sexta-feira, janeiro 19, 2018

Câmara Baixa dos EUA aprova financiamento para evitar fechamento do governo

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) aprovou nessa quinta-feira proposta para manter o governo financiado até o dia 16 de fevereiro e evitar, dessa forma, um fechamento parcial do Executivo, cujos fundos expiram hoje (19), à meia-noite.Com 230 votos a favor (entre eles, seis democratas) e 197 contra (11 republicanos incluídos), a Câmara Baixa desbloqueou alguns fundos que agora necessitam da autorização do Senado.

Os democratas, que contam com 49 dos 100 assentos no Senado, só precisam de 41 votos para bloquear hoje a proposta orçamentária republicana.

Embora alguns democratas apoiem a aprovação das contas, fontes da Câmara Alta afirmaram à Agencia EFE que contam com votos suficientes para forçar um fechamento parcial do governo.

Os democratas pretendem que, ao lado dos orçamentos, se aprove uma de suas principais demandas legislativas: a solução legal definitiva para os 800 mil jovens sem documentação, conhecidos como "sonhadores", que estão ameaçados de deportação.

As negociações sobre o acordo de imigração, que quase ocorreu na semana passada, ficaram mais uma vez complicadas após reunião com o presidente Donald Trump, aumentando a tensão entre democratas e republicanos.
 
Se o Congresso não chegar a um acordo nas próximas 24 horas, ocorrerá no aniversário de posse de Donald Trump o primeiro fechamento parcial do governo desde 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário