

Golpe no WhatsApp promete mostrar quem te adicionou; mais 260 mil já caíram.

 
Quem tem celular com Android deve ficar alerta para o novo golpe no WhatsApp: cibercriminosos prometem mostrar quem adicionou seu número no app e, com isso, incentivam usuários a baixar aplicativos e compartilhar a "novidade" com amigos. Desse jeito, os criminosos ganham dinheiro. De acordo com a PSafe, mais de 260 mil pessoas já foram afetadas apenas nos primeiros quatro dias do ano.

O golpe indica a possibilidade de ativar uma nova função do aplicativo para visualizar as pessoas que o adicionaram. Antes de ter acesso à função, porém, o usuário tem que compartilhar o link com a fraude com dez amigos e cinco grupos diferentes.

A partir disso, o usuário é direcionado a uma página que induz a instalação de outros aplicativos, que não necessariamente contêm vírus. A cada novo aplicativo baixado pelo usuário, o hacker ganha dinheiro, diz a empresa de segurança.

Para não se tornar uma vítima de ciberataques, especialistas em Segurança da PSafe dão dicas para manter seu celular protegido:

Instale e mantenha atualizado um antivírus – Ter um antivírus instalado no celular é fundamental para se prevenir das ameaças existentes no mundo virtual. O usuário deve sempre seguir as instruções básicas para proteção dos dados, mas o antivírus instalado no celular irá funcionar como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos.

Evite clicar em links vindos por mensagens - Nos últimos meses, muitas tentativas de infecção ocorreram via links maliciosos enviados por amigos no WhatsApp. Portanto, evite clicar em links recebidos por serviços de mensagem ou e-mails sem se certificar da veracidade antes.

Utilize apenas redes protegidas com senha - Redes que não solicitam senhas são mais arriscadas – pois permitem acesso mais fácil aos hackers – e, por isso, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas, que ofereçam algum tipo de criptografia.
Via Uol.

Brasileiro é preso nos EUA com US$ 20 milhões no colchão.

Procuradores dos Estados Unidos descobriram nesta semana cerca de US$ 20 milhões dentro de um colchão de um brasileiro, Cléber Rene Rizério Rocha, de 28 anos, em uma cidade perto de Boston, no Estado de Massachusetts. O dinheiro foi apreendido na última quinta-feira.

Rizério Rocha foi detido após comparecer no Tribunal de Boston e os procuradores o acusarem de crime de lavagem de dinheiro em um esquema associado à empresa TelexFree, que pediu falência em 2014 após provocar prejuízo de US$ 1,8 bilhão para cerca de um milhão de pessoas, muitos delas imigrantes brasileiros nos EUA, segundo o processo do caso.

A TelexFree é acusada no processo de operar um esquema de pirâmide financeira que atraiu milhares de participantes nos EUA e ao redor do mundo. Inicialmente criada como uma empresa para vender serviços de telefonia pela internet, a companhia, segundo o processo, oferecia a abertura de contas para “promotores comerciais”. Estas contas davam direito a publicação de anúncios onlines. Os participantes recebiam créditos pelos anúncios publicados e também por conseguirem novos membros. A promessa era de retornos de 200% a 250% para quem vendesse os pacotes e atraísse novos associados.

sexta-feira, janeiro 06, 2017

Mulher distraída em celular não vê filho se afogar em piscina; vídeo.

Um garoto de apenas quatro anos morreu afogado em uma piscina pública na China na última terça-feira (03). O vídeo de uma das câmeras de segurança mostra o momento da tragédia e ainda flagrou a mãe do garoto, distraída no celular enquanto o filho se afogava atrás dela.

A mãe do menino, Xiao, não percebeu que o filho estava se afogando, e saiu a procura da criança em outras locais.

O menino acabou se afogando na parte mais funda da piscina de um resort na cidade de Xianyang.

A polícia está investigando o caso, mas pediu para que a piscina ficasse fechada até a conclusão.

'Nasceu de novo', diz delegada sobre bebê jogada pela janela após parto.

A delegada que investiga o caso de tentativa de infanticídio em Bauru (SP) disse que foi um milagre a menina ter sobrevivido. De acordo com as investigações da polícia, a mãe do bebê, uma adolescente de 16 anos, é suspeita de tentar matar a filha dentro do banheiro de casa, no bairro Boa Vista, na quarta-feira (4). Ela tinha escondido a gravidez da família e, quando entrou em trabalho de parto, se trancou no banheiro e tentou asfixiar a recém-nascida. Por fim, jogou o bebê pela janela de casa.

"Ela nasceu de novo, é uma guerreira", afirma a delegada Alexandra Gonçalves Nogueira, da Delegacia de Defesa da Mulher.

A criança, que nasceu com 3,3 quilos, segue internada na Maternidade Santa Isabel. A delegada disse que o estado de saúde dela é estável, mas não há previsão de alta.

Ainda segundo a delegada, a adolescente confessou que não queria ficar com o bebê. "A menina contou que tinha a intenção de se desfazer da criança. Ela disse que engravidou de um homem com quem teve um relacionamento uma vez e nem sabe o nome dele",  completa.

A adolescente também está internada na maternidade e deve ter alta nesta sexta-feira (6). Via g1.

Jovem de 16 anos joga filha recém-nascida pela janela logo após o parto.

Uma jovem de 16 anos é suspeita de tentar matar a filha recém-nascida em Bauru, São Paulo. Investigações apontam que ela tentou matar o bebê por asfixia e, em seguida, jogou a filha pela janela. O crime ocorreu na última quarta-feira (4).

Segundo a declaração da delegada Alexandra Gonçalves Nogueira, da Delegacia de Defesa da Mulher, a menina confessou que tinha a intenção de matar a filha. “Ela disse que engravidou de um homem com quem teve um relacionamento uma vez e nem sabe o nome dele”, conta. A jovem, que realizou o parto no banheiro de casa, tentou matar o bebê duas vezes.

Investigações apontam que ela tentou sufocar a filha utilizando papel higiênico. Em um segundo momento, ela atirou a criança pela janela do apartamento. O bebê nasceu com 3,3 quilos e permanece internado na Maternidade Santa Isabel. De acordo com o G1, o estado de saúde da recém-nascida é estável, embora ainda não tenha previsão de alta. “Ela nasceu de novo, é uma guerreira”, diz a delegada.

A jovem também segue internada na maternidade e, ao receber alta, o caso deve ser encaminhado para a Vara da Infância e Juventude. Via g1.

Neto diz que voltar à Chapecoense lhe dá força para não 'afundar na depressão'.


O zagueiro Neto, que esteve com o elenco da Chapecoense na reapresentação para a pré-temporada nesta sexta-feira, afirmou em entrevista coletiva que voltar ao trabalho é uma maneira de não "se afundar na depressão" e dar a volta por cima após a tragédia na Colômbia.

- Preciso primeiro recuperar minha saúde, e minha mente também. Estar aqui (na Chapecoense) é o que vai me dar força. Ou melhoro e represento aqueles caras do jeito que eram ou vou me afundar na depressão - disse o zagueiro.

Neto reconheceu que precisa de tempo para se recuperar mentalmente e fisicamente após o acidente. O zagueiro afirmou que ainda precisa recuperar 10 kg perdidos durante o período hospitalizado, em que praticamente não consumia alimentos sólidos.

- Ainda dependo de todo mundo. Minha esposa me dá banho, ainda não consigo fazer algumas coisas sozinho. Mas já sinto uma evolução desde que acordei na Colômbia e não reconhecia ninguém. É preciso dar tempo ao tempo - afirmou Neto.

Em mais de um momento, Neto lamentou a ausência dos companheiros mortos na queda da aeronave da LaMia, em novembro. Na ocasião, a Chapecoense viajava à Colômbia para disputar a final da Copa Sul-Americana, primeira decisão de um torneio internacional na história do clube. Via g1.

Corinthians abre a primeira fase da Copa do Brasil. Veja os jogos.

A CBF anunciou nesta quinta-feira as datas das partidas da primeira fase da Copa do Brasil. O destaque do primeiro dia, 8 de fevereiro (quarta-feira), é o Corinthians, que joga fora de casa contra a Caldense (MG), em Poços de Caldas. No dia seguinte entram em campo São Paulo, que vai São Luís enfrentar o Moto Clube, e Vasco, que duela com o Santos do Amapá.

A primeira fase será complementada nos dias 15 e 16 de fevereiro, com Cruzeiro, Fluminense, Internacional e Bahia, entre outros. São 80 participantes disputando 40 jogos. Nas oitavas de final entram os times que disputam a Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Grêmio e Chapecoense), o campeão da Série B (Atlético-GO), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz) e o campeão da Copa Verde (Paysandu).
 
Vale lembrar que a primeira fase da Copa do Brasil terá uma novidade em 2017. Ela será em jogo único, no qual o time visitante se classifica com um empate. A segunda fase também será decidida em uma partida, mas com disputa de pênaltis em caso de igualdade no tempo normal. Via G1.
Confira a tabela completa da primeira fase da Copa do Brasil

Pai mata a facadas ex-namorado da filha que expôs ‘nudes’.

Um jovem, suspeito de espalhar fotos da ex-namorada nua pelo WhatsApp, foi morto a facadas pelo pai da moça em Contagem, Belo Horizonte. O crime ocorreu na noite desta quinta-feira (5).

Johnatan Cortez dos Santos, de 23 anos, teria divulgado as imagens após uma briga com a ex-namorada.

Como forma de vingança, o pai da menina, que também é tio da vítima, esfaqueou Johnatan na clavícula, no quintal de casa.

Segundo informações, o suspeito fugiu e não foi encontrado até o momento. Via No Notícias ao Minuto

RN está fora da lista de intervenções federais em presídios.

O titular da Secretaria de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, comemorou agradecendo aos companheiros de trabalho da Sejuc. Além disso, lembrou o esforço do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado (Sindasp/RN).

“Agradecer primeiramente ao Supremo Arquiteto do Universo (Deus), ao governador Robinson Faria e ao esforço diário dos valorosos homens e mulheres que compõe todo o corpo da Sejuc, incluindo o Sindasp/RN. O sistema prisional do RN saiu da lista do Governo Federal das intervenções federais”, falou Virgolino.

O secretário recordou, inclusive, que em 2015, o Estado sofria até com denúncias dos Direitos Humanos quanto a situação nos presídios potiguares, o que foi superado. “Isso mostra que estamos superando a crise”, afirmou o titular da Sejuc.

Nessa quinta-feira (5), a Procuradoria Geral da República informou ter aberto investigação nos sistemas penitenciários de Amazonas, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Roraima para solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a intervenção com o objetivo de restabelecer a ordem nos presídios.

Brasil não tem lei específica para regulamentar gestão privada de presídios.

Embora empresas já administrem penitenciárias em vários estados, o Brasil, até hoje, não tem uma lei nacional específica para regulamentar a gestão privada de presídios.
 
Palco da maior matança de presos desde o massacre do Carandiru, em 1992, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, é administrado pela Umanizzare, empresa privada que é dona de concessões para gerir oito complexos prisionais no Amazonas e em Tocantins. A rebelião que ocorreu no início da semana no presídio da capital amazonense deixou, pelo menos, 56 mortos e 180 foragidos.

Arcebispo de Natal celebra 21 anos de episcopado.

Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal, comemora nesta sexta-feira (06), 21 anos de episcopado. Para celebrar a data, o Arcebispo vai presidir a missa de encerramento da festa de Santos Reis, às 18h30. A sagração de Dom Jaime aconteceu no dia 06 de novembro de 1996, na Basílica de São Pedro, no Vaticano e o sagrante principal foi o então Papa, hoje São João Paulo II. Como lema episcopal, ele escolheu a veemente afirmação de São Paulo: “Scio cui credidi”, que em português quer dizer: “Sei em quem acreditei “ (2Tm 1,12).

Vivência do Episcopado.
Dom Jaime iniciou o episcopado na Diocese de Caicó, em 1996, permanecendo na Igreja seridoense até 2005. No mesmo ano, foi nomeado bispo diocesano de Campina Grande (PB). No dia 21 de dezembro de 2011, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Natal, pelo Papa Bento XVI. Em 26 de fevereiro de 2012, tomou posse como 9º Bispo e 6º Arcebispo Metropolitano, na Catedral Metropolitana, na capital.
Via Arquidiocese de Natal.

Campina Grande/PB terá primeiro centro especializado no Brasil para crianças com microcefalia.

O governo federal divulgou que Campina Grande será a primeira cidade do Brasil a receber um centro especializado para atendimento de crianças com microcefalia. Batizadas de Centros-Dia, as unidades também vão ajudar no tratamento de jovens e adultos com deficiência, além de prestar apoio a suas famílias.

“É uma rede integrada que está sendo montada. Essas crianças não podem ficar abandonadas, sem o atendimento especializado. Por isso, a necessidade de criar unidades mais sofisticadas dos Centros-Dia”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.
 
O assunto foi discutido em Brasília, em reunião do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Na reunião, foram apresentadas diferentes ações que irão compor o atendimento das crianças. O Centro-Dia contará com fisioterapeutas, psicólogos, neurologistas e ortopedistas, entre outras especialidades, além de atividades voltadas à inclusão das crianças com microcefalia.

Hoje tem Allan Victor no Mangueirão na Praça em João Câmara/RN.

Hoje o Mangueirão na Praça em João Câmara/RN apresenta muito MPB, sertanejo e forró das antigas no Bar do Allan Victor, junto da promoção do Combo torre + Mistão por apenas 49,90. 
 
O Mangueirão na Praça conta com uma grande variedades de tira-gostos, um ótimo ambiente com o atendimento diferenciado!

E você é o nosso convidado super especial, não fique de fora dessa noite maravilhosa.

Organização 

Lidiane e Mateus. 

MAIS DE 10 MIL BRASILEIROS SE INSCREVEM PARA CONCORRER A VAGAS DO MAIS MÉDICOS.

Mais de 10,5 mil brasileiros se inscreveram para concorrer a cerca de 1,2 mil vagas do Mais Médicos.
 
Entre as vagas ofertadas nesta etapa, 708 estão atualmente ocupadas por médicos cubanos e as demais referem-se a reposições de rotina do programa para substituir profissionais que deixaram os postos. O edital foi lançado em novembro de 2016.
 
O resultado das inscrições validadas deve sair no dia 9 de janeiro e a seleção das localidades de preferência dos médicos ocorrerá nos dias 10 e 11.

Homem também perde o desejo sexual. Saiba por quais motivos.

Os homens também sofrem com falta de libido? Sim. Eles também podem ter perda de desejo sexual. E quando isso ocorre?

A perda de ereção levando a falta de desejo pode começar a aparecer quando o homem vai envelhecendo, por causas físicas, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, doenças da próstata e disfunções hormonais, explica a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, coordenadora de sexualidade no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

— Já quando jovem, o homem falha porque tem razões de ordem emocionais, como ansiedade, estresse, depressão, que levam a perda de ereção. Então, ele inibe o seu desejo e não faz mais sexo. Claro que, as questões de ordem emocionais, podem aparecer tanto em homens mais jovens como mais velhos.

Carmita revela que “uma situação muito comum em consultório” é quando o homem inconscientemente perde o desejo por medo de falhar.

— Ele falha, falha, falha. Ele não teria perda de desejos por razões de ordem física, mas acaba perdendo o desejo para evitar querer fazer sexo e vir a falha. É um mecanismo de tentar evitar a falha.

Assim como nas mulheres, em qualquer idade, a depressão e uso de certos medicamentos também podem provocar perda de libido no sexo masculino.

Geralmente, quem mais sofre com falta de desejo sexual, sem causa aparente, é o sexo feminino. Ou seja, nos homens é mais fácil encontrar a origem do problema.

Se você está com dificuldades no sexo, procure um urologista e converse com ele. Boa sorte! Via O Umarizalense.

“A Terra Prometida”: Rune voltará a andar de cavalo.

Em capítulo previsto para ir ao ar na próxima semana, o personagem Rune que ficou paralítico após ser pisoteado por um cavalo no dia de seu casamento com Livana, voltará a andar de cavalo com uma cela especial.

Ele irá até a área de treinamento dos hebreu, a presença do rapaz irá incomodar Maquir. Vale dizer que Maquir teve um romance com Livana no passado, para quem não sabe, Livana é atual esposa de Rune, ela nessa altura já terá tido os gêmeos que esperava de Maquir, porém quem assumirá a paternidade das crianças será Rune.

Rune então será presenteado com uma cela especial, sendo assim Salmon irá autorizar o mesmo a voltar aos treinamentos. Será Rune quem irá salvar Zaqueu durante o duelo com os cananeus que acontecerá em breve. “A Terra Prometida” chegará ao fim no mês de março!

Sesed realiza treinamento de salvamento aquático com o Potiguar 01.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), através do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER), realizou, na manhã desta quarta-feira (4), na Via Costeira, um treinamento de salvamento aquático com o helicóptero Potiguar 01. A atividade teve dois procedimentos. O primeiro utilizando o chamado ‘puçá’, uma espécie de cesta onde a vítima é colocada. “O puçá é utilizado quando a vítima está inconsciente.
 
A aeronave faz a aproximação e o lançamento dos dois salva-vidas, um de que cada lado. Eles fazem a estabilização da vítima dentro do puçá e então fazemos o deslocamento até a parte de areia mais próxima”, explicou o tenente coronel Aldrin Brito, comandante do CEIOPAER. Já na segunda parte do treinamento foi usado o ‘sling’, que é uma alça colocada ao redor da vítima. “Nesse caso, por medidas de segurança, o sling só é utilizado se a vítima estiver consciente. O procedimento é o mesmo. Após a estabilização da vítima, procuramos a parte de areia mais próxima”, frisou o oficial. Na atividade desta quarta – que serviu de preparativo para a atuação do CEIOPAER durante a Operação Verão – foram utilizados cinco pilotos e nove tripulantes. O exercício também contou com apoio do Corpo de Bombeiros, que esteve com uma lancha no local.

EDUCAÇÃO DO RN LANÇA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO.

Resultado de imagem para EDUCAÇÃO DO RN
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e da Cultura,  lança o edital 01/2017 do processo seletivo para cursos técnicos de nível médio, na forma articulada integrada ao ensino médio. Estão sendo ofertadas mais de 2000 vagas distribuídas entre o Centro Estadual de Educação Profissional Jesse Pinto Freire (Cenep) e mais 55 escolas da rede de ensino do Estado. Os cursos têm duração de três anos para alunos egressos do ensino fundamental. Os interessados devem se inscrever no período de 16 a 22 de janeiro, no site abaixo, clicar em processo seletivo, digitar o CPF e preencher as informações solicitadas. Nesse campo será necessário colocar a média anual das disciplinas de português e matemática, do 9º ano. Isso porque a seleção considera a média aritmética das referidas disciplinas. Entre os dias 23 e 24 de janeiro, a equipe do SIGEduc gera o processo seletivo pela média aritmética do aluno, das disciplinas de português e matemática do 9º ano, informadas no ato da inscrição.

O resultado da seleção será divulgado no portal SIGEduc no dia 25 de janeiro. Estão sendo ofertados os cursos de técnico em administração, informática, energia renovável, segurança do trabalho, manutenção e suporte em informática, guia de turismo, hospedagem, apicultura, mineração, edificações e agroecologia.   O estudante que concorrer a uma vaga em um dos cursos técnicos e sendo selecionado, no ato da confirmação de sua matrícula, não poderá estar com matrícula efetivada em outra instituição da rede de ensino do Estado. O estudante deverá solicitar o cancelamento da matrícula anterior, considerando que o SIGEduc só permite a efetivação de uma matrícula por aluno. 
 
Mais informações sobre inscrição, seleção e matrícula acesse o link abaixo. Para os 07 (sete) novos Centros Estaduais de Educação Profissional, localizados nos municípios de Natal (no bairro Pitimbu), Extremoz, Parnamirim, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Alto do Rodrigues e Mossoró, será definido e divulgado posteriormente um novo calendário para o processo de inscrição, seleção e matrícula. 
 
Site: http://sigeduc.rn.gov.br/sigeduc/public/home.jsf
Link: http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000137581.PDF