sábado, março 17, 2018

Brasileiro de 15 anos consegue o seu 2º top10 na Paralimpíada de Inverno

Atleta mais novo dos Jogos Paralímpicos de PyeongChang, o brasileiro Cristian Ribera voltou a impressionar neste sábado. Depois de conseguir um histórico sexto lugar no esqui cross-country 15km sentado, ele voltou a conquistar um top10 para o Brasil, dessa vez na prova dos 7,5km sentado da mesma modalidade. Com o tempo de 23min41s6, o rondoniense de apenas 15 anos terminou em nono. O ouro foi para o sul-coreano Sin Eui Hyun, com 22min28s4. Completaram o pódio Daniel Cnossen, dos Estados Unidos (22min33s7), e Maksym Yarovyi, da Ucrânia (22min39s9). 

Ao todo, 34 atletas participaram da prova. Ao deixar a área de competição, Cristian foi bastante festejado por membros da comissão técnica brasileira e jornalistas estrangeiros. O rondoniense encerra a sua participação nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang, neste sábado, quando compete no revezamento misto 4 x 2,5km do esqui cross-country ao lado da compatriota Aline Rocha. A prova está marcada para começar às 22h30 (de Brasília).

Cristian manteve-se no top5 na maior parte da prova. Quando cruzou a linha de chegada, o brasileiro chegou a ocupar momentaneamente a terceira colocação, uma vez que os competidores largam individualmente, separados por poucos segundos. 

Cristian nasceu com artrogripose, doença congênita das articulações das extremidades. Por conta disso, o adolescente já passou por 21 cirurgias nas pernas - a última delas há quatro anos - para ter uma melhor qualidade de vida.

O menino começou a praticar esportes com quatro anos de idade. Suas primeiras experiências no mundo paralímpico foram no atletismo e na natação. O esqui cross-country surgiu como consequência do gosto pelo skate, maior hobby do atleta quando não está competindo.

Sua estreia no sit ski foi em 2015. Em dezembro do ano passado, Cristian competiu oficialmente pela primeira vez e, em fevereiro deste ano, na etapa da Copa do Mundo de Vuokatti, na Finlândia, ele alcançou a melhor pontuação no esqui cross-country já registrada por brasileiros até a Paralimpíada de PyeongChang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário