terça-feira, fevereiro 07, 2017

CONFIRA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO TRE-RN A PARTIR DESTE MÊS.

TRE RN horários a partir de fevereiro
A partir deste mês de fevereiro na Secretaria do TRE-RN, localizada na Praça André de Albuquerque, 534, Centro de Natal, o expediente funcionará, nos dias úteis, de segunda à quinta-feira, das 13h às 19h, e às sextas-feiras das 8 h às 14 h. 

Nas Zonas Eleitorais da capital (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 69ª), o expediente de segunda à sexta, é de 8 às 15h. Já nas Zonas Eleitorais do interior do Estado, ocorre de segunda à sexta, das 8 às 14 h, lembrando que o atendimento ao público se encerra as 13h, pois a última hora é dedicada ao expediente interno.

Servidores municipais de Caicó/RN aceitam proposta e salário de dezembro será pago em quatro parcelas.

Em assembleia do SindServ (Sindicato dos Servidores Públicos) nesta terça-feira(7), os servidores municipais acataram proposta do município de Caicó/RN e terão seu salário de dezembro de 2016 pagos em quatro parcelas. 

Segundo informações do blog de marcos Dantas, ficou acerta que a cada dia 12,  a partir de março até o mês de junho, o município pagará uma parcela em folha extra.

Prefeita e vice da cidade de Ouro Branco tem diplomas de candidaturas cassados e justiça determina novas eleições.

A juíza Eleitoral Janaina Lobo da Silva Maia julgou procedente a ação de investigação eleitoral que pediu a cassação do diploma de candidatura da prefeita reeleita em Ouro Branco, Maria de Fátima Araújo da Silva, e o seu vice-prefeito, Francisco Lucena de Araújo Filho, ambos são acusados de praticarem abuso de poder econômico no pleito eleitoral de 2016 no município de Ouro Branco. A juíza ainda aplicou a prefeita Fátima a sanção de inelegibilidade para as eleições pelo prazo de oito anos.
Segundo o blog de Marcos Dantas, um fato chama a atenção da decisão quando ela diz que, tendo em vista o resultado do pleito majoritário, quando os investigados obtiveram 2.312 votos, logrando êxito com 62,57% dos votos válidos pela Coligação ‘Com a Força do Povo composta pelos partidos: PT/PSB/PDT/PMDB/PPS/PP/PTN/SD), fica prejudicada  referida eleição, devendo ser realizado um novo pleito municipal em Ouro Branco para o preenchimento dos cargos de prefeito e vice-prefeito nos termos do art. 224 do Código Eleitoral.

Na presidência, Daniel Enfermeiro abre Ano Legislativo da Câmara Municipal de João Câmara/RN.

Em sessão bastante concorrida, com o plenário lotado e dez dos onze vereadores presentes, Daniel Enfermeiro, presidente da Câmara Municipal de João Câmara abriu os trabalho da nova legislatura com a presença do prefeito Maurício Caetano que fez a leitura de sua mensagem anual na tribuna da Casa Legislativa.

Cauteloso e procurando ser o mais correto possível, Daniel conduziu os trabalhos na sua estreia como presidente do Poder Legislativo para o biênio 2017/2018. Reconhecendo ter pouca experiência para a desenvoltura do cargo que lhe foi confiado, Daniel pediu a compreensão dos colegas  e salientou que todo começo é assim, se tem dificuldades que logo serão superados com o passar do tempo. Esse é o segundo mandato de Daniel Enfermeiro como vereador.

Quanto ao seu trabalho na administração da Casa vem provocando algumas mudanças, corrigindo alguns vícios de administrações passado, e administrando com pé no chão e responsabilidade que o cargo exige.

Homem é preso por estuprar filhos de 9 meses e 12 anos.

Um homem foi preso, nesta segunda-feira (6), suspeito de estuprar dois dos três filhos dele, na cidade Pompéu, na região central de Minas Gerais. O pai também tentou abusar do filho mais velho, mas não consumou o fato.

Os crimes foram descobertos quando a mãe suspeitou de algo estranho com a filha mais nova, um bebê de 9 meses, que não parava de chorar. De acordo com a PM, a mulher, de 39 anos, levou a menina até o Hospital de Pronto Atendidomento da cidade e os médicos constataram o estupro.
 
Após a confirmação, o filho do meio do casal, um garoto de 12 anos, relatou à polícia que ele também foi obrigado a manter relações sexuais com o pai. Já o filho mais velho, um adolescente de 14 anos, contou que o homem tentou abusar dele, mas não conseguiu.

A equipe do hospital entrou em contato com o Conselho Tutelar, que acionou a Polícia Militar (PM). Quando os casos foram descobertos, o suspeito, Wilson José Ribeiro da Silva, de 45 anos, estava em Três Marias, a 116 quilômetros de Pompéu. Os militares fizeram contato com a polícia local, que o prendeu.

Silva foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil, que vai investigar o caso. Via R7

Governo tenta amenizar maior seca da história do RN com ações emergenciais.

A maior seca da história do Rio Grande do Norte está prestes a completar seis anos de sofrimento para o sertanejo que depende da água para desenvolver sua plantação, criação de animais e a própria subsistência. Nos próximos dias 20 e 21, na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste, o prognóstico de ocorrência de chuvas para o ano de 2017 deverá ser confirmado.

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, as primeiras previsões divulgadas pela Emparn apontam para a ocorrência de chuvas dentro da média histórica, a partir do mês de março, o que poderia amenizar um pouco o drama a seca potiguar.  De acordo com o relatório, há 35% de possibilidade de as chuvas ficarem abaixo da média histórica; 40% dentro da média e 25% de chover acima da média no RN.

“Na reunião dos meteorologistas nos próximos dias, as previsões poderão ser confirmadas. As chuvas são mais necessárias nas áreas do Alto Oeste e Seridó, há grande chance de ficarem dentro da média histórica”, destacou Mairton.

Além de torcer pelas chuvas, a Semarh desenvolve diversas ações para amenizar os efeitos da seca, como perfuração de poços em áreas urbanas de municípios em colapso, atualmente são 15, para que a água possa vir a jorrar por meio de chafarizes e acumulada sem caixas d´agua de áreas urbanas para uso da população.

“Estou viajando hoje a Brasília também onde terei encontro na Casa Civil para tratar das obras de transposição do Rio São Francisco, que em médio prazo trará benefícios para auxiliar na nossa crise hídrica. Amanhã também teremos encontro na Secretaria Nacional da Defesa Civil para pedir urgência na liberação dos recursos na ordem de R$ 6 milhões para a continuidade da operação Vertente, com carros-pipa para garantir abastecimento dos municípios que estão em colapso”, explicou Mairton.

Ainda segundo o secretário, em parceria com a Caern e Igarn estão sendo tomadas medidas de racionamento do abastecimento de água, extensão da área de captação das adutoras e fiscalização para evitar roubos e desvios irregulares de água.

“Também desenvolvemos perfuração de poços em áreas com vazão de água, já foram mais de 80 perfurações de poços que estão em uso atualmente. Para a alimentação animal também vamos conseguir recursos para adquirir forragem para alimentação do gado”, enfatizou Mairton. O secretário relatou que muitos pecuaristas também fizeram a migração de seus rebanhos para a região Agreste.

Governo prevê contratação de 610 mil unidades do “Minha Casa”.

O governo prevê que serão contratadas 610 mil unidades habitacionais em 2017 no programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o Ministério das Cidades, as faixas 2 e 3 liderarão a construção com a expectativa de até 400 mil casas neste ano.

Nas demais faixas, o governo prevê 170 mil contratações na faixa 1, sendo 35 mil casas na modalidade rural, 35 mil na modalidade entidades urbanas e 100 mil no Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Além disso, há expectativa de outras 40 mil unidades na faixa 1,5.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, reconheceu que há uma “série de aperfeiçoamentos” que devem ser feitos em relação ao programa Minha Casa Minha Vida, mas minimizou a revelação de que quase metade dos imóveis apresentam algum problema, conforme revelado nesta segunda-feira, 6, pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. “É uma forma de leitura, eu não sei se o enfoque dado está correto. Preciso ver o estudo”, disse.

Conforme mostrou a edição de hoje do jornal, quase metade dos imóveis destinados ao público mais carente do Minha Casa Minha Vida, construídos entre 2011 e 2014, apresentam algum problema ou incompatibilidade em relação ao projeto. Fiscalização do Ministério da Transparência identificou falhas em 48,9% dos imóveis da faixa 1 do programa de habitação, que contempla famílias que ganham até R$ 1,8 mil. De um total de 688 empreendimentos, foram identificadas falhas de execução em 336, que concentram quase 93 mil unidades.

Os principais problemas são trincas e fissuras (30,8%), infiltração (29%), vazamentos (17,6%) e cobertura (12,3%). Os problemas não são excludentes, ou seja, um mesmo imóvel pode ter mais de uma determinada situação. A grande maioria dos problemas identificados está relacionada com falhas ou deficiências dos ambientes por causa da incidência de água.

Custos irregulares podem aumentar conta de luz.

A conta de luz do consumidor de energia de todo o País poderá subir até 6% neste ano, por causa de cobranças irregulares que foram incluídas no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um encargo cobrado mensalmente da população e das empresas para bancar custos de universalização de energia, subsidiar programas sociais do setor e financiar as indenizações das concessões elétricas. A conta bilionária vai ser definida nesta terça-feira, 7, em audiência pública realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O aumento expressivo decorrente de irregularidades, apurou o Estado, foi alertado pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Todo ano, a agência reguladora define um orçamento para CDE. Depois de analisar os custos incluídos no orçamento do encargo, a Abrace apontou que diversas cobranças indevidas foram realizadas entre 1998 e 2011. O caso mais notório diz respeito à apropriação irregular, pela Eletrobrás, de pagamentos recolhidos para amortizar financiamentos concedidos para empresas da própria estatal, em condições mais vantajosas que aquelas praticadas pelo mercado.

RN: DIA 13/02 TEM ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL COM INDICATIVO DE GREVE.


Créditos: Lenilton Lima/Arquivo
 
No dia 13/02 tem assembleia da rede estadual com indicativo de greve. A assembleia está marcada para às 8h, na ASSEN. A iminente greve, que será avaliada na ocasião, tem como motivo a decisão da SEEC de acabar com o terço de hora atividade. 

A coordenadora geral do SINTE, professora Fátima Cardoso, está chamando a categoria para se engajar na luta pelo terço de hora atividade: “A greve será inevitável”. 

Clique AQUI e veja o comunicado da sindicalista.
(Saiba os detalhes AQUI).

Prouni tem quase 3 milhões de inscritos em todo o país.

O MEC também divulgou na segunda-feira, 6, um balanço do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que registrou quase 3 milhões de inscrições para 214 mil bolsas de estudo na primeira chamada. A maior parte dos inscritos é de São Paulo (270.667). Já no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram registradas 4,9 milhões de inscrições. Dessas, aproximadamente 1,9 milhão é da Região Nordeste. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicado edital para concurso de soldado do Corpo de Bombeiros no RN; salário inicial de R$ 2,9 mil.

Está no Diário Oficial do Estado desta terça-feira(07) a publicação do edital para realização de concurso público com 70 vagas para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros, com remuneração inicial de R$ 2.904,00, podendo chegar até a R$ 9.472,65.

As inscrições estarão abertas das 17h do dia 24 de fevereiro às 17h do dia 6 de abril, exclusivamente através da internet, no site do Idecan. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00.  O edital informa que a data provável para a realização da prova escrita é 21 de maio de 2017, no horário das 13h às 18h. EDITAL COMPLETO pode ser conferido aqui

Governo proíbe gastos com o carnaval para priorizar serviços essenciais.

O Governador Robinson Faria (PSD) determinou que nenhum órgão da Administração Pública Estadual Direta e Indireta conceda apoio ou patrocínio para custear festividades carnavalescas deste ano. O decreto foi publicado na edição desta terça-feira (7) do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte.

A decisão foi tomada pelo governador em razão das crises “econômica”, “financeira” e “hídrica” pelas quais passa o RN. Além disso, prioriza “o fornecimento à população dos serviços públicos essenciais e permanentes, sobretudo de saúde, segurança e educação”.
Veja a publicação do Diário Oficial na íntegra!

DECRETO Nº 26.631, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2017.
Dispõe sobre a impossibilidade de concessão de ajuda financeira, por parte dos órgãos da Administração Pública Estadual, para custear despesas com festividades carnavalescas.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V e VII, da Constituição Estadual,

Considerando a severa crise econômica e financeira que atualmente afeta o País e também o Estado do Rio Grande do Norte;

Considerando a crise hídrica enfrentada pelo Estado do RN, que demanda grandes gastos com a aquisição de água;

Considerando a necessária obediência da Administração Pública aos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, legalidade e eficiência, o que impõe a racionalização das despesas públicas;

Considerando a necessidade de a Administração Pública priorizar o fornecimento à população dos serviços públicos essenciais e permanentes, sobretudo de saúde, segurança e educação,

D E C R E T A:
Art. 1º Fica vedada aos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta a concessão de auxílio financeiro, sob qualquer forma, como apoio ou patrocínio, para custear a realização de festividades carnavalescas.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 06 de fevereiro de 2017, 196º da Independência e 129º da República.

ROBINSON FARIA
 
Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira

UFRN seleciona para pós-doutorado em Engenharia Mecânica.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com seleção aberta para preenchimento de uma vaga de bolsista pesquisador. A bolsa, em nível de pós-doutorado, tem início previsto para o mês de março.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de fevereiro e devem ser realizadas na página do PPGEM, na sessão Processos Seletivos. O candidato deve anexar a documentação solicitada e preencher o formulário de inscrição. A vaga ofertada é direcionada a pesquisadores com título de doutor em Engenharia Mecânica e que possuam experiência na área.

A seleção é baseada em análise do currículo, formação acadêmica e produção científica dos inscritos. A bolsa tem duração de 12 meses, podendo ser renovada por mais um ano. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no edital, disponível neste link.

Cunha depõe ao juiz Sérgio Moro pela primeira vez nesta terça.

O ex-deputado cassado Eduardo Cunha será interrogado pela primeira vez, na tarde desta terça-feira, pelo juiz Sérgio Moro no processo em que é réu no âmbito da operação Lava-Jato. Cunha é acusado de receber propina de R$ 5 milhões em um contrato para compra de um campo de petróleo, pela Petrobras, no Benin, na África, e de usar contas em bancos suíços para lavar o dinheiro.
 
LO ex-deputado cassado Eduardo Cunha será interrogado pela primeira vez, na tarde desta terça-feira, pelo juiz Sérgio Moro no processo em que é réu no âmbito da operação Lava-Jato. Cunha é acusado de receber propina de R$ 5 milhões em um contrato para compra de um campo de petróleo, pela Petrobras, no Benin, na África, e de usar contas em bancos suíços para lavar o dinheiro.

Cai o nº de vítimas de ‘nudes’ vazadas na internet do Brasil em 2016, diz ONG.

O número de vítimas do vazamento de “nudes”, imagens de nudez ou sexo, não consentido caiu na internet em 2016, segundo levantamento da ONG Safernet Brasil, que monitora crimes e violações dos direitos humanos na internet, em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP).

No ano passado, foram registrados 301 casos, 6,5% a menos que os 322 registrados em 2015. O dado representa uma reversão na tendência de alta dos últimos anos. Entre 2013 e 2014, o número de vítimas dobrou a cada ano.

Os dados serão divulgados nesta terça-feira (7), Dia da Internet Segura, celebrado em mais 100 países. 

"É difícil a gente conseguir detectar causas, mas é possível que por exemplo hoje você ter uma legislação, o Marco Civil da Internet, possa ter reduzido [as queixas]", afirma Juliana Cunha, da Safernet.

"O fato de poder responsabilizar empresas faz com que elas ofereçam ferramentas para remoção, Google e Facebook já tem isso. talvez isso faz com que as empresas não mantenham isso [nudes] tanto tempo na rede", comenta. "Mas ainda há muitas imagens circulando, principalmente em aplicativos [de mensagem]."

Se o número de casos de exposição íntima caiu, o de cyberbullying cresceu em 2016. Chegou a 312, 17% superior aos 265 registrados em 2015.

Considerando outras vítimas de abusos online, como racismo, a Safernet registrou 1.825 casos de agressões na internet no passado. O levantamento inclui apenas as vítimas que procuraram a ONG. Problemas com dados pessoais e casos de discurso de ódio estão, ao lado do cyberbullying e do compartilhamento não autorizado de conteúdo íntimo, entre os principais casos de reclamação. Via g1.

Governador do RN anuncia edital de concurso público para Corpo de bombeiros com 70 vagas.

Ontem segunda-feira (6), o governador Robinson Faria (PSD) esteve no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, próximo ao Parque das Dunas. Lá, o gestor anunciou que o concurso de praças do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte terá 70 vagas.

Ainda de acordo com o governador do estado, mais detalhes serão publicados nesta terça-feira (7), na edição do Diário Oficial do Estado.

Além disso, o governador também participou de solenidade que transferiu o comando do Corpo de Bombeiros do RN. O coronel Sócrates Vieira de Mendonça Júnior toma posse do comando do CBMRN substituindo o coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza.

Detran inicia o vencimento das taxas do carnê de licenciamento.

O Detran do Rio Grande do Norte lembra que o pagamento da taxa de licenciamento de veículos automotores tem os primeiros vencimentos planejados esta quarta-feira (8). A tabela indica que o primeiro grupo a efetuar o pagamento é o dos veículos com finais de placa 1 e 2, com sequência na quinta-feira (9) , respectivamente. Para efetuar a quitação o proprietário de veiculo automotor não precisa necessariamente do carnê, já que os boletos já estão disponíveis na internet.

O processo é simples. Basta o usuário acessar o site do Detran  pelo endereço eletrônico www.detran.rn.gov.br, clicar no ícone “Consulta de Veículos” na página principal, e logo após, digitar a placa e o Renavam do automóvel que deseja efetivar a verificação. Feito isso, o condutor alcança a listagem dos débitos referentes ao licenciamento, seguro e IPVA do veículo.  Na sequência, é só clicar na taxa que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto bancário direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.

Já os correntistas do Banco do Brasil podem efetivar o pagamento diretamente no caixa eletrônico, informando CPF e sem precisar do boleto bancário.  O programa possibilita ao condutor a opção de quitação das taxas tanto pelo Banco do Brasil, como já era feito, como também por outras instituições bancárias. Depois de comprovados os pagamentos, o Detran enviará o documento do veículo (CRLV) para o endereço cadastrado do proprietário. É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual. O porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.

UFRN lança novo portal com layout mais moderno e acessível.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou nesta segunda-feira, 6, o novo layout do seu site institucional. Desenvolvido pela Superintendência de Informática (Sinfo), com o envolvimento de equipes de Desenvolvimento WEB e de Design, ambas sob a coordenação do professor Gibeon Aquino, o site foi elaborado na perspectiva de ter uma maior usabilidade.

Além disso, ao contrário do portal anterior, ele será responsivo, isto é, o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário, seja um PC, celular ou tablet, mudando sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Conduzindo o lançamento, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, considera que “a iniciativa é um dos aspectos que mostram a modernização da gestão, sobretudo em termos de comunicação”.

O novo portal já está com a linguagem traduzida para a língua de sinais e pode ser conferido aqui. As versões para deficientes auditivos e na língua inglesa serão implementadas ainda neste primeiro semestre.

Com dores de cabeça, mulher descobre que uma barata vivia em seu crânio.

Uma barata viva dentro do crânio de uma mulher indiana de 42 anos levou a uma cirurgia inédita e bizarra, na Índia. A paciente, identificada apenas pelo primeiro nome, Selvi, relatou aos cirurgiões que tinha sensações estranhas ao redor do nariz e dos olhos, antes da retirada do inseto.

Quem alertou para os sinais de um possível problema de saúde foi o enteado da paciente, que decidiu levá-la a um hospital público na cidade de Injambakkam, Sul da Índia. Segundo o site de notícias local The New Indian Express, Selvi estava dormindo quando a barata entrou na cabeça dela, provavelmente pelo nariz. Ela chegou a tentar retirar o inseto, mas não conseguiu. Depois de uma endoscopia nasal, os médicos encontraram a barata viva, entre os olhos da paciente. “Este é o primeiro caso do tipo que eu vi em três décadas de medicina”, disse o médico M. N. Shankar ao site indiano. Via Correio Braziliense

Governo Temer publica indicação de Alexandre de Moraes ao Supremo.

O presidente Michel Temer formalizou nesta terça-feira, 7, a indicação do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga deixada por Teori Albino Zavascki, que morreu em acidente aéreo no último dia 19 de janeiro. A mensagem que submete o nome de Moraes à apreciação do Senado Federal está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça.

Para assumir a vaga, Moraes terá de passar por sabatina e ter o nome aprovado pelos senadores, tanto em comissão quanto no plenário da Casa. A votação do nome do ministro no Senado deve ocorrer em três semanas. Se aprovado, Moraes será revisor de processos da Operação Lava Jato no plenário do STF.

O Diário Oficial desta terça ainda traz o despacho de afastamento de Moraes do cargo de ministro da Justiça pelo prazo de 30 dias. Ele ficará licenciado da função até a decisão final do Senado sobre sua indicação ao Supremo. O secretário executivo do Ministério da Justiça, José Levi do Amaral, assumirá o comando da pasta durante o período de licença do titular.

Prefeitos do RN participam de capacitação da CGU em Natal/RN.

 
O evento 'Município Transparente' que aconteceu na tarde de ontem segunda-feira (6), em Natal, contou com a participação de representantes de cento e dois municípios do Rio Grande do Norte. A capacitação, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), abordou temas como licitações, orçamento público, uso de recursos federais, dentre outros.

O evento começou com uma mensagem em vídeo do presidente Michel Temer. Em seguida, também em vídeo, o ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim, falou sobre os programas federais que disponibilizam recursos para os municípios.
 
Para a prefeita de Jandaíra, Marina Dias, que ocupa um cargo no Executivo pela primeira vez, o evento foi uma oportunidade para tirar dúvidas e adquirir conhecimentos sobre administração pública. “É uma missão desafiadora administrar um município e toda capacitação é bem-vinda para auxiliar nesse trabalho”, disse.

segunda-feira, fevereiro 06, 2017

Vendas do varejo em todo o país caem 4,2% em janeiro.

O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 2,1% em janeiro deste ano na comparação com dezembro. Em relação a janeiro de 2016, a queda nas vendas do varejo no primeiro mês de 2017 foi de 4,2%, segundo pesquisa do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgada hoje (6), em São Paulo.

O desemprego em alta e a necessidade de quitação de dívidas de consumidores mantiveram o consumo enfraquecido em janeiro, afirmam os economistas da Serasa.

Quedas em série
As lojas de material de construção acusaram queda de 3,6% em janeiro, a maior dentre os segmentos varejistas. No setor de veículos, motos e peças a retração foi de 2,4%. No setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, o recuo foi de 2,2%. Houve, ainda, retração de 1,6% tanto no segmento de combustíveis e lubrificantes como no de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve crescimento de 0,8% em janeiro na atividade de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

Vários segmentos varejistas recuaram em janeiro último em comparação com janeiro do ano passado. A venda de material de construção também apresentou o maior recuo com queda de 12,1% em relação a janeiro de 2016.

Em seguida, vem o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, com recuo 11,3%, seguido pelo setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-11,2%). A venda de veículos, motos e peças caiu 9,4%; supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, -5,9% e combustíveis e lubrificantes, -3,2%.

Instalação de comissão especial da reforma da Previdência é adiada.

A instalação da comissão especial que discutirá a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados foi adiada para a próxima quinta-feira, 9. A previsão antes era abrir os trabalhos na quarta-feira, mas não houve quórum nesta segunda-feira, 6, no plenário da Casa para que fosse feita a leitura do ato de criação da comissão.

Com isso, o ato será lido em sessão na terça-feira, 7. E só depois deste passo que passa a contar o prazo de 48 horas para que os líderes indiquem os integrantes da comissão. Por isso, o atraso na instalação.

No ato de instalação, será formalizada a posse do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) no cargo de presidente da comissão especial da reforma da Previdência. É o presidente da comissão que indica o relator, que será o deputado Arthur Maia (PPS-BA), como já anunciado.

Depois disso, a comissão terá até 40 sessões para deliberar sobre a proposta e votar o texto, que ainda precisará ser apreciado em dois turnos pelo plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.

A intenção inicial era formalizar a criação da comissão em sessão plenária nesta segunda-feira, mas não houve quórum. Apenas 46 deputados marcaram presença, menos do que os 51 necessários para abrir a sessão.

Diagnóstico tardio de câncer de mama preocupa mastologistas.

A mamografia, exame que detecta o câncer de mama, aliado ao exame clínico e ao autoexame são considerados elementos essenciais para a prevenção de novas mortes pela doença, disse hoje (5) o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Antônio Luiz Frasson. Neste domingo, é celebrado o Dia Nacional da Mamografia.
 
Segundo a SBM, o Brasil registra 58 mil casos de câncer de mama por ano e a maioria é detectada com lesões muito grandes. “Aproximadamente 50% dos casos são detectados com mais de 5 centímetros. Isso significa que existe um descaso com o problema”, informou Frasson. Outra dificuldade, segundo ele, é o acesso ao tratamento quando a mulher detecta um tumor.

Concursos: 8 órgãos abrem as inscrições para mais de 200 vagas.

Pelo menos 8 órgãos abrem inscrições de concursos públicos, nesta semana, para mais de 200 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários chegam a R$ 14.294,12 na Defensoria Pública do Paraná.

Nesta segunda-feira (06) abrem as inscrições o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Defensoria Pública do Paraná, Prefeitura de Araçaí (MG), Prefeitura de Manacapuru (AM), Prefeitura de Moema (MG) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na quinta-feira (09) abre a inscrição o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região e o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

INSS ALTERA DATAS DO CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS DE FEVEREIRO.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alterou as datas de pagamento dos benefícios da folha de fevereiro.   Assim os segurados que só receberiam o pagamento a partir do dia 02 de março, em função do feriado da quarta-feira de cinzas nesse dia, terão seus benefícios creditados já no dia 1º de março.  

O objetivo da medida é facilitar o acesso dos segurados ao pagamento, enfatiza a informação postada através do portal virtual do INSS. Neste ano, a folha de fevereiro começa a ser depositada no dia 20 de fevereiro para os segurados que possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. 

Nos dia 27 e 28 não haverá pagamento em função do feriado de carnaval.  Os depósitos serão retomados no dia 1º de março. Para saber o dia de pagamento, os beneficiários devem observar o último número do seu cartão de benefício, excluindo-se o dígito. A Previdência paga todos os meses mais de 33 milhões de benefícios, injetando na economia do mais de R$ 37 bilhões.

Mais de 50% das mulheres não realizam mamografia.

Principal ferramenta para a detecção precoce do Câncer de Mama, o exame de Mamografia ainda é ignorado por milhares de mulheres. No Dia Nacional da Mamografia (5 de fevereiro), a Bradesco Saúde alertou para o percentual de mulheres que não fazem anualmente o exame. Segundo dados do Comitê de Saúde da seguradora, no último ano, 51,46% das mulheres acima de 40 anos não realizaram a mamografia em 12 meses, conforme protocolo recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Esse percentual cai para 38,75%, quando o período avaliado é de 24 meses passados.

O universo da pesquisa envolve 2,2 milhões de segurados que fazem parte das empresas que participam do Comitê de Saúde. O câncer de mama é o principal causador de morte na população feminina. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 58 mil casos da doença foram diagnosticados no Brasil em 2016.

Brasil deve ter recorde na produção de alimentos orgânicos em 2017.

A produção de alimentos orgânicos no Brasil tem tudo para colher ótimos resultados em 2017. Segundo levantamento feito pela Coordenação de Agroecologia (Coagre) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a área de produção orgânica no país pode ultrapassar os 750 mil hectares registrados em 2016, impulsionada, principalmente, pela agricultura familiar.

Segundo a Coagre, houve um salto de 6.700 mil unidades (2013) para aproximadamente 15.700 (2016). Ou seja, em apenas três anos, foi registrado mais do que o dobro de crescimento deste tipo de plantio em solo brasileiro.

No ranking das regiões que mais produzem alimentos orgânicos, o Sudeste fica em primeiro lugar, totalizando 333 mil hectares e 2.729 registros de produtores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO). Na sequência, as regiões Norte (158 mil hectares), Nordeste (118,4 mil), Centro-Oeste (101,8 mil) e Sul (37,6 mil).

Tempo seco em todo RN.

download (1)
Segundo a Emparn, apesar do tempo seco em todo o Rio Grande do Norte, os municípios terão momentos com o céu parcialmente nublado.

A temperatura máxima esperada no Rio Grande do Norte está prevista para ocorrer em Caicó, na região do Seridó, com os termômetros registrando 34,7ºC.

Já temperatura mínima prevista no Estado é de 18,5ºC na cidade de Martins.

Escolas já podem se inscrever na olimpíada de astronomia deste ano.

Estão abertas as inscrições para escolas que desejem participar da 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições se estenderão até 19 de março. Na avaliação do coordenador nacional da OBA, o físico João Batista Garcia Canalle, 2017 é um ano especial. “Não é todo dia que uma olimpíada científica faz 20 anos de existência no Brasil, sem interrupções”.

Canalle admitiu, porém, que, com a situação de dificuldades econômicas por que passa o país, com redução de verbas destinadas a instituições científicas, as perspectivas não são muito animadoras no objetivo de ultrapassar 1 milhão de alunos inscritos este ano, pela falta de recursos para divulgação. “Por outro lado, a gente está mantendo a animação, fazendo divulgação pela mídia, para tentar envolver mais escolas e manter, pelo menos, 800 mil alunos por ano, que é a nossa média há quase dez anos”, disse.

O coordenador sublinhou a importância da astronomia e astronáutica para os estudantes dos ensinos fundamental e médio. A primeira questão, segundo Canalle, é a consciência global. “As pessoas acham que planeta é uma coisa que está no céu. No entanto, esquecem que moram em um planeta, a Terra, que está também no céu. Mas as pessoas não têm essa percepção. Ao desconhecerem isso, não percebem que esse é o nosso lar. Não tem como nós morarmos em outro planeta do sistema solar, exceto talvez Marte, com muito recurso e em um futuro muito distante, e com muita tecnologia”.

O coordenador nacional disse que a olimpíada visa despertar as crianças e jovens para a importância de bem conservar o planeta Terra. “Aqui é o nosso lar, dependemos dessa estrela [o sol], a lua tem a sua importância na estabilidade da orientação do eixo de rotação da Terra, favorece o movimento das massas oceânicas com as marés. Ou seja, nós somos seres planetários e, no entanto, por ignorância, pensamos que ainda vivemos em um mundo de terra plana”.

Leonel Cauan é hoje o nosso aniversariante do dia.

Meu filho, através de você eu recebi a maior de todas as bênçãos. Um filho querido, dedicado e carinhoso; você é o meu sonho realizado, minha alegria diária, meu amor eterno.
 

Por você agradeço todos os dias ao Senhor, e a Ele peço que o cuide, proteja e oriente na minha ausência. Feliz aniversário, meu amor!
 

Sou uma mãe abençoada e feliz, e por você meu amor jamais terá limite ou condição. Apenas desejo que seja feliz, e que sempre percorra o caminho que Deus traçar para você.
 

Que o Senhor o abençoe, meu filho, e hoje e sempre ilumine seu coração com bondade, amor e paz. Te amo!

É o que deseja, sua mãe. 

Vanusa Xavier.

Evento na UERN discute legalização das drogas.

Será lançada na terça-feira, 07, a terceira edição do livro Princípio da Proporcionalidade e Guerra Contra as Drogas, do professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Olavo Hamilton. O lançamento acontecerá durante aula magna com tema a “legalização das drogas”, às 19h30, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

O evento contará com a participação do Juiz de Direito, Patrício Lobo, do advogado Paulo Linhares, além do autor do livro, Olavo Hamilton, e tem o apoio da Faculdade de Direito (FAD). O lançamento é aberto ao público.

Governo prepara série de medidas para ‘desafogar’ a classe média.

Depois do sucesso da liberação do saldo das contas inativas do FGTS, uma rara medida anunciada pelo presidente Michel Temer considerada positiva em pesquisas de opinião em poder do governo e do PMDB, vem aí mais uma série de medidas voltadas para “desafogar” a classe média enquanto a recuperação de fato da economia não vem.

Além da ampliação da renda que poderá ser atendida pelo Minha Casa Minha Vida, que será detalhada hoje por Temer, o governo prepara o anúncio de um alongamento das dívidas de quem contraiu empréstimo consignado e não está conseguindo pagar. Devem ser beneficiados não só aqueles que perderam o emprego, e o pacote valerá para bancos públicos e privados.

Resultado do PROUNI será divulgado nesta segunda.

 
Nesta segunda-feira (6), o Ministério da Educação divulga o resultado dos selecionados para a primeira edição Programa Universidade Para Todos (Prouni) deste ano, que concede bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.
 
Nesta primeira chamada, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que apresenta um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. Do total de bolsas aprovadas, 103.719 serão integrais e 110.391, parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade.

Parlamentares gastam mais de R$ 65 milhões por ano com comissionados.

Em disputas que envolveram longas negociações entre os maiores partidos do país, as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado foram eleitas na semana passada. Além do poder que cada posto carrega, os parlamentares têm à disposição cargos com altos salários. Levantamento feito pelo Jornal Correio Braziliense com dados das duas Casas mostra que o custo com a remuneração dos servidores comissionados é de R$ R$ 5,05 milhões mensais — R$ 2.744.826 na Câmara e R$ 2.314.292 no Senado. Anualmente, a soma chega a R$ 65,7 milhões. Na avaliação de especialistas, um número elevado para os serviços prestados.
 
O cientista político da Universidade de Brasília (UnB) João Paulo Peixoto considera o valor um exagero e ressalta que alguns postos praticamente não têm função. Por exemplo, as suplências de secretarias. São quatro em cada Casa, só com a função de substituir os secretários. Na Câmara, as suplências têm, cada uma, 11 cargos em média, com salários que somam R$ 131 mil. A quantidade de servidores pode variar, pois permite-se que os parlamentares contratem mais gente, desde que mantenham o limite financeiro estabelecido. “Não precisa de uma secretaria só para tratar dos passaportes. Muito menos de outra para gerenciar os apartamentos funcionais”, observa. Para ele, a Câmara e o Senado deveriam fazer um ajuste para enxugar a máquina do Legislativo.

Faz sentido.


Déficit e dívidas da saúde no Rio Grande do Norte somam R$ 177 milhões.

Ao menos nove estados brasileiros enfrentam problemas graves na saúde pública. Somados, devem cerca de R$ 3,9 bilhões a fornecedores, entidades filantrópicas que prestam serviços hospitalares e a municípios com os quais têm convênios.

A falta de dinheiro resulta em filas, greves, atrasos de salários, falta de médicos, remédios e equipamentos, além de paralisar obras e até afetar a entrega de refeições a pacientes internados.

O déficit orçamentário da saúde no Rio Grande do Norte soma R$ 88 milhões e a dívida outros R$ 89 milhões. Somadas as cifras chega-se a um buraco financeiro de R$ 177 milhões no setor da saúde estadual.

A penúria financeira no RN se traduz em atraso no pagamento de fornecedores e convênios com municípios, informa levantamento do Globo em secretarias estaduais de saúde, sindicatos médicos e Assembleias Legislativas.

Os governos de Distrito Federal e Amazonas decretaram situação de emergência na Saúde, o que permite a utilização de verbas emergenciais e a contratação de fornecedores sem licitação.
Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Tocantins, e Mato Grosso também tiveram que lidar com atrasos nos pagamentos e ameaças de greves em seus hospitais. Via Globo.

Titular mais uma vez, Gabriel Jesus faz dois e garante vitória do City nos acréscimos.

Escolhido por Pep Guardiola para começar o jogo mais uma vez – deixando Agüero no banco de reservas -, Gabriel Jesus teve grande atuação e foi muito participativo. O brasileiro precisou de 10 minutos para balançar as redes no primeiro tempo, em um lance de oportunismo, aproveitando sobra de bola na área.

Na etapa final, já nos acréscimos, quando o argentino estava em campo ocupando o lugar de centroavante, o camisa 33 mostrou sua estrela de novo. Após cruzamento de David Silva, tentou duas vezes: primeiro em uma cabeçada, defendida por Fabianski, e depois pegando o rebote com o pé direito, garantindo a vitória dos Citizens. Eleito o melhor jogador da partida, ele agora tem três gols em quatro jogos com a camisa do City.

Rainha Elizabeth faz história e se torna monarca mais longeva do Reino Unido.

Adorada pela população britânica, a Rainha Elizabeth II faz hoje mais um registro histórico ao ser a primeira monarca a obter o Jubileu de Safira. Neste 6 de fevereiro, ela completa 65 anos de reinado. Nesta manhã, a guarda real montada realiza uma encenação próxima ao Palácio de Buckingham, no Green Park, acompanhada pela população local e por turistas. Trechos da apresentação eram exibidos por canais de televisão.

Apesar da data inédita, não há previsão de qualquer comemoração especial, além da que já é realizada todos os anos. Como faz sempre no Dia de Ascensão, a rainha deve passar o dia em uma propriedade particular, em Norfolk, sem a previsão de comparecer a eventos públicos. A expectativa por uma celebração maior, de grande escala, poderá ser vista apenas em 2022, quando Elizabeth poderá atingir o “Platinum Jubilee”, o Jubileu de Platina. Nessa data, a rainha estará com 96 anos de idade.

A data histórica para a realeza britânica se dá em meio ao processo de discussão, no Parlamento, do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Elizabeth II nasceu em Londres e ascendeu ao trono aos 25 anos, após a morte de seu pai, em fevereiro de 1952. Sua coroação, no entanto, – a primeira a ser televisionada – ocorreu apenas no ano seguinte.

MEC divulga hoje resultado da primeira chamada do ProUni.

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (6) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos pré-selecionados têm até o próximo dia 13 para apresentar à instituição de ensino os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato. Os resultados estarão disponíveis na página do Prouni, na Central de Atendimento, pelo telefone 0800-616161, e nas instituições de ensino participantes do programa.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 20 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados ainda terão a chance de participar da lista de espera nos dias 7 e 8 de março.

Servidores do Estado que ganham até R$ 2 mil deverão receber salário de janeiro neste terça(7).

Servidores do Estado ativos, inativos, aposentados e pensionistas que ganham até R$ 2 mil deverão receber o vencimento de janeiro nesta terça-feira(7). A informação é do Sindicato dos trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado.

Já os servidores que ganham acima de R$ 2 mil segue sem definição de data. O governo do Estado afirma que o pagamento será anunciado conforme a disponibilização de recursos.

Caixa alerta que calendários não oficiais sobre saques do FGTS devem ser ignorados.

A Caixa Econômica Federal alerta que calendários não oficiais sobre saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que circulam na internet, tanto em redes sociais como sites ou aplicativos de celulares, não procedem e devem ser ignorados. A Caixa tem recebido denúncias sobre a existência de canais não oficiais informando cronograma de saque e recomenda que os interessados em saber mais informações sobre as contas inativas só entrem nos canais oficiais do próprio banco.

Todas as informações oficiais estão disponíveis no site www.caixa.gov.br e nos perfis do banco @imprensacaixa e @caixa. A consulta ao saldo de contas inativas do FGTS pode ser realizada no site http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas, aplicativo do FGTS, internet banking e terminais de autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão. 

A Caixa alerta que muitos sites estão sendo colocados no ar informando que é possível fazer a consulta do saldo da conta inativa, com o objetivo de capturar os dados das pessoas para cometer fraudes ou vender o domínio das informações. Além disso, o banco já identificou mais de uma centena de perfis falsos se apresentando como sendo da Caixa.

Questionada sobre a grande quantidade de aplicativos de celular referentes a FGTS, o banco reitera que recomenda que os interessados só acessem o aplicativo oficial da Caixa. A maioria dos apps fornece informações e notícias já veiculadas sobre o assunto, mas alguns possibilitam o acesso ao saldo e extrato do FGTS. Questionada sobre a possibilidade de fraude nesses aplicativos.

domingo, fevereiro 05, 2017

Senai está com milhares de vagas abertas em todas as regiões do Brasil.

Há opções em diversas modalidades, pagas e gratuitas, de cursos de aprendizagem industrial a cursos técnicos e de pós-graduação oferecidos pelo Senai.

O Senai do Rio Grande do Norte tem vagas abertas em cursos como: Trabalho em Altura, Primeiros Socorros, Direção Defensiva, Auxiliar Administrativo e muitos outros.

Para mais detalhes acesse o site do SENAI do Rio Grande do Norte.

O empresário Carlinhos é hoje o nosso aniversariante do dia.

O empresário Carlinhos e sua esposa Vanusa Xavier.
Carlinhos neste dia, quero desejar a você, meu amor...toda felicidade que existe! Você, que é uma pessoa extraordinária, um esposo magnífico, quero falar que eu tenho muito orgulho de tê-lo como meu querido companheiro.
 

Sei que tudo que eu disser neste momento não vai substituir o nosso amor um pelo outro. Sempre vivemos unidos por este sentimento real e verdadeiro que nos une todo este tempo.
 

Meu amor, quero homenagear você de forma bem diferente, dizendo tudo o que o meu coração puder declarar. E a maneira ideal que encontrei para demonstrar tudo isso foi através destas palavras que lhe digo por intermédio dos meus sentimentos. Te amo!
 
Felicidades, meu bem, parabéns!

É o que deseja sua esposa, Vanusa Xavier.

OMS alerta para risco de febre amarela chegar a países vizinhos do Brasil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta para o risco de países vizinhos ao Brasil apresentarem casos de febre amarela. A ocorrência da doença em animais em Roraima, que faz fronteira com a Venezuela; em Mato Grosso do Sul, vizinho da Argentina; e Paraná, próximo a Argentina e Paraguai, “representam um risco de circulação do vírus até esses países, sobretudo nas áreas com o mesmo ecossistema”, diz boletim divulgado nesta sexta-feira (3).

Segundo a organização, nesses locais foram notificados casos em primatas não humanos. De um total de 1.202 primatas falecidos, 259 foram confirmados com febre amarela. Além das regiões fronteiriças, foram notificados casos em animais em Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Espirito Santo, São Paulo, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

A OMS diz, no entanto, que até essa quinta-feira (2), somente foram confirmados casos em humanos no Brasil. Colômbia e Peru registraram possíveis casos.

No Brasil, de acordo com o órgão, entre 1º de dezembro de 2016 e 2 de fevereiro, foram notificados 901 casos de febre amarela, dos quais 151 foram confirmados e 42 descartados. Os demais 708 casos suspeitos seguem em investigação.

A OMS recomenda que continuem os esforços para detectar, confirmar e tratar adequada e oportunamente os casos de febre amarela. Recomenda ainda que os países mantenham os profissionais de saúde atualizados e capacitados para detectar e tratar os casos. “A medida mais importante de prevenção da febre amarela é a vacinação”, diz o boletim.

FGTS Inativo - Calendário 2017.


Homem se joga da ponte Newton Navarro e é restado com vida por policiais.

Um homem se jogou da Ponte Newton Navarro no fim da tarde deste sábado (04) e foi salvo por militares na praia do Y.

Segundo relato do Oficial do dia do GAC, o 3º Sargento Eduardo Costa, do 17º GAC, o 3º Sargento Ranyer, da 10ª Cia Gd e o Cabo Dário da Cia Comando 10ª RM, que se encontravam em momento de recreação na Praia do Y, nadaram até o cidadão e o retiraram da água ainda com vida. O SAMU foi acionado, realizou os primeiros socorros e o conduziu para o pronto socorro.

Após 16 dias, militares encerram ação para conter ataques em Natal/RN.

Após 16 dias, chega ao fim neste sábado (4) a Operação Potiguar II, que contou com a atuação de cerca de 1,8 mil homens da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira nas ruas da Grande Natal. A ação foi iniciada em 18 de janeiro passado, com o objetivo de combater uma onda de ataques criminosos no Rio Grande do Norte registrada após a matança de pelo menos 26 presos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

A Operação Potiguar II se encerra à meia-noite deste sábado. Na segunda-feira (6), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, vai apresentar um balanço da ação durante uma entrevista coletiva no 16º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Natal. A vinda dos militares foi uma determinação do presidente Michel Temer para que as Forças Armadas atuassem na Garantia da Lei e da Ordem (GLO)  na Grande Natal.

Maior nota na prova de Linguagens do Enem é de estudante de Mossoró/RN.

Nesta semana, foi divulgado o resultado dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que seleciona os estudantes para as universidades públicas de todo o país. Em Mossoró, uma aluna foi destaque nacional, pois além de ter sido aprovada no curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), obteve a maior nota de todo o país em Linguagens na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A estudante Karoline Almeida, 16, concluiu o ensino médio no Colégio Diocesano Santa Luzia no final de 2016. Ela informou à reportagem do JORNAL DE FATO que sua preparação para o exame foi tranquila, porém contou com bastante dedicação de sua parte, principalmente nos últimos meses que antecederam o exame.

Sobre ter obtido a maior nota na prova de Linguagens entre os estudantes de todo o país, Karoline Almeida afirma que não esperava tal desempenho. “Linguagens sempre foi ‘minha área’, a minha preferida e a que eu sempre me dava melhor na escola. Mas o resultado me surpreendeu bastante. Eu esperava que linguagens fosse a minha maior nota, mas não que fosse a maior do Brasil”, disse Karoline, que fez 846 pontos nessa prova.

sábado, fevereiro 04, 2017

Corpo de Dona Marisa Letícia é velado e cremado em São Bernardo do Campo.

A cerimônia de cremação do corpo da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva terminou por volta das 17h40 deste sábado (4), no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo. Antes de deixar o local, sob chuva, Lula se despediu do público que o aguardava do lado de fora.

A ex-primeira-dama foi velada no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. O velório começou por volta das 9h30 e foi encerrado às 15h30. Às 15h56, Lula e a família deixaram a sede do sindicato com o carro funerário.

O auditório do sindicato do ABC, palco de assembleias e discursos emblemáticos, foi aberto ao público às 10h30 depois de uma hora fechado só para a família de Dona Marisa.

GOVERNO DO RN TRANSFORMA 17 INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

Resultado de imagem para escola integral

Decretos publicados na edição deste sábado, 4, do Diário Oficial do Estado (DOE) transformam dezessete escolas estaduais em escolas de Tempo Integral. No final do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) havia divulgado que dezoito instituições de ensino da rede estadual no Rio Grande do Norte que participariam do programa de fomento e implementação do tempo integral no ensino médio das escolas públicas. Destas, a única que ficou de fora foi a Escola Estadual Reginaldo Teófilo, em Natal.

Além desta de Mossoró, as escolas são dos municípios de Poço Branco, Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Umarizal, Currais Novos, Pau dos Ferros, Angicos, Areia Branca, João Câmara, Alto do Rodrigues, Extremoz, Santa Cruz e Lagoa Nova.

A admissão dos alunos deverá ocorrer por proximidade da escola pública de origem ou local de moradia. Já as escolas e regiões de vulnerabilidade social ou com baixos índices sociodemográficos deverão ser priorizadas no momento da seleção.

A criação do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral foi anunciada pelo governo no dia 22 de setembro, quando foi assinada a Medida Provisória 746/2016, que reestrutura e flexibiliza o ensino médio no país. O governo federal irá repassar recursos para os entes federados que forem selecionados para participar.

Confira a lista das escolas estaduais de ensino médio do RN transformadas em tempo integral:
Escola Estadual Desembargador Silvério Soares – Areia Branca
Escola Estadual Winston Churchill – Natal
Escola Estadual Francisco Antônio Medeiros – Mossoró
Escola Estadual Doutor José Fernandes Melo – Pau Dos Ferros
Escola Estadual Dom Nivaldo Monte – Parnamirim
Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt – João Câmara
Escola Estadual José Moacir de Oliveira – São Gonçalo Do Amarante
Escola Estadual Angelita Félix Bezerra – Lagoa Nova
Escola Estadual Tristão de Barros – Currais Novos
Escola Estadual Professor Francisco Veras – Angicos
Escola Estadual Estudante José Francisco Filho – Poço Branco
Escola Estadual Profissional Professor Hélio de Vasconcelos – Extremoz
Escola Estadual de Educação Profissional Lourdinha Guerra – Parnamirim
Escola Estadual de Educação Profissional Professora Maria Rodrigues – Alto Do Rodrigues
Escola Estadual de Educação Profissional Professor João Faustino – Natal
Escola Estadual Francisco de Assis Dias Ribeiro – Santa Cruz
Escola Estadual 11 de Agosto – Umarizal