terça-feira, março 07, 2017

Cerca de 236 mil motoristas devem quitar licenciamento até sexta.

Aproximadamente 236 mil proprietários de veículos automotores com placas final 1 e 2 devem quitar a taxa de licenciamento veicular na próxima quinta-feira (09) e sexta-feira (10), respectivamente. A taxa que anteriormente tinha vencimento programado para a segunda semana do mês de fevereiro foi prorrogada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). O valor do licenciamento não sofreu nenhum tipo de reajuste nos últimos anos e continua sendo R$ 60,00 independente do tipo, modelo ou ano do veículo.

Também estão programadas, nas mesmas datas citadas anteriormente, os vencimentos do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Nessas duas situações o cidadão pode optar por efetuar o pagamento em regime de cota única ou dividido em três parcelas (DPVAT) para alguns tipos de veículos ou cinco parcelas (IPVA), sendo a primeira quitada agora em março e as demais nos meses seguintes. No caso do IPVA, a possibilidade de pagamento em cota única concede ao proprietário do veículo um desconto de 5% no total do imposto.

Para efetuar a quitação o proprietário de veiculo automotor não precisa necessariamente do carnê, já que os boletos estão disponíveis na internet, bastando que o usuário acesse o site do Detran e informe a placa e o número do Renavan do veículo. Já os correntistas do Banco do Brasil podem efetivar o pagamento diretamente no caixa eletrônico, informando CPF e sem precisar do boleto bancário.

O processo de quitação é simples, basta o usuário acessar o site do Detran (www.detran.rn.gov.br), clicar no ícone “Consulta de Veículos” na página principal, e logo após, digitar a placa e o Renavam do automóvel que deseja efetivar a verificação. Feito isso, o condutor alcança a listagem dos débitos referentes ao Licenciamento e IPVA do veículo. Em seguida, é só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto bancário direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias. A taxa de licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran.

Polícia investiga caso de pai que teria matado mulher e filho e se suicidado em SP.

Três pessoas foram encontradas mortas nesta segunda-feira em um apartamento em Água Rasa, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Os corpos de Fábio Luis Pinassi Nunes, de 36 anos, e de Thaise Leocadio Ramos, de 33 anos, foram encontrados com ferimentos de arma de fogo na cabeça, assim como o de um menino de 5 anos, filho do casal, identificado como Pedro Luiz Ramos Nunes.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, parentes das vítimas sentiram um odor forte vindo do apartamento e chamaram o zelador para arrombar a porta. No local, eles encontraram Thaise deitada no sofá e o pequeno Pedro, na cama do casal — os dois com hematomas na região da cabeça. Por último, avistaram Fábio, também já morto, com um revólver ao lado do corpo.

O delegado responsável pelo caso, Nilton Quieregato, titular da 29ª DP, afirmou ao EXTRA que a principal suspeita é de que o homem tenha cometido duplo homicídio antes de se matar com a arma de fogo encontrada. A narrativa foi registrada no boletim de ocorrência e deve ser considerada pela polícia uma conclusão do caso. Os agentes esperam agora o resultado da perícia da arma e dos exames toxicológicos e necroscópicos das vítimas. Não foram achados bilhetes ou mensagens no local.

A mãe de Thaise Ramos, Denise Leocadio, publicou em seu perfil de rede social que o velório ocorrerá nesta terça-feira no Cemitério de Quarta Parada, em Água Rasa, de 10h às 15h.

Amigo do ex-goleiro Bruno, Macarrão também pede liberdade ao STF.

Um dos principais envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza Samudio, em 2010, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o ministro Marco Aurélio Mello o liberte, assim como libertou o ex-goleiro Bruno Fernandes.

Amigo de Bruno, Macarrão foi condenado, em novembro de 2012, a 15 anos de prisão por homicídio qualificado. Em 2016, ele passou para o regime semiaberto, com o direito a trabalhar fora do presídio. Agora, ele quer que o STF conceda a extensão dos efeitos da decisão que libertou o ex-goleiro do Flamengo.

Na semana passada, Bruno, condenado a 22 anos e três meses pela morte de Eliza Samudio, obteve uma liminar, do ministro Marco Aurélio, autorizando-o a aguardar a conclusão da ação penal contra o ex-goleiro, em liberdade. Bruno Fernandes deixou a prisão no último dia 24.

O pedido da defesa de Macarrão se baseia no artigo 580 do código do processo penal. Diz o artigo que, “no caso de concurso de agentes (Código Penal, art. 25), a decisão do recurso interposto por um dos réus, se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros”.

“O requerente possui as mesmas condições pessoais do paciente, muito embora tal fato seja irrelevante ao caso em apreço, pois a decisão que concedera o writ, reconheceu a ausência de fundamentação idônea que negou o direito ao paciente de recorrer em liberdade bem como o excesso de prazo na formação da culpa”, diz o advogado de Macarrão, Wasley César de Vasconcelos, no pedido encaminhado ao STF.

No Dia Internacional da Mulher, o Mangueirão na Praça preparou uma programação diferente para você!


Você está achando que essa quarta, Dia Internacional da Mulher, vai ficar de bobeira em casa? O Mangueirão na Praça preparou uma programação diferente para você ! 🍻💥🍴
 
Vai ter transmissão ao vivo dos jogos:
1º Jogo = São Paulo X ABC
2º Jogo = Flamengo X San Lorenzo
 
Além do repertório diferente do cantor Higor Ranieire nos intervalos e após os jogos, Você é o nosso convidado especial!

Organização:

Mateus e Lidiane Fonsêca

Chega ao STF primeira ação que pode levar à ampla legalização do aborto.

Um dos temas mais polêmicos do país chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Foi protocolada na noite de segunda-feira a primeira ação que pede a legalização ampla do aborto, para qualquer gestação com até 12 semanas.

Atualmente, a interrupção da gravidez só é permitida no país em três casos: se a mulher corre risco de morrer por causa da gestação; se a fecundação ocorreu por estupro; se o feto é anencéfalo (sem cérebro) e, portanto, não conseguirá sobreviver após o parto.
 
A ação, à qual a BBC Brasil teve acesso antecipadamente, foi movida pelo PSOL, com assessoria técnica do instituto de bioética Anis. Não é possível prever quanto tempo levará para ser julgada, talvez anos. Isso dependerá muito do ministro que for sorteado para relatar a ação e de seu interesse em agilizar ou não o caso.

É função do Supremo, quando provocado por uma ação, analisar se leis vigentes no país estão em desacordo com a Constituição Federal. Nesse caso, o partido solicita que a Corte declare que os artigos do Código Penal (lei de 1940) que criminalizam o aborto desrespeitam preceitos fundamentais, como o direito das mulheres à vida, à dignidade, à cidadania, à não discriminação, à liberdade, à igualdade, à saúde e ao planejamento familiar, entre outros.

As advogadas que assinam a ação destacam que a criminalização do aborto leva muitas mulheres a recorrer a práticas inseguras, provocando mortes. Argumentam também que o problema afeta de forma ainda mais intensa mulheres pobres, negras e das periferias, já que elas têm menos conhecimento e recursos para evitar a gravidez, assim como menos meios para pagar por métodos abortivos mais seguros, ainda que clandestinos.

Movimentos contrários ao aborto, por sua vez, argumentam que o direito à vida também deve ser garantido ao feto e, por isso, a prática seria inconstitucional. Esses grupos hoje contam no Congresso com o apoio de uma ampla bancada de parlamentares, em geral católicos e evangélicos, que atuam para impedir a legalização do aborto ou mesmo aumentar sua restrição.

É desejo desses parlamentares aprovar uma emenda à Constituição prevendo expressamente que o direito à vida está garantido desde a concepção.

“Muito provavelmente, mudando a nossa Constituição, passa-se a ter uma nova interpretação dessas leis que já estão em vigor no nosso país (e permitem algumas hipóteses de aborto)”, disse no ano passado o deputado Diego Garcia (PHS-PR), em um debate na Câmara.

Mesmo que isso seja aprovado, no entanto, caberá ao Supremo a palavra final sobre se o eventual direito à vida do embrião se sobrepõe aos direitos das mulheres, ressalta a antropóloga Debora Diniz, do instituto Anis.
Deputados do PMDB divulgaram nesta terça-feira (7) minuta de carta em que pedem o afastamento do comando nacional do partido de todos os dirigentes suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava J... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/deputados-do-pmdb-divulgam-carta-pedindo-saida-de-juca-da-presidencia-do-sigla.htm?cmpid=copiaecola
Deputados do PMDB divulgaram nesta terça-feira (7) minuta de carta em que pedem o afastamento do comando nacional do partido de todos os dirigentes suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava J... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/deputados-do-pmdb-divulgam-carta-pedindo-saida-de-juca-da-presidencia-do-sigla.htm?cmpid=copiaecola
Deputados do PMDB divulgaram nesta terça-feira (7) minuta de carta em que pedem o afastamento do comando nacional do partido de todos os dirigentes suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava J... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/deputados-do-pmdb-divulgam-carta-pedindo-saida-de-juca-da-presidencia-do-sigla.htm?cmpid=copiaecola
Deputados do PMDB divulgaram nesta terça-feira (7) minuta de carta em que pedem o afastamento do comando nacional do partido de todos os dirigentes suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava J... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/deputados-do-pmdb-divulgam-carta-pedindo-saida-de-juca-da-presidencia-do-sigla.htm?cmpid=copiaecola
Deputados do PMDB divulgaram nesta terça-feira (7) minuta de carta em que pedem o afastamento do comando nacional do partido de todos os dirigentes suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava J... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/deputados-do-pmdb-divulgam-carta-pedindo-saida-de-juca-da-presidencia-do-sigla.htm?cmpid=copiaecola
Deputados do PMDB divulgaram nesta terça-feira (7) minuta de carta em que pedem o afastamento do comando nacional do partido de todos os dirigentes suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava J... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/deputados-do-pmdb-divulgam-carta-pedindo-saida-de-juca-da-presidencia-do-sigla.htm?cmpid=copiaecola
Deputados do PMDB divulgaram nesta terça-feira (7) minuta de carta em que pedem o afastamento do comando nacional do partido de todos os dirigentes suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava J... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/deputados-do-pmdb-divulgam-carta-pedindo-saida-de-juca-da-presidencia-do-sigla.htm?cmpid=copiaecola

Solenidade na Assembleia vai homenagear Dia Internacional da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher será celebrado na Assembleia Legislativa em uma sessão solene de iniciativa da bancada feminina na Casa formada pelas deputadas Cristiane Dantas (PCdoB), Márcia Maia (PSDB) e Larissa Rosado (PSB). A solenidade acontece nesta quarta-feira (8), às 9h30min, no plenário Clóvis Motta e vai homenagear três potiguares com relevantes contribuições em suas áreas de atuação: Eliana Cardoso, Vilma Batista e Jandyra Escóssia.

De acordo com as parlamentares, a homenagem é uma forma de valorizar a atuação dessas profissionais e estimular o debate na Casa Legislativa de temas relacionados aos direitos das mulheres, sobretudo com a oferta de oportunidades de trabalho e inclusão social.

Embraer apresenta em S. José maior jato comercial produzido no Brasil.

A Embraer apresentou nesta terça-feira (7) o jato da família E2, o E195 - maior aeronave comercial já projetada e construída no país. O lançamento foi na sede da empresa, em São José dos Campos (SP), onde o modelo é fabricado. O voo inaugural está previsto para 2019.

A companhia tem 90 encomendas do E195-E2, cujo maior atrativo, segundo a empresa, é a alcance de voo que chega a 4,5 mil quilômetros - 800 a mais que a primeira geração do E195.

O avião tem capacidade para até 146 passageiros e a empresa promete economia de até 24% no consumo e de 20% nos custos com manutenção, em relação ao modelo anterior. A expectativa é que ele faça o voo teste ainda neste semestre.

O evento na fabricante de aviões contou com a presença de funcionários e executivos da empresa. A aeronave comercial é o último modelo da família, lançada em 2015.  O primeiro foi E-190 E2, lançado no primeiro semestre do ano passado.

Segundo o presidente da Embraer, Paulo Cesar Silva, o projeto que garante maior economia às companhias foi uma exigência dos clientes. A demanda levou a adaptações na engenharia do modelo, entre elas a aerodinâmica da asa.

“Esse modelo traz uma série de inovações a começar pelo motor. Ele tem um motor que representa uma redução de gasto de 16% e uma asa nova que traz uma economia que pode chegar a um custo operacional 24% menor”, disse.

O tradicional banho de champanhe nas apresentações de aeronaves, feito por executivos da empresa, foi feito desta vez por funcionários da linha de produção, engenharia e administrativo. Via G1.

Tremor de terra atinge noroeste do Ceará.

A população do município de Santana do Acaraú, no noroeste do Ceará, a 270 quilômetros de Fortaleza, foi surpreendida ontem (5) por tremores de terra que atingiram distritos da zona rural e a zona urbana da cidade. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), foram registrados dois abalos sísmicos: o primeiro às 5h46 da manhã, de magnitude estimada em 2.7 na escala Richter, e o segundo às 8h43, de 1.8.

“Eu estava deitado quando senti a terra tremer e as telhas balançarem. Antes do tremor, deu um estrondo bem forte”, relatou o estudante Carlos Bruno da Costa, 22, morador da comunidade de Paus Brancos. Segundo ele, outro abalo ocorreu hoje (6) pela manhã, mas menos intenso.

O LabSis ainda não tem informações precisas sobre o epicentro dos tremores, pois as informações preliminares foram coletadas de estações sismográficas distantes de Santana do Acaraú. As estações de Sobral e Morrinhos, mais próximas de onde houve os abalos, não estavam acessíveis via internet e devem ser consultadas na noite de hoje (6).

Segundo o técnico em sismologia do LabSis/UFRN, Eduardo de Menezes, abalos sísmicos nessa região do Ceará não são raros e se devem a falhas geológicas presentes no território. “Anos atrás ocorreu uma série de tremores nessa ordem de grandeza. É uma área sísmica ativa.” Os tremores de terra que ocorrem no Brasil, conforme ele, acontecem por conta de esforços no interior da Terra, quando a deformação da rocha, devido ao calor, provoca abalos.

Em 2008, o noroeste cearense registrou cerca de 100 tremores, alcançando até 3.9 na escala Richter. Os abalos provocaram rachaduras nas casas e diversas pessoas precisaram ir para abrigos.
Graças a um vídeo de 1 minuto e 20 segundos, que circula nas redes sociais, a polícia cearense identificou e capturou, nesta terça-feira (7) no bairro Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, quatro envolvidos no assassinato da trav... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/apos-video-assassinos-de-travesti-sao-capturados-pela-policia-do-ceara.htm?cmpid=copiaecola
Graças a um vídeo de 1 minuto e 20 segundos, que circula nas redes sociais, a polícia cearense identificou e capturou, nesta terça-feira (7) no bairro Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, quatro envolvidos no assassinato da trav... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/apos-video-assassinos-de-travesti-sao-capturados-pela-policia-do-ceara.htm?cmpid=copiaecola
Graças a um vídeo de 1 minuto e 20 segundos, que circula nas redes sociais, a polícia cearense identificou e capturou, nesta terça-feira (7) no bairro Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, quatro envolvidos no assassinato da trav... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/apos-video-assassinos-de-travesti-sao-capturados-pela-policia-do-ceara.htm?cmpid=copiaecolavv
Graças a um vídeo de 1 minuto e 20 segundos, que circula nas redes sociais, a polícia cearense identificou e capturou, nesta terça-feira (7) no bairro Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, quatro envolvidos no assassinato da trav... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/07/apos-video-assassinos-de-travesti-sao-capturados-pela-policia-do-ceara.htm?cmpid=copiaecola

Consumo das famílias cai 4,2% em 2016, diz IBGE.

O consumo das famílias caiu 4,2% em 2016 ante 2015. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta terça-feira, 7, os resultados das Contas Nacionais Trimestrais que contaram com os números do Produto Interno Bruto (PIB).

No quarto trimestre de 2016, o consumo das famílias caiu 0,6% ante o terceiro trimestre do ano. Na comparação com o quarto trimestre de 2015, o consumo das famílias mostrou queda de 2,9%

O consumo do governo, por sua vez, caiu 0,6% em 2016 ante 2015. No quarto trimestre de 2016, esse indicador subiu 0,1% em relação ao terceiro trimestre do ano. Na comparação com o quarto trimestre de 2015, o consumo do governo mostrou queda de 0,1%.
Revisões do PIB

O IBGE também anunciou que revisou o PIB do terceiro trimestre de 2016 na comparação com o período imediatamente anterior, que passou de queda de 0,8 % para recuo de 0,7%.

O órgão também revisou a taxa do PIB do segundo trimestre de 2016 ante o primeiro trimestre de 2016, de -0,4% para -0,3%. Já o PIB do primeiro trimestre de 2016 na comparação com o período imediatamente anterior foi de -0,5% para -0,6%.

Enquanto isso, o PIB do quarto trimestre de 2015 ante o terceiro trimestre de 2015 foi de -1,1% para -1,2% Por último, o PIB do terceiro trimestre de 2015 frente o segundo trimestre de 2015 passou de -1,6% para -1,5%. Via Estadão Conteúdo.

“Lagartixa tem todo o direito de circular pelas paredes”, afirma Justiça de SC.

Um moradora de Florianópolis (SC) será indenizada em razão do ar-condicionado da casa dela ter queimado. Um animal, mais precisamente uma lagartixa, entrou no compartimento do motor do equipamento.

A empresa não quis pagar o reparo do aparelho, alegando que a culpa era da consumidora que, por descuido, permitiu a entrada da lagartixa. Mas, de acordo com a decisão da Justiça de Santa Catarina, “uma lagartixa tem todo o direito de circular pelas paredes externas das casas”.

Conforme a sentença, os engenheiros que projetam esses motores sabem que as lagartixas se instalam do lado de fora da residência, “área que legitimamente pertence às lagartixas. (…) era só o que faltava exigir que o autor ficasse caçando lagartixas pelas paredes de fora ao invés de se refrescar no interior de sua casa”. Via PnoAR.

Brasil tem a pior recessão desde 1948, diz IBGE.

O Produto Interno Bruto (PIB) acumulou queda de 7,2% no biênio 2015-2016, informou nesta terça-feira, 7, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na série de crescimento econômico do IBGE, iniciada em 1948, foi a primeira vez que houve dois anos seguidos com queda anual do PIB, segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Segundo Rebeca, com a queda de 7,2%, é possível dizer que a recessão atual é a pior desde 1948. A pesquisadora relutou em afirmar que se trata da pior recessão da história, por causa da falta de dados sobre antes de 1948.

Ainda conforme os cálculos do IBGE, o PIB encerrou 2016 no mesmo nível do terceiro trimestre de 2010. “É meio como se estivesse anulando 2011, 2012, 2013, 2014, que tinham sido positivos”, afirmou Rebeca.

Além disso, a queda anual de 6,6% no PIB da agropecuária em 2016 é a maior da série histórica com a atual metodologia, iniciada em 1996.
11 trimestres de queda

A queda de 2,5% no PIB brasileiro no quarto trimestre de 2016 ante o mesmo período do ano anterior foi o 11º trimestre consecutivo de recuo, informou o IBGE. Apesar da manutenção dos resultados negativos, a perda foi a menos intensa desde o primeiro trimestre de 2015, quando o PIB caiu 1,8%. “A gente continua com taxas negativas, mas taxas menores. A queda veio desacelerando”, definiu Rebeca Palis.

O mesmo movimento foi percebido na indústria. A queda de 2,4% no PIB industrial do quarto trimestre de 2016 ante o mesmo trimestre do ano anterior foi a mais branda em 11 trimestres consecutivos de perdas.

No PIB da Agropecuária, o recuo de 5,0% foi o quarto consecutivo, mas o menos intenso do período. Já o Consumo do governo teve ligeira redução de 0,1%, menor recuo em sete trimestres seguidos de perdas.

A retração de 2,9% no Consumo das famílias no quarto trimestre de 2016 ante o mesmo trimestre de 2015 completou oito trimestres consecutivos de quedas, mas foi o menos intenso desde o segundo trimestre de 2015.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que indica o cenário de investimentos, despencou 5,4%, mas teve o recuo menos intenso em 11 trimestres seguidos de perdas. Com a queda de 2,4%, o PIB de Serviços recuou por oito trimestres consecutivos.

Já as exportações brasileiras tiveram recuo de 7,6% no quarto trimestre de 2016 ante o mesmo trimestre do ano anterior, a primeira queda após sete trimestres seguidos de altas. A redução de 1,1% nas importações foi o menor recuo em nove trimestres seguidos de perdas.
Indústria extrativa mineral

O PIB da indústria extrativa mineral cresceu 0,7% no quarto trimestre de 2016 na comparação com o período imediatamente anterior, segundo dados do IBGE.

Já a indústria de transformação apresentou queda de 1% na mesma base de comparação. Enquanto isso, a construção retraiu 2,3%. Já a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana registrou variação negativa de 0,1% no trimestre.

Nos serviços, todas as atividades apresentaram resultado negativo, especialmente os serviços de informação (-2,1%) e transporte, armazenagem e correio (-2%), seguidas por comércio (-1,2%), outros serviços (-0,9%), intermediação financeira e seguros (-0,7%), administração, saúde e educação pública (-0,6%) e atividades imobiliárias (-0,2%).

Prefeitura de Natal/RN paga servidores com salários até R$ 3 mil nesta quarta.

Os servidores da Prefeitura de Natal que ganham até R$ 3 mil líquidos recebem seus vencimentos nesta quarta-feira (8). Com isso, o Município chega a marca de 88,66% dos salários pagos. No último dia 24 de fevereiro, cerca de 70% do funcionalismo municipal recebeu, de forma antecipada, o pagamento do mês. A secretaria municipal de Administração informa que o restante da folha será quitado até o próximo dia 14.

Com o pagamento, serão injetados na economia local R$ 6 milhões, atingindo cerca de 2.500 servidores. No total, 18.531 funcionários já receberam os salários. A folha líquida do funcionalismo municipal é de R$ 55 milhões. “Estamos nesse esforço constante. Apesar da crise, conseguimos antecipa 70% da folha no dia 24 do mês passado e agora estamos bem próximo de concluir tudo”, comentou a secretária da Administração, Adamires França.

O pagamento não distingue ativos, inativos e pensionistas, todos recebem seus proventos nesta quarta-feira.

Avalanche em estação nos Alpes franceses soterra vários esquiadores.

Uma avalanche que aconteceu na manhã desta terça-feira na estação de Tignes, nos Alpes franceses, soterrou um número indeterminado de esquiadores, informou a Gedarmaria.

Um porta-voz do Pelotão de Gendarmaria de Alta Montanha (PGHM) de Bourg Saint Maurice explicou à Agência Efe que a avalanche arrastou vários esquiadores, embora acrescentou que ainda é cedo para saber o número e o estado de saúde das vítimas.

O local é o mesmo onde em 13 de fevereiro morreram quatro esquiadores em consequência de outra avalanche. Via  EFE.

Senado confirma votação da repatriação nesta terça.

Nesta terça-feira, 7 de março, o Senado deverá se dedicar à votação da pauta econômica. Isso inclui uma das medidas defendidas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que é a repatriação. O líder do governo no Congresso Nacional, senador Romero Jucá (PMDB-RR), confirmou a informação em entrevista à Rádio Senado.

O projeto que reabre prazo para legalização de recursos enviados ilegalmente para o exterior foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 15 de fevereiro, por 303 votos a favor e 124 contrários. No entanto, como sofreu alteração na Casa, teve que voltar ao Senado para nova votação.

Nova geração do Moto G chega ao Brasil em duas versões.

Em um evento reservado para a imprensa realizado na manhã desta terça-feira, 7, a Motorola anunciou oficialmente a chegada da quinta geração do Moto G ao Brasil. O smartphone chega ao país em duas versões e com preços competitivos.

O primeiro modelo é o Moto G5, que já havia sido mostrado pela empresa na Mobile World Congress - feira internacional de tecnologia móvel realizada em Barcelona, na Espanha, na semana passada. O aparelho chega por aqui com preço sugerido de R$ 999.

As especificações são basicamente as mesmas do modelo mostrado lá fora: tela de 5 polegadas Full HD, processador Snapdragon 430 de oito núcleos e 1.4 GHz, 2 GB de RAM e 32 GB de memória interna. A câmera principal do Moto G5 é de 13 MP e tem abertura de f/2.0, além de foco automático com detecção de fase. A câmera frontal é de 5 MP e a bateria de 2.800 mAh é removível.

Também trazido diretamente da MWC está o Moto G5 Plus. O modelo vendido no Brasil chega com 5,2 polegadas de tela Full HD, processador Snapdragon 625 de oito nícleos e 2.0 GHz, 2 GB de RAM e 32 GB de memória interna. A câmera traseira é de 12 MP e tem abertura de f/1.7, além de um sistema chamado Dual Autofocus Pixels que registra detalhes na imagem mais rapidamente.

Assim como o Moto G5 "normal", o Moto G5 Plus também tem 5 MP na câmera frontal, enquanto a bateria é de 3.000 mAh. O modelo chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 1.499. Ambos os smartphones vêm equipados com Android 7.0 Nougat de fábrica, embora, desta vez, a interface do sistema não seja tão pura quanto nas gerações anteriores, contando com algumas pequenas e notáveis modificações.

O leitor de impressões digitais inaugurado no Moto G4 Plus volta no Moto G5 e também no G5 Plus. Dessa vez, o sensor é arredondado e tem mais funções além de desbloquear o celular: é possível utilizar gestos como botões de navegação, substituindo os que ficam fixos na tela.
Via Olhar Digital UOL

MEC amplia prazo de pré-seleção do Fies.

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período de pré-seleção da lista de espera do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O prazo se encerraria na sexta-feira (3), mas foi estendido para o dia 17 de março. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União.

Os estudantes interessados devem monitorar o site do programa para checar a divulgação do resultado. Caso apareça como pré-selecionado, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e efetivar a inscrição em cinco dias úteis, a partir da data de divulgação do resultado no sistema.

No ato da inscrição, o candidato deve escolher a instituição bancária e a agência de sua preferência.

Depois de inscrito no sistema, o estudante deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de educação superior em até dez dias.

Prefeito Maurício Caetano abre Jornada Pedagógica da rede de ensino municipal de João Câmara/RN.

Prefeito Maurício Caetano na abertura da Jornada Pedagógica (Foto:Assis Silva)

Secretário de Educação do Município, Silvano Carlos.

Professores da rede de ensino do município participam de jornada pedagógica
Com o tema: “Práticas que educam: Reconstruindo o fazer pedagógico”, foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira(7) a Jornada Pedagógica da rede Municipal de Ensino de João Câmara pelo Secretário de Educação, Silvano Carlos e o prefeito Maurício Caetano Damasceno. A jornada iniciada hoje se estende até sexta-feira(10) com palestras, oficinas, mesas redondas e outras atividades.

Na sua fala ao abrir o evento, o secretário de Educação Silvano Carlos disse ser um a pessoas de desafios e acredita em um novo momento da educação do município de João Câmara a partir do empenho de cada professor e que para isso a Secretaria fará o possível para oferecer as condições que os profissionais precisam.

Já o prefeito Maurício Caetano em discurso muito aguardado pelos professores presentes, iniciou se sentido muito a vontade para falar, destacando que antes de ser prefeito, é professor, pertence a categoria, o cargo é transitório e que, depois de cumprir seu mandato, voltará a ser professor”. Com isso deixou claro que dará atenção especial a categoria, adiantando que vem cumprindo com todos os compromissos que são de direito, como o pagamento do piso, o terço de férias, dentre outros.

Por outro lado exigiu que os educadores correspondam, trabalhem com afinco, com dedicação e que mostrem resultados, pois assim ganhará o professor e a comunidade escolar como um todo. Falou de alguns projetos que pretende implantar ao longo do ano para melhorar o trabalho da educação, no sentido que esta acompanhe a era da tecnologia.

Com relação ao salário atrasado da administração passada e tão cobrado no seu governo, disseque só já não pagou porque a prefeitura não tem condições financeiras para tal, e para isso as contas da prefeitura estão abertas para qualquer professor, advogado, contador ver. Pediu a compreensão dos colegas professores e afirmou que assim que puder pagará o mês de dezembro sem comprometer a falha do mês em curso. Via Assis Silva.

Em meio à reforma da Previdência, Câmara vota projeto que cria pensão especial.

Em meio à tramitação de reforma para endurecer as regras de acesso à Previdência de funcionários públicos e privados, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pautou para esta semana a votação em plenário de projeto que cria pensão especial vitalícia de dois salários mínimos para ex-integrantes do chamado “Batalhão Suez”. Segundo cálculos de 2015 do Ministério do Planejamento, o impacto da proposta seria de R$ 134,8 milhões em 2018.

Composto por 20 contingentes do Exército Brasileiro, que reuniam cerca de 6 mil militares, o Batalhão Suez foi um grupo brasileiro enviado ao Oriente Médio em 1957 para atuar com a Força de Emergência das Nações Unidades no conflito existente entre Israel, Egito e seus vizinhos árabes ao longo do canal de Suez, região na qual permaneceram até 1967. O grupo, mais conhecido como “boinas azuis”, foi criado em novembro de 1956 por decreto do Congresso Nacional.

A pensão especial ao Batalhão foi proposta pelo senador Humberto Costa (PT-PE) em 2011. Pela proposta original, a pensão especial seria de R$ 600 e o benefício poderia ser transferido à viúva e aos filhos dos boinas azuis. No entanto, quando apreciaram o projeto em dezembro de 2014, senadores retiraram essa possibilidade de transferência da pensão e estabeleceram que o valor do benefício será de dois salários mínimos.

Pelo texto que será votado na Câmara, só poderão ter acesso à pensão especial os ex-boinas azuis que comprovem renda mensal inferior a dois salários mínimos “ou que não possua meios para prover sua subsistência e de sua família”. O benefício deve ser reajustado sempre no mês de janeiro, de acordo com a variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou do índice vigente para reajustar as aposentadorias do INSS, atualmente o próprio INPC.

Para Costa, os boinas azuis merecem o benefício, pois prestaram um “valoroso serviço militar”, que chegou a ser reconhecido em 1958 pelo governo como “serviço nacional relevante”. “Infelizmente o reconhecimento oficial limitou-se a isso. (…) Ao chegar ao Brasil, esses homens foram excluídos do Exército sem exame de junta médica e sem quarentena, mesmo tendo permanecido mais de um ano, quase todos, em uma das regiões mais violentas e endêmicas do mundo”, sustenta o petista.

O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que foi relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, avalia que a proposta não enfraquece a defesa da reforma da Previdência. Segundo ele, a estimativa do Ministério do Planejamento está baseada em dados “equivocados”. Segundo projeção dos boinas azul, em 2015, apenas 730 ex-integrantes do Batalhão estariam aptos a receber o benefício, enquanto os cálculos do Planejamento preveem 5 mil “possíveis beneficiários”.

“É um impacto financeiro irrelevante diante do Orçamento do País São homens de idade avançada, com mais de 65, 70 anos, que merecem esse reconhecimento”, afirmou o tucano. Pelos cálculos de Leite, o impacto do projeto, levando em conta o novo valor do salário mínimo de R$ 937, seria de cerca de R$ 8 bilhões por ano De acordo com o projeto, as despesas deverão ser bancadas pelo problema de “Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União”.

Caso os deputados mantenham o texto do Senado, o projeto seguirá diretamente para sanção do presidente Michel Temer, após ser aprovado no plenário da Câmara. Se houver alteração, o projeto terá de retornar para nova análise dos senadores, a quem caberá a palavra final da proposta. Via Estadão.

RN tem 22 municípios que ainda não alimentaram as informações junto ao SIOPS.

Na última quinta ­feira (2) encerrou­-se o prazo para homologação do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) do 6º bimestre/2016.

Municípios que não alimentarem o sistema deverão sofrer a penalidade de suspensão das transferências constitucionais e suspensão das transferências voluntárias.

A suspensão das transferências constitucionais (fundo de participação dos municípios) é a medida administrativa aplicada pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, em decorrência da não homologação dos dados do 6º bimestre do exercício financeiro anterior no SIOPS.

No entanto, a regularização do cadastro pode ser feita mesmo após finalizado o prazo e os recursos serão desbloqueados após essa regularização.

Veja a relação dos 22 municípios:

Afonso Bezerra
Antônio Martins
Areia Branca
Arês
Bodó
Carnaubais
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Espirito Santo
Goianinha
Jandaíra
Lagoa Salgada
Patu
Pedro Velho
São José do Campestre
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Tenente Ananias Tenente
Laurentino Cruz Triunfo Potiguar

Instituto Metrópole Digital da UFRN seleciona bolsista de Web Design.

O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seleciona até o dia 19 de março um bolsista de apoio técnico para atuar na área de Web Design da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Podem se candidatar à vaga alunos de graduação de cursos do Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Departamento de Artes (Deart) e do Instituto Metrópole Digital (IMD).

Dentre as atividades a serem desenvolvidas está a criação de logotipos, logomarcas, banners, design de websites, criação e edição de imagens, produção e finalização de ilustrações.

As inscrições acontecem por meio de formulário disponível neste link . Mais informações no edital do processo seletivo.

Câmara de João Câmara/RN aprova projeto que cria o DEMUTRAN.

A Câmara de  Vereadores de João Câmara  aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira(6) Projeto de Lei que cria o Departamento Municipal de Trânsito –DEMUTRAN, órgão que terá como objetivo planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, pedestres e animais além de promover o desenvolvimento do trânsito.

O projeto de Lei também cria a Junta Administrativa de Recursos – JARI que ficará responsável pelo julgamento de recursos e infrações, órgão ligado ao DEMUTRAN que ficará responsável pelo julgamento de recursos interposto contra penalidades impostas pelo município e matéria de trânsito.

Agora o projeto vai para sanção do prefeito Maurício Caetano que colocará em prática no sentido de melhorar o transito principalmente no centro da cidade, onde há maior índice de insatisfação da população.

Mais de 2 horas diárias de rede social faz mal à saúde, diz estudo.

Você passa o dia todo navegando nas redes sociais? Talvez seja hora de parar ou, pelo menos, diminuir. De acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira no periódico científico American Journal of Preventive Medicine, acessar redes sociais como Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram por mais de duas horas por dia dobra a probabilidade de alguém se sentir isolado.

“É importante estudar isso, porque há uma epidemia de problemas mentais e de isolamento social entre jovens adultos. Somos criaturas sociais, mas a vida moderna tende a nos isolar em vez de nos aproximar. Apesar das redes sociais aparentemente criarem oportunidades de socialização, o estudo aponta que elas não têm o efeito que esperamos.”, afirmou Brian Primack, coautor do estudo e pesquisador da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores entrevistaram cerca de 2.000 pessoas com idade entre 19 e 32 anos quanto a seu uso de redes como Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat e Tumblr. Os resultados mostraram que, apesar dessas ferramentas terem a grande vantagem de nos deixar mais próximos de amigos e familiares, quanto mais tempo uma pessoa fica online nessas redes sociais, menos tempo ela tem para interações no mundo real.

E, embora não saibam o que veio primeiro, “o uso de redes sociais ou a sensação de isolamento social”, a navegação por essas redes pode despertar sentimentos de exclusão, como inveja, quando você vê, por exemplo, fotos de amigos se divertindo em eventos para os quais não foi convidado.

“É possível que jovens adultos que se sentiam isolados socialmente recorreram às redes sociais. Mas pode ser que o uso cada vez mais intenso de mídia social levou eles a se sentirem isolados do mundo real.”, diz Elizabeth Miller, coautora do estudo. Via Veja.

Sebrae entrega o Prêmio MPE Brasil na próxima quinta-feira.

O Sebrae no Rio Grande do Norte vai reconhecer as empresas potiguares que apostaram em gestão e qualidade para se destacar nas atividades que desenvolvem e ganhar em competitividade com a etapa estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil, ciclo 2016. A solenidade de entrega dos troféus às empresas vencedoras será realizada na próxima quinta-feira (9), durante um café da manhã, às 8h, no salão de eventos da Instituição, em Natal.

O Prêmio MPE Brasil é uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau e visa reconhecer o desempenho de empresários, donos de microempresas e empresas de pequeno porte, que adotaram uma gestão inovadora, criaram um diferencial para competir no mercado e estão obtendo bons resultados.

Homem mais feio de Uganda casou-se duas vezes e possui 8 filhos.

Godfrey Baguma, 47 anos, possui uma doença rara que deformou todo o seu rosto e o levou a usar muletas para se locomover. Ele ganhava a vida como sapateiro e fazendo aparições em público para ganhar uns trocados. Então ganhou um concurso de “O homem mais feio de Uganda” e as coisas melhoraram muito em sua vida.
Em um país sem nenhum apoio para tratamento médico do governo, com pessoas preconceituosas, Godfrey é um exemplo de superação. Ao invés de se esconder do mundo e aguardar suar morte sem lutar, ele reagiu e usou de sua deformidade para enriquecer. Após ganhar o concurso ele decidiu realizar seu sonho de ser cantor. Godfrey já não queria só mostrar sua deformidade. Queria mostrar suas qualidades também. E conseguiu. Gravou alguns álbuns e vídeo-clips com músicas de seu país usando o nome artístico de “Sebabi” (que significa ‘o mais feio de todos’), e fez bastante sucesso. Em sua vida pessoal enfrentou muitas decepções.
Casou-se e tiveram 2 filhos, mas sua esposa aparentemente o queria somente por seu dinheiro e acabou traindo-lhe. Separaram-se e ele conheceu Kate Namanda ‚20 anos mais nova que ele e muito bonita. Kate foi apresentada a ele por sua tia que fazia parte de seu grupo musical. Ficaram juntos por 4 anos e ele só foi conhecer a família dela quando Kate engravidou.

Ele tinha medo que a família dela não aceitasse a união dos dois.
 
No 6º mês de gravidez, Kate o deixou, mas retornou dois meses depois. Eles então formalizaram a união oferecendo uma festa enorme, parando sua cidade natal, Kyazanga– distrito de Lwengo de Uganda. Cada convidado pagou 4.000 xilins ugandenses para assistir ao casamento. Esta é uma linda história de superação. Uma pessoa que tinha tudo para fracassar, venceu. Venceu e realizou seus sonhos. Valeu Sebabi. Continue sendo grandioso e divulgando seu exemplo ao mundo. Via FOCOELHO.

Progesp e DAS da UFRN promovem campanha contra discriminação.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promovem, entre os dias 08 e 10 de março, ações em alusão a campanha mundial #zerodiscriminação, realizada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

A campanha tem como objetivo a promoção de uma sociedade sem estigmas e empenhada em proporcionar o respeito ao próximo e aos direitos humanos, além de combater qualquer coisa que impeça o direito a uma vida plena, digna e produtiva - não importando sua origem, orientação sexual, identidade de gênero, idade, sorologia para o HIV, raça e etnia.

Na UFRN, a DAS irá realizar uma série de atividades para mobilizar a comunidade acadêmica para a proposta da campanha. São conversas e orientações sobre os mais diversos tipos de preconceitos que existem na sociedade, serviços em saúde, além de eventos culturais, como peças de teatro e apresentações musicais.

As atividades acontecem no Restaurante Universitário, no dia 08, das 11h às 14h; na Escola de Ciências e Tecnologia, dia 09, das 10h às 17h; e no Centro de Convivência, no dia 10, das 10h às 17h. Todos os interessados podem participar.

TRT-RN: Faculdade é condenada por assédio moral a funcionária.

Uma indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil, determinada pela 6ª Vara do Trabalho de Natal contra a Sociedade Educacional Carvalho Gomes Ltda (Faculdade Maurício de Nassau) foi mantida, por unanimidade, pela Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).

A autora da ação alegava que era constantemente agredida verbalmente pela sua chefe imediata, a coordenadora do setor comercial, que a chamava de “ladra” e “cafetina”, além de ser tratada com gritos, xingamentos e humilhações perante empregados e clientes.

Na defesa, a Faculdade negou o assédio moral, destacando inclusive que a coordenadora do setor comercial sequer era funcionária e que, portanto, a empresa não deveria responder pelos atos que ela praticou.

Aos 64 anos, Mario Gomes vende sanduba na praia: 'Fazendo uma experiência' .




Mário Gomes já foi um dos maiores galãs da televisão. Foram mais de 30 novelas, incluindo sucessos como “Gabriela”, “Guerra dos sexos” e “Vereda tropical”. Prestes a completar 65 anos, e enquanto não volta a gravar a terceira temporada de “Magnífica 70”, do canal HBO, o ator está vendendo hambúrguer e batata frita numa praia da Zona Sul da cidade.

“Estou fazendo uma experiência. Me preparando para investir em food truck”, conta ele, que tem batido ponto no local durante os fins de semana, na companhia do filho, João, de 10 anos, que ainda dá canja ao violão.

Mário Gomes ainda não consolidou a clientela. “Fico bebendo minha cachaça e vendo esse visual da praia”, diz ele, que ainda está alugando a casa onde mora, nas redondezas, para festas e eventos.

O ator conta que mandou fazer sua própria carrocinha, mas que a carreira de ator não acabou. “Agora vou ser professor, darei um curso no Polo de Cinema e Vídeo de como ter seu próprio canal de televisão”, afirma ele, que ainda faz um trabalho voluntário no Retiro dos Artistas, após ter criado uma horta com os moradores de lá: “Recebi até ligação de Fernanda Montenegro me parabenizando”. Via G1.

87% de mulheres sem instrução já tiveram gravidez.

Apesar de ser um direito das mulheres conquistado após anos de luta, e fortemente recomendado por diversas sociedades médicas ao redor do mundo, o planejamento familiar e o conhecimento sobre métodos contraceptivos parecem não atingir os 68% dos brasileiros que constituem as classes C, D e E, de acordo com estudo Critério Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas e Pesquisas. Isso é o que indicam também dados encontrados no estudo Nascer no Brasil (Fiocruz) e na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS-IBGE).

A PNS afirma ainda que 87% de mulheres sem instrução ou com ensino fundamental incompleto já tiveram uma gravidez. Essa porcentagem, quando comparada aos 56,4% de mulheres com ensino superior completo que ainda não engravidaram, evidencia a influência do nível de escolaridade na taxa de fecundidade, além da importância da educação sexual no ambiente escolar.

“Diferentemente do que se pensava há alguns anos, a presença da educação sexual no ambiente escolar não incentiva a prática de relações precocemente, muito pelo contrário. Ao discutir o assunto em sala de aula, os alunos muitas vezes esclarecem pontos que não se sentem à vontade para abordar com a família e passam a compreender melhor seus corpos, a fase em que se encontram e suas vontades individuais, evitando sucumbir às pressões impostas pelos colegas e cometer erros como se esquecer da camisinha, por exemplo”, destaca Dr. Afonso Nazário, ginecologista e Professor Livre-Docente do Departamento de Ginecologia da UNIFESP.

Evidenciando a relevância do conhecimento na promoção de escolhas conscientes relacionadas ao planejamento familiar, o estudo apontou ainda que apenas 46,4% de mulheres sem instrução ou com ensino fundamental incompleto utilizam algum método contraceptivo, enquanto que a porcentagem de mulheres com ensino superior completo que utilizam algum método chega a 69,7%.

“Mesmo na idade adulta as mulheres precisam receber informações e conhecimento sobre os métodos disponíveis e qual a melhor escolha para cada uma. Com os adolescentes a educação previne uma gravidez precoce e abandono da escola, enquanto que para as mulheres adultas, após os 20 anos, esse conhecimento possibilita o planejamento tanto familiar quanto econômico”, ressalta Nazário. Via PnoAR.

Muro é concluído e barreira de contêineres é retirada de Alcaçuz.

O muro de blocos de concreto para separar duas facções dentro da penitenciária de Alcaçuz foi concluído e, ontem segunda-feira (6), e os contêineres que faziam a divisão começaram a ser retirada. A barreira tinha sido montada após rebeliões registradas em janeiro, que deixaram pelo menos 26 mortos no presídio.

Pós em Psicobiologia da UFRN inicia ciclo de palestras e qualificações.

O Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, do Centro de Biociências (CB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), iniciou nesta segunda-feira, 6, o ciclo anual de palestras e qualificações de mestrado do programa. As qualificações estão ocorrendo das 9h às 14h na sala de aula do programa, no Departamento de Fisiologia, e as palestras às 15h30, no auditório do Museu de Ciências Morfológicas.

Sabrina Bronzatto, mestranda em Psicobiologia, foi a primeira a apresentar seu projeto intitulado Meditação e Interações Sociais, onde mostrou a importância de estudar a meditação e a contribuição de seu projeto para o meio acadêmico e posteriormente para a sociedade. Logo após, Angélica Moura trouxe o papel das redes sociais na vida cotidiana. O projeto é intitulado Redes Sociais: diferenças entre gerações.

O ciclo de palestras e qualificações vai até sexta-feira, dia 10 de março. Toda a programação pode ser encontrada no site do CB ou através do telefone 3215-3409.

segunda-feira, março 06, 2017

UFRN promove testagem rápida de HIV e sífilis para servidores da Facisa.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Programa de Aconselhamento e Saúde (PAS), realizam, no próximo dia 14 de março, mais uma campanha de Testagem Rápida de HIV e Sífilis.
 
Esta edição da campanha é direcionada exclusivamente para os servidores do campus de Santa Cruz da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa). O objetivo é prevenir o diagnóstico tardio de HIV e sífilis. O trabalho é coordenado pela psicóloga Angélica Gil, da DAS.

A Testagem acontece nas dependências da Facisa e não é necessário agendar o atendimento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3291-2411.

SINTE/RN:Professores e Funcionários aprovaram em assembleia uma contra proposta,referente ao salário de dezembro 2016 e enviam ao prefeito Maurício Caetano.

Com Imagens: Blog do Jasão

Senac abre inscrições para palestras gratuitas do mês de março.

O Sistema Fecomércio RN, através do Senac, promove de 07 a 10 de março mais um ciclo de palestras e workshops gratuitos. Este mês, a ação contempla as cidades de Natal (Alecrim, Centro, Barreira Roxa, Zona Norte e Zona Sul), Mossoró, Assú e Caicó.

Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente de forma presencial, nas unidades onde ocorrem as palestras. Ao todo, são 15 palestras nas áreas de Beleza, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócios, Informática e Saúde.

Todos os participantes receberão certificados. Outras informações estão disponíveis no telefone: (84) 4005-1000.

Confira a programação completa:
07/03/2017
19h às 21h: A Formação Continuada do Profissional de Enfermagem: Importância e Possibilidades (Mossoró)
19h às 21h: Oratória: Dicas de como falar bem (Centro)
19h às 21h: O Profissional Concierge no Mercado de Trabalho (Barreira Roxa)
08/03/2017
7h30 às 9h30: Tratamento Digital de Imagens usando o Photoshop (Alecrim)
19h às 21h: A Qualificação Profissional para o Guia de Turismo em Excursão Nacional (Barreira Roxa)
19h às 21h: Estratégias de vendas para vencer na crise (Mossoró)
09/03/2017
13h30 às 15h30: 3D com Illustrator (Alecrim)
19h às 21h: A facilidade em fazer tabelas, cálculos e gráficos no Microsoft Excel (Zona Sul)
19h às 21h: Turismo Cultural: orientações e elaboração de roteiros turísticos (Barreira Roxa)
19h às 21h: Workshop: Automaquiagem (Mossoró)
10/03/2017
13h30 às 15h30: Primeiros Passos – Revit Arquitetura (Alecrim)
19h às 21h: A informática como diferencial no mercado de trabalho (Zona Norte)
19h às 21h: O Profissional em Estética (Assú)
19h às 21h: O Técnico em Enfermagem e seus espaços de Atuação (Caicó)
19h às 21h: Humanização nos serviços de saúde (Mossoró)

Prefeita Suely recepciona servidores aprovados no processo seletivo 2017,

A Prefeita Municipal Suely Fonseca Bezerra de Lima recebeu na manhã desta segunda-feira(6) na sede provisória da Prefeitura de Jardim de Angicos aprovados no processo seletivo 2017. São aprovados das áreas da Saúde, Assistência e Agricultura.Como já ocorrido em outras ocasiões, a prefeita acolhe os aprovados dando-lhes as boas vindas e abrindo um diálogo sobre o trabalho que estes irão desempenhar junto a Prefeitura.

De forma descontraída, arrancando aplausos e risos espontâneos do público, a Prefeita, juntamente com todo seu secretariado deram as boas vindas aos profissionais, convidando individualmente cada novo servidor para realizar apresentação pessoal.

O objetivo do evento foi recepcionar e ampliar positivamente a integração dos profissionais que atuarão em várias áreas a fim de fortalecer e expandir a importância do trabalho em equipe, motivo pelo qual dinamiza o acesso humanizado à população. Mesmo com muitos compromissos, a prefeita Suely fez questão de prestigiar todo o evento, em seu pronunciamento, a prefeita enfatizou a relevância do papel desempenhado pelos novos servidores. “É um dia de muita alegria está recebendo vocês. Eu acredito que são profissionais que estão chegando para somar, ainda mais, o trabalho de servir ao próximo, fazendo a melhor parte”, declara.

Vanessa Pimentel da Silva, aprovada como enfermeira do ESF, declarou que pensava que o processo seletivo seria carta marcada, mas surpreendeu-se quando viu o seu nome na lista dos selecionados. Já Pedro Rafael Ribeiro Gomes, aprovado como Psicólogo da Assistência Social, disse que iria dar o seu melhor, faria o que fosse possível para ajudar a comunidade e por fim agradeceu pelo acolhimento.