segunda-feira, março 19, 2018

ABC ‘varre’ Estadual depois de 18 anos

Depois de quase duas décadas, 18 anos para ser mais exato, o Campeonato Potiguar voltou a ter uma equipe sendo campeã “direta”, após conquistar os dois turnos da competição. O ABC é o responsável pelos feitos em 2000 e em 2018, marca alcançada neste sábado (17) ao vencer o Força e Luz, no Frasqueirão.

De 2000 para cá muita coisa mudou no Potiguarzão. Por exemplo, o vice-campeão daquele ano foi o São Gonçalo. O Touro, como era conhecido, fez sua última participação no Estadual em 2009. No ano seguinte, decidiu não disputar a competição.

Os regulamentos também foram diversificados. De 2005 a 2007, o campeonato foi disputado em turno único. Desta forma, não haveria como um time “varrer” o Estadual. Em 2002, o primeiro turno sequer teve a presença de ABC e América. A dupla disputava a Copa do Nordeste no início da temporada.


Na trave 
Em alguns anos, três times estiveram perto de conquistar os dois turnos, mas sucumbiram na etapa final e, pior, ainda perderam o título de campeão do RN. O primeiro caso foi o do São Gonçalo, em 2003. Naquele ano, o Touro foi campeão do primeiro turno e chegou à decisão do segundo. No entanto, foi superado pelo América na decisão do segundo e na final do Estadual também ficou sem a taça.

Uma década depois, em 2012, caso semelhante aconteceu com o ABC. Depois de vencer o 1º turno, o Alvinegro enfrentou o América na semifinal do 2º e foi eliminado. O confronto só ocorreu porque o time abecedista venceu o ASSU e ajudou o rival a alcançar a classificação às semifinais.

A frustração abecedista foi ainda maior já que o Alvirrubro venceu o segundo turno e ainda foi campeão estadual em cima do ABC, em pleno estádio Frasqueirão.

Contudo, o feitiço virou contra o feiticeiro em 2013, ano seguinte. O América, que havia faturado o turno inicial, decidiu o segundo com o Potiguar e foi derrotado. De quebra, os mossoroense venceram a decisão e chegaram ao bicampeonato do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário